» Pais e filhos » Como desenvolver a autoconfiança do meu filho?

Como desenvolver a autoconfiança do meu filho?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 23/08/2019 às: 17:25   |   Atualizado: 24-05-23 às: 17:45

Autoconfiança

Autoconfiança é fundamental para o desenvolvimento físico, social e emocional de uma criança. Você já parou para perceber o quanto é importante que a criança tenha confiança em suas habilidades e compreenda o seu próprio valor?

A autoconfiança está relacionada à capacidade que a criança adquiri para enfrentar desafios, fazer amizades e explorar novos ambientes. Quanto mais uma criança se sente confiante, mais facilidade encontrará de expressar suas opiniões, fazer escolhas com mais segurança, superar os obstáculos que surgem no decorrer da vida, bem como desenvolver suas habilidades sociais.

Os pais são os primeiros modelos em que a  criança irá se espelhar, portanto, é muito importante que os mesmos criem condições para que seus pequenos possam desenvolver a autoconfiança.

Quando a criança tem a liberdade para brincar, expressar seus sentimentos, ser ela mesma, a tendência é se sentir amada, respeitada e consequentemente mais confiante.

Separamos doze maneiras que você pode ajudar seus filho a desenvolver a autoconfiança. Confira:

Superproteção não combina com autoconfiança:

Quando você superprotege seu filho, está transmitindo a ele a mensagem de que o mesmo não é capaz, o que pode prejudicar sua autoestima e autoconfiança ao longo do seu desenvolvimento. Permita que a criança enfrente  desafios e experimente coisas novas, mas sempre esteja pronto para dar o suporte necessário.

Estimular a autonomia fortalece a autoconfiança:

Não tenha receio de estimular a autonomia nas atividades  cotidianas. É importante entender que não existe um momento especial para desenvolver a autoconfiança do seu filho, a mesma deve ser estimulada no dia a dia da criança, portanto, incentive seu filho a participar das tarefas domésticas, como por exemplo, alimentar o bichinho de estimação, guardar os brinquedos, aprender a amarrar o cadarço do sapato, entre outros.

Respeitar as etapas do desenvolvimento ajuda no processo de autoconfiança:

É preciso entender que cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento e aprendizado, portanto é muito importante que o adulto respeite isso. Não exija dela algo que esteja muito além das suas capacidades.

 

É responsabilidade do adulto criar um ambiente seguro :

O adulto deve proporcionar a criança um ambiente seguro para que a mesma possa se envolver em atividades lúdicas, interagir com outras crianças e assim, poder desenvolver suas habilidades sociais.

Permita que a criança realize pequenas atividades:

Deixe que seu filho faça coisas que ele já é capaz de fazer sem ajuda de um adulto, como comer sozinho, por exemplo. Essa independência é essencial para o desenvolvimento da autoconfiança.

Não deixe de estimular as atividades motoras:

Atividades como correr, jogar bola, andar de bicicleta entre outras, são ótimas oportunidades para fortalecer a autoconfiança da criança.

Ensine-o a expressar seus sentimentos:

 

  1. Incentive a expressão de sentimentos: Desenvolva uma escuta empática para que seu filho se sinta à vontade para expressar seus sentimentos. Isso fortalece a confiança e a proximidade entre pais e filhos.

  2. Evite rótulos: Não rotule seu filho, pois isso pode prejudicar sua autoestima e autoconfiança. Acredite no potencial dele e incentive seu crescimento.

  3. Ensine a autonomia: Permita que a criança realize atividades por conta própria, mesmo que sejam tarefas simples, como guardar os brinquedos. A autonomia contribui para a autoconfiança.

  4. Demonstre amor incondicional: A criança precisa sentir que é amada independentemente de seu comportamento. Corrija seus comportamentos sem colocar em risco sua autoestima.

Ajude seu filho a se tornar mais autoconfiante. Incentive-o a enfrentar os desafios, expressar suas opiniões e superar os obstáculos que surgem no caminho.

Envolva-se completamente no desenvolvimento do seu filho e ajude-o a se tornar um adulto confiante e preparado para enfrentar os desafios da vida.

O futuro começa agora.

 
 

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -