» Autoconhecimento » Amor-próprio: Como cultivá-lo?

Amor-próprio: Como cultivá-lo?

O amor-próprio é o pilar para o autoconhecimento, autoestima e autoconfiança.

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 11/06/2022 às: 9:31   |   Atualizado: 09-03-23 às: 18:51

amor-próprio

Cultivar o amor-próprio é uma jornada de autocuidado para a vida toda. Além de desenvolver  nossa autoestima e autoconfiança, amplia o nosso autoconhecimento.
Entender como cultivar o amor-próprio pode mudar a maneira como você se relaciona consigo mesmo e com as outras pessoas.

 O que é o amor-próprio?

Como o próprio nome já nos sugere, O amor-próprio é o amor que oferecemos a nós mesmos.
Não sei se você já parou para perceber, mas esse tema tem sido muito falado ultimamente. Pode até parecer clichê, mas cultivar o amor-próprio é tão importante quanto oferecer amor a outras pessoas.

Falando em oferecer amor, já parou para pensar no quanto temos facilidade em oferecer o nosso cuidado, nossa atenção e compreensão ao outro, porém quando se trata de fazermos o mesmo por nós encontramos dificuldade?

A  questão é que nos esquecemos de um importante detalhe. É somente quando aprendemos a cuidar de nós, a respeitar nossos limites, a nos tratarmos com mais carinho e gentileza, é que poderemos oferecer ao outro um amor de qualidade, ou seja, um amor que se  respeita e que também leva em consideração os desejos, anseios e necessidades do outro.

Portanto, para construirmos relacionamentos mais saudáveis, por exemplo, precisamos aprender a nos amar primeiro. E não pense você que tal atitude seja uma questão de egoísmo, pelo contrário, se amar é um ato de amor, cuidado, respeito e responsabilidade para com você e para com o outro.

 

Qual a importância de cultivar o amor em nós?

 

Quando aprendemos a cultivar o amor-próprio, ampliamos o nosso autoconhecimento, ou seja, aprendemos mais sobre nós.
Descobrimos mais sobre nossa maneira de ser e de se relacionar conosco e com outras pessoas, além de fortalecer nossa autoestima, autoconfiança, despertando em nós o autocuidado.
Portanto, desenvolver o amor-próprio não é apenas fazer coisas boas para si, é, antes de tudo, confrontar a si mesmo e reconhecer que muitas vezes as mudanças que queremos ver no outro, talvez precisa primeiramente começar em você.

 

Por que sentimos dificuldade em cultivar o amor-próprio?

 

Essa dificuldade de cultivar o amor em nós pode vir de diversas fontes, entre elas estão:

Ter vivido em um lar onde você não se sentiu amado, valorizado, protegido, ou talvez você seja uma mulher que viveu um relacionamento tóxico por muito tempo e isso deixou feridas profundas.
Há também casos de pessoas que simplesmente foram ensinadas a oferecer amor, carinho e proteção aos outros, mas nunca a si mesmas.

Questões como essa podem sim, interferir na maneira como nos vemos ou nos aceitamos como pessoas, o que pode gerar sentimentos de baixa-autoestima, dificuldade de autoaceitação, insegurança, medo, ansiedade, entre outros.

É importante saber que mesmo que você tenha vivido em um lar onde não recebeu o carinho, amor, respeito suficiente, você pode aprender a gostar mais de você, priorizar suas necessidades e fazer escolhas com mais segurança.

 

Em que áreas da sua vida você percebe que o amor-próprio está ausente?

 

Refletir sobre em que áreas da nossa vida, precisamos ter uma atenção maior é extremamente importante para que mudanças possam ser feitas.
Quantas vezes reclamamos de uma determinada situação em alguma área da nossa vida, mas não paramos para refletir sobre o assunto?

Por exemplo, talvez você esteja insatisfeita com o seu relacionamento, mas ainda não parou para refletir e tentar entender o que de fato está acontecendo e o que precisa ser mudado.

Conhecer mais sobre nós, nos torna mais consciente dos nossos comportamentos, e quanto mais conscientes nos tornamos, mais facilidades temos  em promover mudanças, afinal só temos condições de mudar aquilo que conhecemos.

 

O que fazer para cultivar o amor-próprio?

 

Há várias coisas que podemos fazer para aprender a nos amar entre elas estão:

 

— Desenvolver o autoconhecimento;

 

Se você deseja realmente aprender a cultivar o amor-próprio, pratique o autoconhecimento, ou seja, conheça mais sobre você.
O autoconhecimento é extremamente importante para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, além de desenvolver sua autopercepção.

Quanto mais você se conhece, mais consciente, mais você  percebe sua maneira de ser e de relacionar, e então, pode ver em que áreas da sua vida precisam de uma atenção maior, ou que habilidades você precisa desenvolver, por exemplo.

 

-Seja sincera consigo mesma;

Ser sincera consigo mesma significa não negar sua história de vida, suas lutas. O que você está vivendo no momento. É você ser honesta com os seus processos.

É poder olhar para si mesma e dizer: Essa é minha vida. Minha história. E, a partir daí poder se acolher, se perdoar e ir em busca de mudanças significativas para sua vida. Mudanças que tenham a ver com os seus valores, com o que realmente é importante para você.

Quando não somos sinceras conosco, corremos o risco de entrarmos em uma atitude de negação, tentando muitas vezes “camuflar” ou como um termo comum usado na psicologia, se esquivar da própria vida.

O processo de mudança começa exatamente quando reconhecemos a nossa situação, ou seja, quando nos tornamos consciente dos nossos pensamentos e comportamentos.

 

 

 -Ande com pessoas que acreditam e que verdadeiramente se importam com você;

 

O amor-próprio precisa de um ambiente saudável para que possa desenvolver, portanto, tenha ao seu lado pessoas que se importam com você, que está sempre ao seu lado mesmo nos dias mais difíceis e que acreditam no seu potencial.

 

 -Aceite quem você é;

 

Algo primordial para o desenvolvimento do amor-próprio é o processo de autoaceitação. Se você não consegue se aceitar, então não pode se amar.

Por trás da dificuldade de autoaceitação geralmente está um comportamento de autocrítica muito forte.
É preciso mudar a maneira como você se vê e se trata. Se você aprendeu a se criticar pode aprender a ser mais gentil com você mesma.

 

 -Aprenda a se perdoar;

 

Algo que mina o crescimento do amor-próprio é a dificuldade de se perdoar.
Quando não somos capazes de estender o perdão a nós mesmos, é como se estivéssemos decretando a nossa própria sentença.

Há situações em que somos tão carrascos conosco que esquecemos que somos humanos e sujeitos a falhas. Perdoe-se pelos erros cometidos e decida fazer as coisas de maneira diferente.

 

Amar a si mesma: Quais os benefícios?

 

Os benefícios em cultivar o amor-próprio são vários, entre eles estão:

 

 -Aprender a priorizar suas necessidades;

-Desenvolver a autoestima;

-Ser mais gentil consigo mesma;

-Aprender a se perdoar;

-Desenvolver autoconfiança;

-Ser mais amorosa e gentil com as pessoas;

-Não se tornar uma pessoa tóxica;

-Construir relacionamentos mais saudáveis;

-Desenvolver o autoconhecimento;

-Aprender a lidar com suas emoções;

-Praticar o autocuidado.

 

 

 Por que se deve priorizar o amor-próprio?

 

 

Priorizar o amor-próprio é uma oportunidade de você conhecer mais sobre você, de aprender a cuidar da sua saúde física e emocional.
É uma maneira de  compreender melhor seus comportamentos, cuidando mais de você e se protegendo.

Quando priorizamos o amor-próprio, afirmamos o nosso valor e não abrimos mão dele por nada nesse mundo.
Portanto, Comece a partir de hoje a se conhecer melhor. Descubra pequenas coisas que podes fazer por si e que ajude no seu crescimento pessoal.

Se existe algo que você não deve abrir mão é da liberdade de ser quem você é.
Um ser humano com defeitos, mas também com muitas qualidades e que está disposto a evoluir sempre.
Uma boa maneira de você não se perder de si, é cultivando o amor-próprio.

 

 

Referência de imagem:

Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/bom-humor’>Bom humor foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com</a>

2 COMENTÁRIOS

  1. I needed to thank you for this excellent read!! I definitely loved every little bit of it. Ive got you bookmarked to check out new things you postÖ

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -