» Autoconhecimento » Pensamentos negativos: Como controlar?

Pensamentos negativos: Como controlar?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 14/03/2023 às: 14:19   |   Atualizado: 02-03-24 às: 21:17

PENSAMENTOS NEGATIVOS

Pensamentos “negativos” costumam tomar conta da sua mente? Você fica ruminando esses pensamentos e com isso se sente cansada, exausta e até mesmo estressada?

Já fez de tudo para deixar de pensar em tais pensamentos e quanto mais você tenta não pensar percebe que os mesmos ganham mais intensidade?

Como controlar esses pensamentos? Há como simplesmente impedi-los de invadir nossa mente? Há alguma técnica que possamos usar? Como o autocuidado pode nos ajudar a melhor lidar com nossos pensamentos? É sobre essas questões que iremos abordar nesse artigo. 

Uma das funções do seu cérebro é pensar!

Assim como cada membro do nosso corpo foi criado para exercer uma função específica, por exemplo, o coração foi criado para bombear e enviar sangue para todo o corpo, nosso pulmão foi criado para trazer oxigênio para todas as células e órgãos do corpo. No caso do cérebro, uma de suas funções é justamente pensar.

Talvez você esteja se perguntando, mas por que os pensamentos negativos aparecem? Não poderíamos  pensar somente coisas positivas?

Acontece que o nosso cérebro não evoluiu para que “sentíssemos bem” o tempo todo. Nossa mente evoluiu para nos ajudar a sobreviver em um mundo cheio de perigos.

Pensamentos negatitvos

Após cem mil anos de evolução, hoje a mente do homem moderno continua de prontidão avaliando, se protegendo. Só que agora, a preocupação não é mais com os animais ferozes. As preocupações da mente moderna são outras, a saber: medo da rejeição,  vírus mortais, doenças incuráveis, o desemprego, o constrangimento, o medo de não ser bom o suficiente, entre tantos outros.

Bom, agora que sabemos que pensar é uma das funções do cérebro e que os pensamentos negativos fazem parte do processo da evolução do próprio cérebro como meio de proteção, é hora de aprendermos como lidar com tais pensamentos, já que geralmente são os que  costumam paralisar-nos  diante da vida, nos trazendo prejuízos.

O quanto de controle temos sobre pensamentos negativos?

Antes de falar sobre como lidar com seus pensamentos negativos. Quero frisar aqui a palavra Controlar. Nós temos bastante controle sobre o nosso mundo externo não é mesmo? Se algo não nos agrada, procuramos um jeito de evita-lo, se uma ferramenta estraga, levamos logo para o concerto. Temos uma mente que está sempre criando, analisando, solucionando problemas, porém em relação ao nosso mundo interior as coisas são bem diferentes.

 

Ninguém gosta de ter pensamentos negativos, não é mesmo? E quando os mesmos aparecem, principalmente quando aparecem com uma certa frequência, nossa primeira ação é tentar a todo custo tirar esse pensamento da nossa cabeça. Acontece que ,você provavelmente já percebeu que quanto mais você luta contra um pensamento, mais ele se intensifica?

Então, para começarmos a melhor lidar com os pensamentos  precisamos entender que: 

1- Não há como impedir nosso cérebro de pensar:

Pensamos vem e vão a todo momento e não há como impedir o fluxo desses pensamentos, lembrando que uma das funções do nosso cérebro é justamente isso, pensar.

2-  Pensamentos negativos são como qualquer outro pensamento:

Assim como Você pensa no que irá fazer semana que vem, que alimento vai preparar para o jantar, que roupa você irá a um casamento, você também pensa  que  um determinado projeto pode não dar certo,  se os enfeites da festa vão agradar a todos os convidados ou se você irá conseguir passar naquele concurso. Lembre-se uma das funções do cérebro é pensar meios de nos proteger de alguma coisa.

Como controlar pensamentos negativos?

Já vimos que não há como impedir nossa mente de pensar, porém há como aprender a lidar com eles. A seguir separamos três dicas que vão lhe ajudar a melhor lidar com pensamentos negativos.

1- Identifique em que momentos os pensamentos ocorrem;

A gente vive numa correria sem fim não é mesmo? E nessa vida tão agitada, de tantos afazeres não percebemos que estamos tendo pensamentos automáticos. parar para perceber nos torna mais conscientes dos nossos pensamentos, e, assim, podemos fazer algo a respeito.

2- Pare de lutar contra os pensamentos;

Quanto mais você luta contra um pensamento, mais ele se intensifica. Ao invés de lutar apenas deixe que eles aconteçam, para que assim de forma natural possam ir embora.

3- Distancie-se do seu pensamento.

Temos a tendência de nos fundirmos com os nossos pensamentos. Acreditamos neles de maneira absoluta, porém o primeiro passo para se distanciar do pensamento é entender que nós não somos os nossos pensamentos.

Uma técnica que vai te ajudar a se distanciar de pensamentos negativos

Temos o costume de levar nossos pensamentos muito á sério. A ponto de nos fundirmos a eles como se  nós fossemos os nossos pensamentos. Acreditamos em nossos pensamentos e os temos como verdade absoluta. Acontece que pensamentos são apenas pedaços de linguagem, e como já vimos eles vem e vão a todo momento.

Fundirmos com nossos pensamentos é um grande problema porque se acreditamos de maneira absoluta no que eles  dizem sobre nós, podemos nos paralisar diante da vida, e até mesmo desenvolvermos uma depressão, problemas de autoestima, insegurança e aumento da ansiedade.

Abaixo, uma técnica da terapia de aceitação e compromisso para ajudar você a se distanciar do  pensamento negativo.

Pare um pouco e pense sobre um pensamento que está sempre presente na sua mente e que costuma perturba-lo. concentre nesse pensamento e acredite nele por alguns minutos. 

Suponha que você tem um pensamento de que você não é bom o suficiente. Sua mente vive repetindo essa frase diariamente para você, principalmente quando você tenta fazer alguma coisa, um projeto ou algo parecido. (Aqui você pode trocar por um pensamento recorrente seu) Esse é só um exemplo.
A primeira coisa que você vai fazer é tentar distanciar-se desse pensamento. Então, ao invés de você dizer: “Eu não sou bom o suficiente” experimente dizer: estou tendo um pensamento de que não sou bom o suficiente.
Agora, repita o exercício acrescentando à frase: “Percebo que estou tendo um pensamento de que…”

 Se você fizer esse exercício com mais frequência irá perceber que o mesmo lhe ajudará a se distanciar um pouco do pensamento, como se  você  tivesse dado um passo atrás e começasse a ver seu pensamento mais distante de você.

Essa técnica também te ajuda a perceber os pensamentos como eles realmente são: apenas pensamentos.
Utilizar essa frase significa que você está menos predisposto a ser atingido ou arrastado por seus pensamentos.

Como o autocuidado pode nos ajudar a melhor lidar com nossos pensamentos?

Quando cuidamos de nós mesmos, estamos cultivando uma relação positiva e compassiva com nós mesmos. Isso nos permite acolher e aceitar nossos pensamentos, em vez de lutar contra eles. A prática regular de autocuidado também ajuda a reduzir o estresse e aumentar a resiliência, o que pode ajudar a lidar melhor com pensamentos difíceis quando eles surgem.

 Como podemos ver, pensar é uma função do cérebro que está a todo tempo tentando  nos protegendo de uma ameaça. Pensamentos vem e vão a todo momento. Não conseguimos impedir que um pensamento entre,  mas podemos aprender a lidar com eles.

Referência: 

Livro:  Saia da sua mente e entre na  sua vida.

Caso queira adquirir o livro é só clicar no link abaixo?

https://amzn.to/3ldpqho

 

 

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -