Se amar mais não é somente ter um sentimento positivo a respeito de si. É antes de tudo ter atitudes conscientes do que você deseja para sua vida, ou seja, é ser intencional. É saber o que fazer e como fazer para se chegar a um propósito.
Você é intencional quando se trata em cultivar seu amor-próprio? Nesse artigo iremos falar sobre como ter atitudes intencionais de autocuidado para você começar a se cuidar.
Â
Cinco atitudes que te ajudarão a se amar mais
Â
Se desejamos algo para a nossa vida, mais do que desejar precisamos descobrir meios de alcança-los. Abaixo compartilho cinco atitudes que você deve ter para se amar mais e ter uma vida mais leve e com significado.
Â
Descubra mais sobre você
Â
Conhecer um pouco mais sobre você. Saber o que você gosta, o que te faz feliz, quais são seus limites, por exemplo. Se amar mais é aprender a cuidar de você. Aprender a se respeitar, se acolher nos momentos de luta e dor. É também estender o perdão a você mesma quando reconhecer que cometeu um erro.
É aprender a se tratar com mais carinho e gentileza. E você só vai saber fazer isso se investir em autoconhecimento. O autoconhecimento te ajuda a ter uma maior compreensão sobre você. Sobre sua maneira de ser e de se relacionar.
Há vários caminhos que podem te levar a conhecer mais sobre você. Que tal começar prestando atenção se você tem priorizado as coisas que lhe são importantes e se não, como pode começar a priorizar-las.
Ser autêntico é uma maneira de se amar mais
Â
Autêntico é ser sincero acima de tudo consigo mesmo. É você assumir sua história. Sua essência.
É poder dizer: essa sou eu com todas minhas qualidades e defeitos. É reconhecer que você está em um momento difÃcil e que não está conseguindo lidar com ele.
Todos nós passamos por momentos difÃceis, e na maioria das vezes tentamos negar ou esconder, porém, essa atitude apenas colabora para aumentar o nosso sofrimento.
Ser autêntico nos ensina que somos falhos, que temos nossos medos, limitações porque somos humanos e isso nos leva a sermos mais humildes, e a nos acolhermos nos momentos de luta e dor.
Quando você é sincero consigo mesmo, com os seus processos você quebra o ciclo da negação que não te deixa avançar e se coloca em um lugar de possÃveis mudanças.
Â
Esteja com pessoas que te respeitam e acreditam em você.
Â
Estar com pessoas que se preocupam conosco, que torcem pelo nosso sucesso é fundamental para que possamos desenvolver amor-próprio e termos uma vida mais leve e significativa.
Somos seres sociais, portanto precisamos de pessoas especiais ao nosso lado, pessoas que incentivam o nosso crescimento em todas as áreas da nossa vida.
Trabalhar a autoaceitação favorece o amor-próprio
Â
Se você deseja aprender a se amar mais precisa se aceitar com todos os erros e acertos. Com todas as qualidades e defeitos. Se colocar em uma posição de autocrÃtica exagerada não vai te colocar no caminho do desenvolvimento e crescimento pessoal.
É claro que se aceitar não significa que você não possa mudar algumas questões ou posturas, pelo contrário, deve estar disposto a evoluir sempre. Quando aceitamos quem somos, acolhemos nossa história e reconhecemos nossa humanidade e a necessidade de evoluir sempre.Â
Â
Pratique o perdão é muito importante para se amar mais
Â
Perdoar a si mesmo é tão necessário quanto perdoar os outros.
É curioso que muitas vezes temos facilidade de perdoar alguém, mas encontramos dificuldade ao oferecer perdão a nós mesmos.
Na maioria das vezes, nos punimos e fazemos a nós mesmos duras crÃticas quando cometemos um erro.
Oferecer perdão a nós mesmos também é uma maneira de reconhecer que somos falhos, e que sempre tem algo que precisamos aprender e aperfeiçoar. Todos nós temos.Â
Como podemos ver amar a nós mesmos é fundamental para que tenhamos uma vida mais leve e significativa.
Â
Para praticarmos o amor-próprio e o autocuidado, precisamos ser intencionais, ou seja, estarmos atentos ao que é necessário e faça sentido para nós.
O amor-próprio precisa ser cultivado todos os dias. É uma maneira respeitosa de abraçar nossa vida, nossa história, nossa humanidade, comprometendo-se sempre a cada dia a se tornar uma pessoa melhor para o mundo e para nós mesmos