» Pais e filhos » Psicoterapia infantil : Qual a importância da família nesse processo?

Psicoterapia infantil : Qual a importância da família nesse processo?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 16/08/2020 às: 20:33   |   Atualizado: 22-09-20 às: 9:11

A participação da família no processo de Psicoterapia infantil é extremamente importante. É impossível trabalhar a criança sem compreender o funcionamento da família.

psicoterapia infantil

Gostaria  que você parasse um momento e olhasse para o seu corpo. Isso mesmo! Olhe para o seu corpo. Comece a observar

as partes do seu corpo.

Suas mãos tão importantes, seus pés que o levam a tantos lugares, seus olhos, sua boca com a qual você se expressa.

Suponha que você está com uma dor na perna. Tem como você isolar essa dor, ou quando sua perna dói, você diz,ah, é só minha perna doendo? Ou na verdade todo o seu corpo de certa forma sente essa dor?

Não dá para separar não é mesmo? Se um membro do seu corpo não está bem, você como um todo também não está , afinal de contas, faz parte do seu corpo.

O que é a família? Não é um conjunto de membros ligados fisicamente e emocionalmente? Tem algum membro mais importante do que o outro? Certamente não! Alguém pode ignorar quando um dos seus membros não está bem?

Para as pessoas que compreendem o valor da família podemos dizer que isso é impossível! Assim é a criança. Não é correto dizer que a criança é o problema.

Essa criança está inserida em uma família,, portanto, as dores dela é de toda família. Ela é membro de um corpo que é a família. Se a criança não está bem, então a família não está.

 

 Para trabalhar a criança dentro de um processo de terapia infantil, precisamos compreender o funcionamento da família.

 

Costumo utilizar a metáfora do corpo aos pais quando quero frisar à importância da participação dos pais no processo de psicoterapia infantil.

Usar metáforas pode ser um recurso interessante para que os pais sintam de forma mais intensa a real importância e significado deles durante o processo de tratamento da criança.

Pode ser que determinado problema que a criança esteja passando esteja relacionado a algum problema que a família pode estar enfrentando como um divórcio, problemas financeiros ou até mesmo uma crise conjugal.

Pode ser também que o problema da criança não tenha nada a ver com a família, porém, a família não sabe como agir diante de determinado problema, por isso, o psicólogo infantil poderá vir a propor algumas sessões para orientar esses pais, para que eles possam ajudar da melhor maneira possível à criança nesse processo.

Em um processo de psicoterapia infantil é fundamental a participação da família.

 

Estudos comprovam que pais que estão completamente envolvidos com os filhos durante o processo terapêutico, têm mais possibilidades de ter um resultado positivo.

Em seu livro inteligência emocional, a arte de educar nossos filhos, Daniel Coleman, um psicólogo estudioso da relação pais e filhos, mostra em seu livro que na verdade é uma pesquisa a importância dos pais serem coo-terapeutas dos seus filhos e mostram os resultados positivos de quando os pais estão comprometidos com na educação dos seus filhos.

Ele descobriu em suas pesquisas observando a relação entre pais e filhos que quanto mais os pais são participativos na vida dos filhos mais essas crianças eram bem sucedidas em várias áreas da vida.

Portanto, um bom profissional sempre levará em conta a importância  da família e certamente incluíra a mesma no processo de terapia infantil, para que os resultados sejam alcançados.

 

 

Veja também:

Como funciona a psicoterapia infantil?

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -