» Autoconhecimento » Cinco maneiras de lidar com a insegurança

Cinco maneiras de lidar com a insegurança

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 24/07/2021 às: 12:17   |   Atualizado: 29-10-23 às: 20:49

Insegurança

Insegurança é um sentimento muito comum que pode nos impedir de alcançar nossos objetivos e sonhos. Muitas vezes, deixamos de fazer algo por medo de não ser bom o suficiente. Mas como lidar com a insegurança? Uma das formas é através do autocuidado. Identificar as áreas em que a insegurança está presente em nossas vidas é uma excelente maneira de  cuidar de nós mesmas,  aumentar a autoconfiança e reduzir a paralisação.

A seguir, apresentaremos algumas maneiras de praticar o autocuidado que irão te ajudar a lidar com a insegurança de maneira eficaz.

Cinco maneiras de lidar com a insegurança

Para melhor lidar com a insegurança precisamos ter atitudes, e para ajudá-la a como melhor lidar com a insegurança, separamos Cinco atitudes que podem lhe ajudar nesse processo de se tornar uma mulher um pouco mais segura a cada dia.

Identifique em que áreas da sua vida a insegurança está presente

Não basta sabermos que somos inseguras; é preciso olhar para nós mesmas e identificar em que áreas da nossa vida a insegurança está presente e que pode estar nos  causando prejuízos. Quando prestamos atenção em nossa maneira de ser, se comportar e relacionar,  temos melhores condições de trabalhar em comportamentos específicos.

Por outro lado, se generalizamos nossa insegurança e a levamos para todas as áreas da vida, corremos o risco de nos perder completamente e não conseguirmos identificar as áreas específicas que precisam ser trabalhadas.

Não caia no pensamento de que somos inseguras em todas as áreas da vida. Algumas coisas, por menores que sejam, fazemos com segurança, talvez você não percebido isso.

Observe seus pensamentos e crenças

Nós temos o costume de dar muito crédito aos nossos pensamentos, e na maioria das vezes os temos como verdades absolutas. Se tenho um pensamento como “Sou um fracasso”, logo acredito nesse pensamento. Quando isso acontece, dizemos que estamos colados a esse pensamento.

É importante entender que pensamentos não passam de histórias que nossa mente nos conta. Podemos ou não dar crédito a eles, mas o mais importante sobre a questão dos pensamentos é que eles não têm poder em si mesmos para nos fazer algum mal. Tornamo-nos seus prisioneiros quando os obedecemos, quando permitimos ser arrastados por eles.

Talvez, neste momento, você esteja se perguntando: ok. Já entendi essa parte de que os pensamentos são apenas palavras, histórias que a mente nos conta e que nós ficamos facilmente presos a eles, o que é muito prejudicial, mas como desvincular-se de tais pensamentos?

A primeira coisa a se fazer é estar consciente desses pensamentos. Observá-los. Essa atitude aumenta nossa autoconsciência e nos tira do piloto automático. A segunda coisa é se perguntar: Esse pensamento me ajuda a ser uma pessoa melhor para mim, para minha família, para minha comunidade? Esse pensamento me coloca na direção das coisas que são importantes para mim? Se sim, posso dar atenção a esse pensamento, pois pode ser útil, caso contrário, por que você perderia seu tempo dando ouvidos a ele?

Outro fator importante a ser levado em consideração é que você não é o seu pensamento. Nossa mente nos conta muitas histórias, e muitas delas nem mesmo são reais, porém, independentemente de um pensamento ser verdadeiro ou não, lembre-se de que você tem a escolha de dar ou não ouvidos a eles.

Comprometa-se com o seu desenvolvimento

Para trabalharmos as nossas inseguranças depois de identificá-las, precisamos nos comprometer com o nosso processo de desenvolvimento. Se queremos crescer, aprender novas habilidades, nos capacitarmos cada vez mais, não existe outro caminho, e é justamente aqui que muitas pessoas desistem.

Falar de comprometimento, envolvimento é falar de aprendizado, e muitas vezes, esses processos vêm com alguns desconfortos. Seja você querendo aprender a lidar melhor com sua ansiedade, a aprender a dizer não, a ser um melhor orador, um melhor pai ou uma mãe mais amável, você vai ter que lidar com pensamentos e emoções difíceis. Isso significa que você vai enfrentar desafios e, se não estiver disposto e comprometido com as mudanças que deseja para sua vida, tem grandes chances de ficar pelo caminho.

Portanto, comece desde já a mudar o seu olhar e veja os desafios como oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Não desista dos seus objetivos de se tornar uma mulher mais confiante

Quando enfrentamos momentos de insegurança, é natural que nos sintamos desmotivadas e até mesmo tentadas a desistir de nossos objetivos. Porém, é importante lembrar que para alcançarmos nossos sonhos, precisamos de comportamentos específicos, como responsabilidade, dedicação, paciência, persistência e compromisso.

Vencer as barreiras da insegurança pode parecer assustador no início, mas é importante não deixar que esse sentimento nos paralise. É preciso dar um passo de cada vez, superar nossos medos e seguir em frente. Cada pequena vitória é uma conquista importante e nos aproxima cada vez mais dos nossos objetivos. Então, mantenha o foco, seja perseverante e confie  que você é capaz de aprender e superar obstáculos.

Aprenda a celebrar cada conquista

Celebrar cada conquista, por menor que seja, é uma maneira importante de aumentar a autoconfiança e a gratidão. Fazer isso pode parecer um hábito simples, mas é uma prática poderosa para ajudar a lembrar que cada pequena vitória é um passo importante em direção aos seus objetivos e sonhos. A gratidão por essas pequenas conquistas pode criar um ciclo positivo de autoconfiança e motivação para continuar avançando.

Portanto, é fundamental compreender que a insegurança não precisa ser um obstáculo intransponível em nossa jornada. Lembre-se de que identificar as áreas em que ela se faz presente é uma maneira de praticar o autocuidado. Assim, podemos diminuir seus efeitos e aumentar nossa autoconfiança. Celebrar cada conquista, cuidar da mente e do corpo, aprender a lidar com pensamentos negativos e agir com consciência são algumas das estratégias que podem nos ajudar nesse processo. Com perseverança e determinação, é possível lidar com a insegurança e alcançar nossos objetivos e sonhos.

 

Referência de imagem:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/pessoas’>Pessoas foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com</a>

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -