» Autoconhecimento » O que é autocuidado?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 04/02/2021 Ã s: 18:22 | Atualizado: 09-02-24 Ã s: 18:12
Autocuidado é o cuidado que temos conosco, e isso inclui todas as áreas da vida. É uma maneira de você olhar para si mesmo com mais amor, ternura e compaixão. É você ter zelo pela própria vida, pois acredita no seu valor como pessoa e no seu lugar no mundo.
Cada vez mais estamos falando sobre a importância do autocuidado, e isso não é nenhum clichê, ou modinha, afinal é como diz aquela velha frase que sempre estamos repetindo. “Se você não cuida de si mesmo, quem irá cuidar”?
Seu corpo, suas emoções fazem parte de você, compõe a sua essência. Se você não se dedicar a se conhecer melhor e a cuidar e zelar pela sua própria vida, acredite, ninguém o fará por você.
O autocuidado deve estar em tudo o que fazemos com o intuito de promover a nossa qualidade de vida, e nesse processo é preciso autonomia e autocompaixão.
Uma das maneiras que você pode descobrir se de fato pratica o autocuidado, é parar para refletir. Às vezes somos engolidos pela correria do cotidiano, e não paramos para pensar e muito menos para perceber, ou melhor dizendo, nos perceber.
As preocupações, os problemas que precisamos enfrentar no dia-a-dia, a atenção que precisamos dar às pessoas que amamos e que convivem conosco, os imprevistos no trabalho, e tantas outras coisas que surgem no decorrer da nossa jornada, podem sim, nos tirar um pouco a visão de nós mesmos.
Então, a melhor maneira de você saber se realmente pratica o autocuidado, é olhar para todas as áreas da sua vida e perceber se de fato você tem dado atenção ao que é realmente importante para você.
Sobre autocuidado
Aquela sensação de que em algum lugar você se perdeu no caminho, mas que por algum motivo você não consegue descobrir em que ponto foi que você se perdeu?
Eu já me senti assim, acredito que em algum momento você também, ou quem sabe está se sentindo assim nesse momento.
Quero que saiba que tais sentimentos podem sim, ocorrer e para sairmos desse lugar, precisamos parar um pouco para refletir sobre o que está se passando conosco.
É hora de “tirar” um pouco o nosso olhar das coisas ao nosso redor e olhar para dentro de nós, para descobrirmos o que de fato estamos precisando.
Dar uma atenção maior a seus sentimentos e emoções também é uma maneira de praticar o autocuidado.
Sobre autocuidado
A prática do autocuidado requer autopercepção, mas porquê?
Falo da autopercepção no sentido da pessoa ter uma percepção de si mesma, da maneira como você se percebe, conhece seus limites, sabe lidar com eles, entende sua maneira de ser e de se comportar.Â
Quando temos maior consciência dos nossos sentimentos, comportamentos e reações, ou seja, a maneira como costumamos reagir diante de determinadas situações, passamos a tomar decisões melhores, e caminhamos rumo ao que faz sentido para as nossas vidas. E quando isso acontece é sinal que estamos nos despertando para a necessidade do autocuidado.
Compreende que o autocuidado é um processo, uma jornada para toda a vida?
Percebe que para praticar o autocuidado, precisamos entender quais são nossas reais necessidades, o que realmente almejamos? Isso faz algum sentido para você?
Ser consciente das suas reais necessidades, não basta. É preciso ação, e digo mais, uma ação diária.
Muitas vezes, sabemos exatamente do que precisamos e quais decisões precisamos tomar, mas por algum motivo, não fazemos o que de fato precisa ser feito.
Seja por medo, insegurança ou talvez por não saber por onde começar. Isso pode acontecer, e é justamente aà que entra a necessidade de conhecer mais sobre si mesma (autoconhecimento).
O autocuidado vai te ajudar a não somente a se conhecer melhor, mas te despertar para uma vida que faça sentido para você.
Sobre autocuidado
Bom, talvez seja essa a parte mais difÃcil, mas acredito que apenas pareça ser mais difÃcil.
Digo isso porque temos o costume de olhar para o todo, para à s várias e muitas situações que nos cercam, e quando olhamos para o “todo” a tendência é nos paralisarmos. Então, sugiro que você comece praticando duas coisas que vão te despertar para o autocuidado e que considero essenciais. É sobre elas que quero falar com você agora.
Sobre autocuidado
Convido você a adotar essa prática de autocuidado. É um convite a sair um pouco do piloto automático e se perceber um pouco mais.
O que você de fato deseja e necessita nesse momento? O que você pode fazer para alcançá-lo? Quais mudanças seriam necessárias? Você está disposta a fazer tais mudanças?
A autorreflexão te fará mais consciente da sua própria vida e do caminho que você deseja trilhar, por que não incluÃ-la na sua rotina diária de autocuidado?
Outra atitude de extrema importância e que não pode faltar na nossa rotina de autocuidado é a autocompaixão.
Autocompaixão como muitos podem vir a pensar, não tem nada a ver com ter dó de si mesmo e viver a se lamentar, pelo contrário, é ter atitudes de respeito, bondade e carinho para consigo mesma.
É compreender que nem sempre daremos conta de tudo e não se julgar eternamente por isso.
É ter consciência do que está acontecendo com você, desenvolvendo uma maior percepção dos seus sentimentos e pensamentos, principalmente aqueles que são desagradáveis, e não se julgar por ter tais pensamentos.
Lembre-se, pensamentos vem e vão e eles não são você, não determinam quem você é. Entender isso irá te ajudar a lidar melhor com os pensamentos e sentimentos “negativos”.
Sobre autocuidado
A atitude de autocuidado não significa que iremos a partir de agora só se importar conosco, com nossas necessidades, metas de vida, etc. Não é isso! Aliás, isso é individualismo.
O autocuidado significa que você também está incluÃda nesse processo de cuidados que favorecem o seu bem-estar.
Portanto, te convido a olhar para si mesma com carinho e a começar a colocar em prática tudo o que você precisa para ter uma vida que faça sentido para você .
E lembre-se: Cuidar de si mesma, também é uma maneira de cuidar do outro.
Sou psicóloga clÃnica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difÃceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2024 -