» Autoconhecimento » Pensamentos negativos: Como controlar?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 14/03/2023 às: 14:19 | Atualizado: 02-03-24 às: 21:17
Pensamentos “negativos” costumam tomar conta da sua mente? Você fica ruminando esses pensamentos e com isso se sente cansada, exausta e até mesmo estressada?
Já fez de tudo para deixar de pensar em tais pensamentos e quanto mais você tenta não pensar percebe que os mesmos ganham mais intensidade?
Como controlar esses pensamentos? Há como simplesmente impedi-los de invadir nossa mente? Há alguma técnica que possamos usar? Como o autocuidado pode nos ajudar a melhor lidar com nossos pensamentos? É sobre essas questões que iremos abordar nesse artigo.
Assim como cada membro do nosso corpo foi criado para exercer uma função específica, por exemplo, o coração foi criado para bombear e enviar sangue para todo o corpo, nosso pulmão foi criado para trazer oxigênio para todas as células e órgãos do corpo. No caso do cérebro, uma de suas funções é justamente pensar.
Talvez você esteja se perguntando, mas por que os pensamentos negativos aparecem? Não poderíamos pensar somente coisas positivas?
Acontece que o nosso cérebro não evoluiu para que “sentíssemos bem” o tempo todo. Nossa mente evoluiu para nos ajudar a sobreviver em um mundo cheio de perigos.
Após cem mil anos de evolução, hoje a mente do homem moderno continua de prontidão avaliando, se protegendo. Só que agora, a preocupação não é mais com os animais ferozes. As preocupações da mente moderna são outras, a saber: medo da rejeição, vírus mortais, doenças incuráveis, o desemprego, o constrangimento, o medo de não ser bom o suficiente, entre tantos outros.
Bom, agora que sabemos que pensar é uma das funções do cérebro e que os pensamentos negativos fazem parte do processo da evolução do próprio cérebro como meio de proteção, é hora de aprendermos como lidar com tais pensamentos, já que geralmente são os que costumam paralisar-nos diante da vida, nos trazendo prejuízos.
Antes de falar sobre como lidar com seus pensamentos negativos. Quero frisar aqui a palavra Controlar. Nós temos bastante controle sobre o nosso mundo externo não é mesmo? Se algo não nos agrada, procuramos um jeito de evita-lo, se uma ferramenta estraga, levamos logo para o concerto. Temos uma mente que está sempre criando, analisando, solucionando problemas, porém em relação ao nosso mundo interior as coisas são bem diferentes.
Ninguém gosta de ter pensamentos negativos, não é mesmo? E quando os mesmos aparecem, principalmente quando aparecem com uma certa frequência, nossa primeira ação é tentar a todo custo tirar esse pensamento da nossa cabeça. Acontece que ,você provavelmente já percebeu que quanto mais você luta contra um pensamento, mais ele se intensifica?
Então, para começarmos a melhor lidar com os pensamentos precisamos entender que:
Pensamos vem e vão a todo momento e não há como impedir o fluxo desses pensamentos, lembrando que uma das funções do nosso cérebro é justamente isso, pensar.
Assim como Você pensa no que irá fazer semana que vem, que alimento vai preparar para o jantar, que roupa você irá a um casamento, você também pensa que um determinado projeto pode não dar certo, se os enfeites da festa vão agradar a todos os convidados ou se você irá conseguir passar naquele concurso. Lembre-se uma das funções do cérebro é pensar meios de nos proteger de alguma coisa.
Já vimos que não há como impedir nossa mente de pensar, porém há como aprender a lidar com eles. A seguir separamos três dicas que vão lhe ajudar a melhor lidar com pensamentos negativos.
A gente vive numa correria sem fim não é mesmo? E nessa vida tão agitada, de tantos afazeres não percebemos que estamos tendo pensamentos automáticos. parar para perceber nos torna mais conscientes dos nossos pensamentos, e, assim, podemos fazer algo a respeito.
Quanto mais você luta contra um pensamento, mais ele se intensifica. Ao invés de lutar apenas deixe que eles aconteçam, para que assim de forma natural possam ir embora.
Temos a tendência de nos fundirmos com os nossos pensamentos. Acreditamos neles de maneira absoluta, porém o primeiro passo para se distanciar do pensamento é entender que nós não somos os nossos pensamentos.
Temos o costume de levar nossos pensamentos muito á sério. A ponto de nos fundirmos a eles como se nós fossemos os nossos pensamentos. Acreditamos em nossos pensamentos e os temos como verdade absoluta. Acontece que pensamentos são apenas pedaços de linguagem, e como já vimos eles vem e vão a todo momento.
Fundirmos com nossos pensamentos é um grande problema porque se acreditamos de maneira absoluta no que eles dizem sobre nós, podemos nos paralisar diante da vida, e até mesmo desenvolvermos uma depressão, problemas de autoestima, insegurança e aumento da ansiedade.
Abaixo, uma técnica da terapia de aceitação e compromisso para ajudar você a se distanciar do pensamento negativo.
Pare um pouco e pense sobre um pensamento que está sempre presente na sua mente e que costuma perturba-lo. concentre nesse pensamento e acredite nele por alguns minutos.
Se você fizer esse exercício com mais frequência irá perceber que o mesmo lhe ajudará a se distanciar um pouco do pensamento, como se você tivesse dado um passo atrás e começasse a ver seu pensamento mais distante de você.
Quando cuidamos de nós mesmos, estamos cultivando uma relação positiva e compassiva com nós mesmos. Isso nos permite acolher e aceitar nossos pensamentos, em vez de lutar contra eles. A prática regular de autocuidado também ajuda a reduzir o estresse e aumentar a resiliência, o que pode ajudar a lidar melhor com pensamentos difíceis quando eles surgem.
Referência:
Livro: Saia da sua mente e entre na sua vida.
Caso queira adquirir o livro é só clicar no link abaixo?
Sou psicóloga clínica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2024 -