» Autoconhecimento » Valores: Um Guia para vida

Valores: Um Guia para vida

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 07/10/2023 às: 22:19   |   Atualizado: 23-12-23 às: 0:43

valores

Em um mundo onde muitos correm atrás de metas e realizações, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) nos convida a uma conversa sincera sobre algo importante: a diferença entre correr atrás de objetivos e viver conforme aquilo que realmente importa para nós, nossos valores.

Imagine a vida como uma corrida, todo mundo buscando marcos e conquistas. A ACT sugere uma pausa nessa corrida agitada. Não para nos fazer parar completamente, mas para mudar o foco. É como se nos dissesse: “Ei, e se a verdadeira mágica não estiver apenas em alcançar metas, mas em viver de acordo com aquilo que é realmente importante para nós?”

Então, vamos explorar juntos essa ideia. Vamos ver como escolher viver de acordo com nossos valores pessoais não só muda a forma como encaramos a vida, mas também se torna a base para construir uma confiança sólida e melhorar constantemente em tudo o que fazemos. É como se nossos valores fossem a bússola que nos guia, em vez de simplesmente focar nos destinos que todos estão perseguindo.

Vamos começar essa jornada de autoconhecimento , onde as metas não são o único foco, mas sim viver de uma maneira que faça sentido para cada um de nós. Vamos descobrir como essa escolha pode não apenas mudar nossa visão da vida, mas também nos ajudar a construir uma confiança genuína e a melhorar de verdade, não só na busca por objetivos, mas em cada passo do caminho.

Metas e Valores: Dois caminhos distintos

As metas, esses destinos específicos que buscamos alcançar, são como faróis que iluminam o horizonte, guiando-nos em direção a conquistas profissionais, projetos concluídos e objetivos de saúde atingidos. Contudo, é nos valores que encontramos a bússola que norteia nossa jornada. Enquanto as metas representam os pontos a atingir, os valores são os princípios fundamentais que definem o “como” queremos viver.

Imagine-se em uma trilha rumo ao topo de uma montanha, a meta sendo alcançar o cume. No entanto, os valores seriam como os valores morais que orientam cada passo, seja apreciando a jornada, auxiliando outros caminhantes ou respeitando o meio ambiente. Dessa maneira, percebemos que a beleza está na jornada, onde viver alinhado com nossos valores não só nos leva em direção às metas, mas também enriquece a experiência, tornando cada passo mais autêntico e significativo.

 O Papel dos valores no desenvolvimento da autoconfiança

Se considerarmos nossos valores como tijolos, ações alinhadas com esses valores tornam-se alicerces sólidos para a construção da confiança. Quando estabelecemos metas que refletem esses valores, estamos, na verdade, construindo histórias sobre essa base. Cada passo em direção a essas metas é mais do que uma conquista isolada; é uma expressão autêntica de quem somos e do que consideramos valioso.

Pense na honestidade como um valor central. Cada vez que agimos com honestidade, seja no trabalho, entre amigos ou em situações cotidianas, estamos fortalecendo a base da nossa confiança. Ao estabelecer metas alinhadas com a honestidade, essas metas se tornam uma extensão natural do que já praticamos, consolidando ainda mais essa base.

Dessa forma, a confiança deixa de ser um resultado distante e se transforma em algo intrínseco ao nosso modo de viver. Viver autenticamente torna-se a cola que mantém os tijolos dos nossos valores juntos, criando não apenas um abrigo, mas um refúgio de confiança dentro de nós.

Motivação sustentável: A inspiração dos valores

Enquanto as metas frequentemente oferecem uma fonte temporária de inspiração, os valores atuam como uma fonte constante e sustentável de motivação. Comprometer-se a viver de acordo com esses valores proporciona uma inspiração que transcende os altos e baixos das metas específicas.

Enquanto as metas podem perder seu brilho diante de desafios ou demoras nos resultados, os valores permanecem inabaláveis. Se a autenticidade é um valor central, cada passo dado em direção a essa autenticidade é uma fonte inesgotável de motivação. Mesmo quando as metas parecem distantes, a inspiração proveniente do compromisso com a autenticidade persiste, impulsionando-nos a persistir e a manter nosso curso.

Assim, ao abraçar e viver de acordo com esses valores fundamentais, estamos investindo em uma fonte de motivação sustentável, uma chama interna que ilumina nosso caminho mesmo quando as luzes das metas específicas vacilam.

Vivendo de acordo com nossos valores: Uma jornada satisfatória

A vida, vista como uma estrada longa e sinuosa, apresenta metas ao longo do percurso. Contudo, os valores são como o combustível que alimenta nossa jornada, tornando-a significativa e rica. A beleza de viver alinhado com nossos valores está na oportunidade contínua de viver autenticamente enquanto perseguimos nossas metas.

Ao viver dessa maneira, a satisfação não está atrelada apenas ao alcance das metas finais, mas é uma constante ao longo da jornada. Cada momento se torna uma oportunidade de expressar nossos valores, criando uma narrativa rica e autêntica em cada capítulo da nossa vida.

Essa abordagem também nos conecta ao presente de maneira profunda. Enquanto perseguimos nossas metas, podemos nos perder no futuro. Viver de acordo com nossos valores traz a atenção de volta ao agora, ao momento presente, onde podemos encontrar uma satisfação contínua ao alinhar nossas ações com aquilo que é mais importante para nós.

 Satisfação contínua: Mesmo sem alcançar metas específicas

Metas específicas são como ilhas distantes no oceano da vida. Planejamos alcançá-las, mas muitas vezes, os ventos inesperados nos desviam do curso. Ao viver alinhado com nossos valores, mesmo quando a chegada àquela ilha específica se torna incerta, a jornada em si se torna a própria recompensa.

Enquanto perseguimos metas, é comum encontrar obstáculos imprevistos. Pode ser que circunstâncias além do nosso controle tornem a realização de metas específicas mais difícil do que antecipamos. No entanto, ao viver alinhado com nossos valores, a satisfação contínua advinda dos valores é como um farol que brilha independentemente da visibilidade da ilha.

Cada escolha que fazemos com base nos nossos valores é um passo sólido, não apenas na direção das metas, mas na construção de uma vida que tem significado e propósito. Ao abraçar essa perspectiva, a satisfação não é adiada até o alcance das metas; ela é encontrada a cada passo autêntico ao longo da jornada.

 Uma vida rica em significado

A Terapia de Aceitação e Compromisso nos convida a repensar nossa abordagem à vida. O verdadeiro tesouro não está apenas nas metas conquistadas, mas na autenticidade de viver de acordo com nossos valores. Ao adotarmos essa perspectiva, desenvolvemos não apenas confiança e motivação sustentável, mas também uma satisfação contínua, presente em cada passo autêntico que damos.

Comprometamo-nos não apenas com metas ambiciosas, mas também com a autenticidade de viver de acordo com nossos valores a cada passo do caminho. Nessa jornada, descobrimos que, independentemente do destino final, a verdadeira riqueza reside na capacidade de viver uma vida rica em significado. Cada escolha alinhada com nossos valores é um tijolo na construção dessa vida significativa, e a jornada em si é o palco onde essa riqueza interior se desdobra. Celebremos não apenas os picos conquistados, mas cada momento onde escolhemos viver de acordo com o que realmente importa.

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -