» Pais e filhos » Psicoterapia infantil : Qual a importância da famÃlia nesse processo?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 16/08/2020 Ã s: 20:33 | Atualizado: 22-09-20 Ã s: 9:11
A participação da famÃlia no processo de Psicoterapia infantil é extremamente importante. É impossÃvel trabalhar a criança sem compreender o funcionamento da famÃlia.
Gostaria que você parasse um momento e olhasse para o seu corpo. Isso mesmo! Olhe para o seu corpo. Comece a observar
as partes do seu corpo.
Suas mãos tão importantes, seus pés que o levam a tantos lugares, seus olhos, sua boca com a qual você se expressa.
Suponha que você está com uma dor na perna. Tem como você isolar essa dor, ou quando sua perna dói, você diz,ah, é só minha perna doendo? Ou na verdade todo o seu corpo de certa forma sente essa dor?
Não dá para separar não é mesmo? Se um membro do seu corpo não está bem, você como um todo também não está , afinal de contas, faz parte do seu corpo.
O que é a famÃlia? Não é um conjunto de membros ligados fisicamente e emocionalmente? Tem algum membro mais importante do que o outro? Certamente não! Alguém pode ignorar quando um dos seus membros não está bem?
Para as pessoas que compreendem o valor da famÃlia podemos dizer que isso é impossÃvel! Assim é a criança. Não é correto dizer que a criança é o problema.
Essa criança está inserida em uma famÃlia,, portanto, as dores dela é de toda famÃlia. Ela é membro de um corpo que é a famÃlia. Se a criança não está bem, então a famÃlia não está.
Costumo utilizar a metáfora do corpo aos pais quando quero frisar à importância da participação dos pais no processo de psicoterapia infantil.
Usar metáforas pode ser um recurso interessante para que os pais sintam de forma mais intensa a real importância e significado deles durante o processo de tratamento da criança.
Pode ser que determinado problema que a criança esteja passando esteja relacionado a algum problema que a famÃlia pode estar enfrentando como um divórcio, problemas financeiros ou até mesmo uma crise conjugal.
Pode ser também que o problema da criança não tenha nada a ver com a famÃlia, porém, a famÃlia não sabe como agir diante de determinado problema, por isso, o psicólogo infantil poderá vir a propor algumas sessões para orientar esses pais, para que eles possam ajudar da melhor maneira possÃvel à criança nesse processo.
Estudos comprovam que pais que estão completamente envolvidos com os filhos durante o processo terapêutico, têm mais possibilidades de ter um resultado positivo.
Em seu livro inteligência emocional, a arte de educar nossos filhos, Daniel Coleman, um psicólogo estudioso da relação pais e filhos, mostra em seu livro que na verdade é uma pesquisa a importância dos pais serem coo-terapeutas dos seus filhos e mostram os resultados positivos de quando os pais estão comprometidos com na educação dos seus filhos.
Ele descobriu em suas pesquisas observando a relação entre pais e filhos que quanto mais os pais são participativos na vida dos filhos mais essas crianças eram bem sucedidas em várias áreas da vida.
Portanto, um bom profissional sempre levará em conta a importância da famÃlia e certamente incluÃra a mesma no processo de terapia infantil, para que os resultados sejam alcançados.
Sou psicóloga clÃnica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difÃceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2024 -