Psicóloga Adriana Fernandes » Pais e filhos » Como desenvolver a autoconfiança do meu filho?
Como desenvolver a autoconfiança do meu filho?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 23/08/2019 Ã s: 17:25 | Atualizado: 16-10-20 Ã s: 18:33
Autoconfiança é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança.
Quanto mais uma pessoa compreende o seu valor e reconhece suas capacidades, maior será sua autoestima e autoconfiança.
Ser confiante está relacionado a capacidade da criança em lidar com desafios, fazer amizades, explorar ambientes novos, entre outros.
Quanto mais uma criança confia em si mesma, maior facilidade encontrará de expressar suas opiniões, fazer escolhas seguras, superar obstáculos e desenvolver suas habilidades sociais.
Os pais, são os modelos em que as crianças costumam se espelhar. Por isso, é extremamente importante que os pais criem condições para que a criança desenvolva a sua autoconfiança.
Quando a criança tem a liberdade de brincar, expressar seus sentimentos, ou seja, ser quem ela é, mais amada ela se sente, e portanto mais autoconfiante.
A autoconfiança da criança vem da confiança que ela tem nos pais, e na certeza de que é amada independente do seu comportamento.
Por que a superproteção é tão perigosa? justamente porque ela passa uma mensagem para as crianças de que as mesmas não são capazes, o que pode diminuir com o passar dos anos a sua autoconfiança.
Crianças superprotegidas podem se tornar crianças frágeis, que tem medo de ousar, de experimentar novos desafios.
*https://quais-as-consequencias-da-superprotecao/
Não existe um momento especial ou uma situação “oportuna” para desenvolver a a autoconfiança da criança.
É no dia a dia que os pais e cuidadores devem estimular a autonomia dos pequenos. Seja em casa ajudando nas tarefas do lar, aprendendo a amarrar o cadarço do sapato ou brincando no parque.
Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento. É preciso respeitar isso. Não é porque a criança completou certa idade
que ela já está pronta para realizar determinadas tarefas, ou já tem maturidade suficiente para assumir certas responsabilidades.
O processo da autonomia precisa ser desenvolvido a cada dia respeitando os limites da criança.
O brincar vai além de uma atividade lúdica. É parte fundamental do desenvolvimento da criança.
Seja brincando no parque com os amigos, montando castelos de areia na praia, brincando de queimada, ou até mesmo de casinha. Ali elas estão aprendendo sobre regras sociais, estão desenvolvendo sua autoestima e autoconfiança.
O brincar trabalha a criatividade, a interação com outras crianças e o desenvolvimento da empatia.
Quando você faz as atividades que seu filho já dá conta de fazer sem seu auxÃlio você está prejudicando o desenvolvimento da autoconfiança do seu pequeno.
Ele já dá conta de comer sozinho? Deixe que ele o faça mesmo que se lambuze um pouco. Sei que nessa fase é complicado ver os pequenos se lambuzando e espalhando comida pra todo lado, porém, é importante que os pais tenham paciência nessa fase, pois é primordial no desenvolvimento da independência e autoconfiança do seu filho.
Correr, subir escadas, jogar bola, andar a cavalo, andar de patins, skate, entre outras.
Atividades motoras que ajudam e muito a trabalhar a autoconfiança nos pequenos.
É importante que os pais desenvolvam uma escuta empática para que a criança se sinta à vontade em expressar seus sentimentos.
Quanto mais os pais dão espaço para os filhos expressarem seus sentimentos, mais próximos eles se sentem dos pais.
O desenvolvimento da autoconfiança também vem da certeza que a criança sente ao saber que é acolhida pelos pais.
* https://adrianafernandes.com.br/2020/07/03/como-lidar-com-os-comportamentos-de-birra-do-meu-filho/
É preciso evitar aos rótulos. A criança é o que acreditamos que ela seja. Há rótulos que podem destruir a autoestima e autoconfiança de uma criança.
Permita que a criança realize atividades . O processo da autonomia começa com pequenas coisas, como por exemplo, guardar os brinquedos ao final das brincadeiras, comer sozinho, amarrar o cadarço do sapato.
A autonomia leva a autoconfiança. Se uma criança é bem sucedida no que realiza, pode vir a se sentir mais estimulada a repetir determinada atividade.
*https://adrianafernandes.com.br/2020/07/28/como-estimular-a-autonomia-das-criancas/
A criança precisa ter a segurança e a certeza de que tem o amor dos pais independente do seu comportamento. Os comportamentos da criança precisam ser corrigidos sem que coloquemos sua autoestima e autoconfiança em risco.
Uma das grandes oportunidades que podemos oferecer a criança é incentivando-a explorar novos ambientes.
Muitas crianças se sentem inseguras diante de determinadas situações, e acabam recuando diante de um obstáculo.
Essa também é uma grande oportunidade para desenvolver sua autoconfiança e lhe ensinar sobre perseverança.
As regras servem como orientação para a criança e os limites são as linhas de proteção. Quando são estabelecidos de forma clara e constante na vida da criança, abrimos espaço para que a criança desenvolva sua autoconfiança.
1- Facilidade em expressar opinião;
2- Autonomia;
3- Maior confiança em si mesmo;
4- Determinação;
5- Aumento da autoestima;
6- Maior capacidade de superar obstáculos;
7- Habilidades sociais mais desenvolvidas.
Permitir que as crianças aprendam a ter mais confiança em si mesmas é dar a elas a oportunidade de se tornarem adultos mais confiantes s e com maiores condições de fazerem escolhas mais assertivas , se sentirem mais seguras ao tomar decisões com maior clareza,e discriminar situações que lhe sejam favoráveis das que não são.
autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil Autonomia; independência balanço; criança; brincar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento infantil desenvolvimento pessoal desobediência dos filhos educar; regras; limites;famÃlia; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;famÃlia; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilÃbrio emocional FamÃlia filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;famÃlia Psicoterapia infantil; famÃlia; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes