» Autoconhecimento » Sete maneiras de dizer não
Por Adriana Fernandes | Publicado: 10/11/2022 às: 20:32 | Atualizado: 30-05-24 às: 16:06
Dizer não costuma ser uma tarefa bastante complicada dependendo da situação. Nos meus atendimentos no consultório, a dificuldade em dizer não aparece com bastante frequência.
São mulheres que cuidam, protegem, ajudam, se preocupam com tudo e com todos e acabam se sobrecarregando, o que acaba gerando problemas emocionais, que com o passar do tempo podem se intensificar ainda mais.
Por que temos dificuldade em dizer não? Por trás da dificuldade em dizer não pode estar escondido um receio de não ser compreendido, o medo da rejeição, de que o outro o veja como uma pessoa egoísta, acreditar que nossas necessidades não são tão importantes assim, ou às vezes, se trata de uma falta de habilidade mesmo.
Uma maneira de estabelecer limites é aprender a dizer não, e, para isso, você precisa saber fazer uma leitura de si mesma, ou seja, você precisa se conhecer, entender o que você dá conta e o que não dá. Saber o que você tolera e o que não tolera.
O que negocia e o que não negocia por nada nesse mundo, e, então, poder se posicionar com segurança.
Aprender a dizer não é extremamente importante para o fortalecimento do amor-próprio, da autoestima e autoconfiança.
Uma questão que também pode influenciar algumas pessoas a não rejeitar um pedido, por exemplo, é que as mesmas se sentem muitas vezes na obrigação de dar uma justificativa ou uma desculpa qualquer.
Nem sempre precisamos dar uma justificativa. É natural dizer não sem ter que ficar inventando desculpas.
Abaixo, você poderá conferir alguns exemplos de como recusar um pedido sem precisar arrumar uma desculpa.
Agradeço pelo convite, mas infelizmente não vou conseguir ir.
Fico agradecida pelo convite, mas já tenho compromisso nesse dia.
No momento não posso me comprometer.
Não, eu não vou conseguir fazer isso.
Não vou poder no momento, mas posso reconsiderar no futuro.
Agradeço a confiança, mas não posso.
Acredito que isso não é o melhor para mim.
Como podemos ver dizer não costuma ser uma situação complicada, porém muito necessária.
É uma habilidade que precisa ser aprendida.
E, você tem dificuldade em dizer não?
Sou psicóloga clínica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.
Copyright © 2017-2025 -
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
Obrigada!
I like the efforts you have put in this, regards for all the great content.
Obrigada!
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
I’m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. I’m going to bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information.
Obrigada!
This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.
Obrigada!