» Autoconhecimento » Emoções: uma jornada de Autoconhecimento e Autocuidado

Emoções: uma jornada de Autoconhecimento e Autocuidado

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 07/04/2024 às: 9:29   |   Atualizado: 18-04-24 às: 19:56

emoções

As emoções são parte de nós e apesar de serem mensageiras isso não significa que devemos ser direcionadas por elas. Para ouvir nossas emoções é preciso desenvolver nossa percepção, e o que isso significa? Desenvolver a percepção de nossas emoções significa observar, notar e identificar. É entender o contexto dessa emoção, e assim descobrir o que elas têm a nos dizer e o quanto podem nos ensinar.

Quando passamos a conhecer mais sobre nossas emoções descobrimos maneiras de cuidar de nós mesmas e ampliar o nosso autoconhecimento. Nesse artigo veremos o quanto nossas emoções podem se tornar verdadeiras jornadas de autoconhecimento e autocuidado, nos ensinando cada vez mais sobre como podem comunicar, motivar e trazer clareza para nós mesmas e para nossos relacionamentos.

Emoções comunicam

As emoções comunicam através da nossa linguagem falada e das nossas expressões faciais e corporais. Às vezes sem usar uma única palavra podemos transmitir as pessoas o que estamos sentindo. Provavelmente você já passou por uma experiência em que preferiu ficar calada, mas sua expressão corporal ou facial acabou denunciando você. Isso já aconteceu várias vezes comigo, aliás pessoas que são muito expressivas facialmente ou corporalmente costumam passar por isso com maior frequência.

Há um lado bom e outro de pouco proveito em relação as nossas emoções. Quando estamos em um ambiente que nos acolhe e abre espaço para que possamos ser nós mesmas, fica mais leve expressarmos nossos sentimentos. Esse é o lado bom que gera autoconhecimento, enriquece nossos relacionamentos e nos ensina maneiras de cuidar de nós mesmas e dos que estão próximo de nós, porém quando não há esse espaço acolhedor, tendemos muitas vezes a disfarçar o que estamos sentindo, o que pode trazer confusão, angústia e tantas outras coisas.

É muito importante aprender a expressar nossas emoções, e mais do que tudo saber para quem expressá-las. Há momentos que será importante fazer isso, há outros, dependendo da situação, será melhor não o fazer para sua própria preservação.

Emoções nos motivam

Nossas emoções também nos impulsionam e nos ajudam a adaptar-se ao mundo em que vivemos. Elas nos motivam a tomar decisões e a agir. O medo por exemplo, nos motiva a correr e a nos proteger em situações de perigo. A raiva por sua vez, nos motiva a defender o que é nosso. A proteger o nosso território. A culpa nos motiva a reparar os danos sociais.

Como podemos ver, nossas emoções são preciosas e de grande utilidade para as nossas vidas. Elas nos despertam para o cuidado com a vida, nos deixam alertas em uma situação de perigo e nos convida a voltar nossa atenção para o que verdadeiramente importa.

Emoções trazem clareza

Nossas emoções nos despertam para o que é importante. Elas nos despertam para algo no qual precisamos ter um pouco mais de atenção. Por exemplo, o medo nos desperta para que possamos nos manter seguros e protegidos, a tristeza aponta para o acolhimento diante do luto e o amor para a importância do cuidado, da presença e da conexão.

Um caminho para vida plena

Buscar uma vida plena não significa ter uma vida perfeita e sem nenhuma espécie de problemas, isso seria impossível, mas uma vida que com todos os seus desafios faça sentido para você. Uma vida que te permita plantar e cultivar coisas que você acredita e que na medida do possível fará tudo para que aconteça, e sem dúvida, estar conectado com suas emoções pode te ajudar nesse processo. Entre os benefícios de se conectar com suas emoções estão:

Abrir espaço para nossos sentimentos difíceis:

Ao invés de tentar negar, afastar ou brigar com nossos sentimentos “negativos”, abrimos espaço para que eles venham e vão mais rapidamente. Quanto mais entramos em uma luta contra nossos sentimentos, mais eles se intensificam.

Perceber o que é realmente importante : 

Nos conectar com as nossas emoções é uma oportunidade de descobrir mais sobre nós, sobre o que realmente é significativo e vale a pena. É um caminho de autoconhecimento que nos coloca na trilha do que verdadeiramente é significativo e vale a pena investir. 

Cultivar relacionamentos mais significativos:

Nossas emoções podem nos ensinar sobre a maneira como queremos estar em um relacionamento. Sobre como desejamos cultivá-lo. Isso amplia nossa percepção e nos ajuda a perceber onde deve estar nossa atenção, o que podemos fazer de melhor e se o que estamos recebendo de volta tem o mesmo amor, carinho e dedicação.

Tomar decisões que estejam alinhadas aos nossos valores: 

É muito comum por algumas circunstâncias nos afastemos de coisas que são valiosas para nós, ou seja, dos nossos valores. Às vezes colocamos a vida no piloto automático e nem ao menos paramos para refletir. Será que temos tomado nossas decisões baseadas no que realmente importa para nós.? Será que você que lê esse texto nesse momento está tomando suas decisões baseadas no que é importante para você? Essas decisões têm deixado você mais próxima de si mesma, das coisas que lhe são significativas ou mais distante? Perguntas ampliam nosso autoconhecimento.

Emoções: uma jornada de autocuidado e autoconhecimento

Como podemos ver, nossas emoções são uma rica jornada de autoconhecimento e autocuidado. Vimos que elas exercem diversas funções e nos ajuda a ter uma melhor compreensão sobre a nossa maneira de ser, se comportar e relacionar.

Aprendemos também que quando estamos desconectados das nossas emoções fica mais difícil perceber o que se passa conosco, mas estar em um ambiente que nos incentiva e nos proporciona um lugar seguro e acolhedor para expressarmos nossos sentimentos, incentiva a sermos pessoas mais autênticas.

Em um mundo onde a maioria das vezes estamos no piloto automático parar para observar a vida, o mundo, as relações e a nós mesmas se tornou uma dádiva. Precisamos criar mais pausas, mais experiências enriquecedoras como essas.

 

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -