» Pais e filhos » Sete maneiras de controlar a raiva infantil

Sete maneiras de controlar a raiva infantil

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 14/11/2020 às: 10:31   |   Atualizado: 24-05-23 às: 20:21

 

raiva

A raiva é uma emoção comum que as crianças costumam expressar de diversas maneiras. Há crianças que ficam contrariadas, outras teimosas, podendo até mesmo a bater em alguém ou agredir verbalmente. Por outro lado,  existem crianças que podem reagir de forma diferente, ficando emburradas, no canto delas, não querendo conversa com ninguém.

No entanto, é importante entender que a raiva é uma emoção natural e geralmente saudável, tornando-se um problema quando é expressa de maneira excessiva a ponto de se perder o equilíbrio emocional.

Se você convive com crianças, certamente já presenciou os pequenos  explodirem de raiva por algum motivo, quando menos se espera eles se transformam e é chute para todo lado, gritos e choro.

Como isso acontece? A raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração contra alguém, ou algo.

Por que isso acontece? Acontece justamente porque a criança ainda não dá conta de lidar com esse emaranhado de sentimentos.

A criança quando nasce, ainda não está com o seu cérebro todo desenvolvido, portanto, para aprender a lidar com situações de raiva, frustração, tristeza e tantos outros sentimentos, ela irá precisar de um adulto que a ajude nesse processo.

Como lidar com a raiva?

Geralmente os pais ficam perdidos e sem saber o que fazer diante de um acesso de raiva da criança. Bater? Não bater? Colocar de castigo? Tentar acalmar a criança? Esperar que ela se acalme ?

Para melhor ajudar os pais, listamos sete maneiras de ajudar a criança a lidar com a raiva.

 

*Acolha os sentimentos de raiva da criança;

 

Acolher é uma maneira de dizer que se importa, que se preocupa. É demonstrar empatia. Dizer que compreende aquele sentimento porque você como adulto também já passou e passa pela mesma experiência.

Quando as crianças percebem que seus sentimentos são validados, que os pais se importam, e se sentem amadas e acolhidas, tendem a se acalmar.

O acolhimento é o ninho de proteção que a criança necessita para aprender a equilibrar suas emoções.

 

*Dê espaço para que a criança expresse seus sentimentos de raiva

 

Às vezes nossa primeira reação diante de um comportamento explosivo da criança é que ela cesse com esse comportamento imediatamente. Nossa visão muitas vezes dessa raiva que sai da criança das mais diversas formas é um comportamento ruim, e  deve ser eliminado.

Quando não abrimos espaço para que a criança expresse seu desconforto, perdemos uma rica oportunidade de ensinar-lhe competências que lhe serão úteis durante todo seu processo de desenvolvimento.

Dar espaço para que a criança expresse sua raiva é um caminho para fazê-la melhor compreender seus sentimentos e expressá-los e maneira equilibrada.

 

*Procure acalmar a criança;

 

Há várias maneiras que podemos usar para acalmar a criança. Podemos acalmá-la com um abraço, se ela estiver aberta para isso. Pode acontecer da criança não querer o abraço naquele momento, então é melhor se afastar e esperar que ela fique mais calma.

Podemos também dizer palavras de acolhimento: você está chateado, tudo bem se sentir assim, às vezes eu também me sinto assim.

 

*Peça a criança que descreva o ocorrido;

 

Quando a criança se acalmar peça a ela que lhe conte o que aconteceu,você pode ajudá-la fazendo-lhe perguntas curtas como: O que aconteceu? Percebi que você está com muita raiva.

Por exemplo, ao perguntar a criança sobre o que aconteceu, ela pode responder que está com raiva porque o coleguinha da escola quebrou o brinquedo dela, ou os pais haviam prometido que a levariam na sorveteria no caminho de volta para casa,e não cumpriram com o que havia prometido.

Assim você abre mais uma vez espaço para que ela descreva o ocorrido, e você tenha mais chances de orientá-la.

Sobre a raiva

*Ajude a criança a entender o sentimento de raiva

 

Podemos ensinar a criança de onde vem o sentimento de raiva, explicando a ela que esse sentimento vem justamente quando não conseguimos fazer o que queríamos, ou quando alguém faz algo que não concordamos   ou até mesmo quando nos sentimos desrespeitados, e que isso pode acontecer com qualquer pessoa.

Não é errado expressar nossos sentimentos, assim como não é errado sentir raiva, mas que podemos encontrar outras maneiras de fazer isso.

 

*Ajude-a a encontrar soluções;

 

Após acolhermos a criança e abrirmos espaço para que ela expresse e compreenda seus sentimentos, podemos então  deixar que ela mesma construa suas alternativas, e o mais lindo de tudo isso é que  elas realmente constroem, e acabam encontrando  suas próprias soluções. “Mamãe, será que  podemos marcar outro dia para irmos à sorveteria?”, “Papai, você me ajuda a consertar aquele brinquedo que quebrou?”

“Já não estou mais com raiva do meu amiguinho, será que posso convidá-lo para brincar comigo?”

Podemos também ensinar a criança pequenos recursos quando o sentimento de raiva vier, como, por exemplo, respirar fundo, ou contar até dez antes de agir.

 

*Explique a criança que toda experiência pode se tornar em  aprendizado.

 

Ás vezes a criança pode se sentir triste ou culpada por ter se comportado de uma maneira não muito legal.

Os pais podem aproveitar o momento para explicá-la que às vezes precisamos passar por uma situação para depois aprender.

Podemos dizer a essa criança que ela ainda não tinha recursos para saber como deveria agir, mas agora sabe, e toda vez que isso acontecer, ou seja,quando o desconforto vier, a tristeza, ela pode perceber isso dentro dela e comunicar esse sentimento, além de decidir como deve agir.

Ensinar a criança a lidar com sentimentos de raiva também é uma maneira de dar-lhe recursos para desenvolver sua autonomia emocional, pois a criança aos poucos vai percebendo e tendo uma maior consciência do que se passa no seu interior.

 
Lembre-se:! As crianças aprendem e podem desenvolver recursos que as ajudarão a enfrentar pequenos desafios no seu cotidiano, isso inclui aprender também a lidar melhor com suas emoções e sentimentos de raiva.
 
 
Referência de imagem: https://br.freepik.com/
 

2 COMENTÁRIOS

  1. Cris disse:

    Aprender a lidar com o sentimento de raiva é importante em qualquer fase da vida! Gostei muito do artigo, em especial quando disse:”As crianças aprendem e podem desenvolver recursos que as ajudarão a enfrentar pequenos desafios no seu cotidiano..”

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -