» Autoconhecimento » Cinco maneiras para desenvolver autoestima

Cinco maneiras para desenvolver autoestima

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 13/09/2021 às: 21:41   |   Atualizado: 16-04-23 às: 15:19

Uma mulher morena, jovem, usando jeans e camiseta branca olha e aponta para baixo com as duas mãos enquanto sorri, ilustra o meu artigo sobre: Cinco maneiras para desenvolver autoestima.

Se você deseja sentir-se bem consigo mesma, se valorizar, você precisa comprometer-se com a sua vida. Autoestima é uma maneira de se estimar, de se cuidar. De estar atento as suas necessidades. É ver valor em si mesma e no que realiza. É ter consciência de quem você é. É ter a convicção de que independente de suas falhas (afinal, somos humanos) você tem o seu valor.

Talvez, você que esteja começando a ler esse texto se pergunte: O que posso fazer para aumentar minha autoestima, visto que não vejo valor em mim e muito menos no que eu faço?

No decorrer desse texto você verá que autoestima está muito mais relacionada ao que você faz do que a um sentimento propriamente dito.

Para que você possa entender melhor como você pode melhorar sua autoestima, separei cinco passos importantes que podem fazer você se despertar e colocar em ação passos importantes que certamente irão influenciar sua autoestima. Vamos nessa?

 

Cinco maneiras para você desenvolver sua autoestima:

 

Para melhor desenvolver sua autoestima você precisa estar atenta a algumas questões, entre elas estão:

 

-Investir em autoconhecimento:

 

O autoconhecimento como o próprio nome diz é o conhecimento de si mesmo. É o quanto você é consciente da sua maneira de ser, de se comportar consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas à sua volta.

Quando começamos a conhecer mais sobre nós, descobrirmos nossas habilidades e também as crenças que de certa forma acaba nos paralisando e impedindo de avançarmos em determinadas áreas das nossas vidas.

 

Entre os vários benefícios do autoconhecimento estão:

 

— Maior consciência dos nossos sentimentos e comportamentos;

— identificamos em nossa vida crenças que possam estar influenciando de maneira negativa determinadas áreas da nossa vida;

— Maior consciência dos nossos medos e preocupações;

— Aprende a melhor lidar com seus sentimentos;

— Respeitar opiniões diferentes da sua;

— Valorizar suas qualidades;

— Descobrir novas habilidades.

 

-Praticar o autocuidado é fundamental para melhorar sua autoestima

 

Autocuidado é o cuidado que precisamos ter para conosco nas várias áreas da nossa vida. Seja física, mental, emocional ou até mesmo espiritual, isso contribui muito para melhorar a autoestima.

Olhar para nós mesmas com mais carinho e atenção nos ajuda a desenvolver outra habilidade que é auto-observação. Quando praticamos o autocuidado passamos a melhor nos observar e a identificar em que áreas das nossas vidas precisamos ter um cuidado maior.

 

Entre os vários benefícios de se praticar o autocuidado estão:

 

-Melhora da autoestima;

-Aumento da criatividade e produtividade;

-Melhor qualidade do sono;

-Sentir-se bem consigo mesma;

-Respeitar seus limites;

-Melhor qualidade de vida;

-Desenvolvimento da autoconfiança.

 

-Estar perto de pessoas que acreditam em seu potencial favorece sua autoestima

 

Não tem jeito. Para desenvolvermos a nossa autoestima, precisamos também estar em contato com outras pessoas, ou seja, precisamos ter em nosso círculo social e de amizades pessoas que acreditam em nosso potencial.

Quando temos pessoas que acreditam em nós, nos sentimos motivados e valorizados, portanto não negligencie a oportunidade de estar com pessoas. Isso irá enriquecer e muito sua capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal também.

 

-Seja você mesma

 

Se quer melhorar sua autoestima, você precisa se conhecer mais e aprender a gostar de si mesma. O autoconhecimento e o autocuidado serão fundamentais durante esse processo, portanto mergulhe sem receio e invista em conhecer mais sobre você. Sobre sua maneira de ser e ver o mundo.

Não perca seu tempo tentando ser uma pessoa que você não é, isso geralmente acaba não ajudando em nada.

Envolva-se e comprometa-se com o seu desenvolvimento. Deixe que as pessoas te vejam e ouçam o que você tem a dizer. Acredite, todos nós temos algo a dizer, a acrescentar. Todos nós temos o nosso valor.

 

-Comprometa-se consigo mesma

 

Se Você deseja sentir-se bem consigo mesma, se valorizar, você precisa comprometer-se com sua vida. Sim, sua vida é sua responsabilidade e você precisa cuidar muito bem dela. Entender quais são os limites que devem ou não ser ultrapassados.

Portanto, não deixe de se estimar, de cuidar de você, de acreditar no seu potencial.Porém, não se esqueça: Para melhorar sua autoestima você precisa comprometer-se consigo mesma e com as mudanças que deseja gerar em sua vida.

Beijos, e até a próxima!

 

Referências de imagem:
Mulher foto criado por benzoix – br.freepik.com

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -