» Autoconhecimento » O que é Autoconhecimento?

O que é Autoconhecimento?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 23/09/2022 às: 20:54   |   Atualizado: 08-03-23 às: 8:30

Autoconhecimento é uma palavra que nunca sai de “moda”, afinal, estamos sempre conhecendo um pouco mais sobre nós. Na verdade, conhecer a si mesmo é uma jornada infinita, pelo menos, enquanto estivermos aqui nessa terra.

Gosto de comparar o autoconhecimento como uma lanterna que joga luz nos pontos obscuros da nossa vida, ampliando assim,nossa compreensão sobre nós mesmos e a maneira com nos relacionamos com o mundo, além é claro, de nos ajudar a cultivar o autocuidado.
É nos tornarmos consciente dos nossos pensamentos/ comportamentos compreendendo melhor a nossa jornada, valorizando cada experiência vivida, cada aprendizado e conquista ao longo do caminho.

 

O autoconhecimento nos proporciona a oportunidade de tecer novos caminhos.

 

Como diz a escritora Ana Jácomo: “É impossível devolver a linha ao novelo depois que a consciência teceu novos caminhos”.
Uma vez que você se dedica a conhecer mais sobre você, percebe que simplesmente não da´mais para “ignorar” certas coisas.
Você pode até escolher não fazer as devidas mudanças, mas a partir do momento que você está consciente delas, a decisão de mudar ou não cabe somente a você.
Tecer novos caminhos significa que a medida que você vai tendo uma maior clareza de si, você tem maiores condições de criar meios para que mudanças significativas aconteçam em sua vida.

“Sem autoconhecimento não há mudança, sem mudança, não há possibilidade de conquista. Sem conquista paramos de acreditar em nós, e um coração que não acredita em si mesmo, perde a esperança, e sem esperança, perdemos o combustível essencial para continuarmos nossa jornada com significado”.

 

Como desenvolver Autoconhecimento?

 

Para que você possa conhecer mais sobre si, separamos seis atitudes que irão lhe ajudar a desenvolver melhor o seu autoconhecimento.

 

1- Praticar a autopercepção amplia seu autoconhecimento

 

Se você deseja ampliar seu autoconhecimento, pratique a autopercepção.

Autopercepção é uma habilidade que a pessoa adquiri de olhar para dentro de si e perceber suas emoções e comportamos e, a partir dessa compreensão, poder não somente aprender a lidar com suas emoções, mas usar esse conhecimento adquirido para promover mudanças significativas em sua vida.

Quando não criamos o hábito de olhar para nós e compreender nossos comportamentos, ou seja, nossa maneira de ser e de se relacionar, encontramos dificuldade de entender a nós mesmos, o que pode de certa prejudicar a qualidade dos relacionamentos que cultivamos com as outras pessoas.

Para termos uma vida cheia de significado, criativa e com mais sentido, precisamos aprender a praticar a autopercepção. Mudanças significativas podem acontecer se criarmos o hábito de olharmos mais para dentro de nós. Pode não ser a princípio algo fácil de se fazer, mas com empenho, podemos aprender.

 

2- Leia bons livros

 

Os livros são uma ótima ferramenta de autoconhecimento. Com temas específicos, os livros podem nos ajudar a fazer importantes reflexões sobre nós, a vida, ou sobre nossos relacionamentos, por exemplo.

 

3 – Veja filmes que tenham biografias interessantes

 

Quem nunca se identificou com uma história? Os filmes são boas ferramentas de autoconhecimento. Os filmes biográficos e que tenham temáticas voltado para autoconhecimento, autoestima, superação, amor-próprio são boas opções.

 

4- Ampliar sua rede de contatos também é uma maneira de adquirir autoconhecimento

 

O autoconhecimento não é adquirido apenas com nossas reflexões internas. O autoconhecimento é de origem social, ou seja, ninguém cresce e se desenvolve sozinho. Precisamos de conexão para termos uma maior compreensão sobre nós mesmos e sobre o outro, portanto, amplie sua rede de contato e tenha por perto pessoas que estimulem o seu crescimento pessoal. 

Essa troca nos enriquece como pessoas e amplia nossa visão de mundo.

 

5-  Aprenda a fazer perguntas

 

Fazer perguntas é essencial para o nosso autoconhecimento. Como estou me sentindo? O que pretendo com tal atitude? Ou perguntas que nos são feitas como, por exemplo: Por que você fez isso? Qual o motivo desse comportamento? Por que você sempre chega atrasado as reuniões? São perguntas que podem nos levar a investigar melhor nossos comportamentos, e assim, depois de uma reflexão nos levar a uma mudança de comportamento, se for o caso.

 

6 – faca terapia

 

A terapia é uma rica ferramenta, se não, a maior, uma das mais completas e profunda ferramenta de autoconhecimento, cujo objetivo é ajudar o cliente a um maior conhecimento de suas emoções, sua maneira de ser e de se relacionar consigo mesmo e com o meio onde vive, além é claro, de ajudar a pessoa a ter ações que favoreçam o seu crescimento em áreas que lhe são importantes.Como podemos ver, o autoconhecimento é essencial para o nosso desenvolvimento pessoal.

 

Veja também:

 

Referência de imagem:

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pink-free

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -