» Autoconhecimento » Cinco maneiras para desenvolver autoestima
Por Adriana Fernandes | Publicado: 13/09/2021 Ã s: 21:41 | Atualizado: 16-04-23 Ã s: 15:19
Se você deseja sentir-se bem consigo mesma, se valorizar, você precisa comprometer-se com a sua vida. Autoestima é uma maneira de se estimar, de se cuidar. De estar atento as suas necessidades. É ver valor em si mesma e no que realiza. É ter consciência de quem você é. É ter a convicção de que independente de suas falhas (afinal, somos humanos) você tem o seu valor.
Talvez, você que esteja começando a ler esse texto se pergunte: O que posso fazer para aumentar minha autoestima, visto que não vejo valor em mim e muito menos no que eu faço?
No decorrer desse texto você verá que autoestima está muito mais relacionada ao que você faz do que a um sentimento propriamente dito.
Para que você possa entender melhor como você pode melhorar sua autoestima, separei cinco passos importantes que podem fazer você se despertar e colocar em ação passos importantes que certamente irão influenciar sua autoestima. Vamos nessa?
Para melhor desenvolver sua autoestima você precisa estar atenta a algumas questões, entre elas estão:
O autoconhecimento como o próprio nome diz é o conhecimento de si mesmo. É o quanto você é consciente da sua maneira de ser, de se comportar consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas à sua volta.
Quando começamos a conhecer mais sobre nós, descobrirmos nossas habilidades e também as crenças que de certa forma acaba nos paralisando e impedindo de avançarmos em determinadas áreas das nossas vidas.
— Maior consciência dos nossos sentimentos e comportamentos;
— identificamos em nossa vida crenças que possam estar influenciando de maneira negativa determinadas áreas da nossa vida;
— Maior consciência dos nossos medos e preocupações;
— Aprende a melhor lidar com seus sentimentos;
— Respeitar opiniões diferentes da sua;
— Valorizar suas qualidades;
— Descobrir novas habilidades.
Autocuidado é o cuidado que precisamos ter para conosco nas várias áreas da nossa vida. Seja fÃsica, mental, emocional ou até mesmo espiritual, isso contribui muito para melhorar a autoestima.
Olhar para nós mesmas com mais carinho e atenção nos ajuda a desenvolver outra habilidade que é auto-observação. Quando praticamos o autocuidado passamos a melhor nos observar e a identificar em que áreas das nossas vidas precisamos ter um cuidado maior.
-Melhora da autoestima;
-Aumento da criatividade e produtividade;
-Melhor qualidade do sono;
-Sentir-se bem consigo mesma;
-Respeitar seus limites;
-Melhor qualidade de vida;
-Desenvolvimento da autoconfiança.
Não tem jeito. Para desenvolvermos a nossa autoestima, precisamos também estar em contato com outras pessoas, ou seja, precisamos ter em nosso cÃrculo social e de amizades pessoas que acreditam em nosso potencial.
Quando temos pessoas que acreditam em nós, nos sentimos motivados e valorizados, portanto não negligencie a oportunidade de estar com pessoas. Isso irá enriquecer e muito sua capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal também.
Se quer melhorar sua autoestima, você precisa se conhecer mais e aprender a gostar de si mesma. O autoconhecimento e o autocuidado serão fundamentais durante esse processo, portanto mergulhe sem receio e invista em conhecer mais sobre você. Sobre sua maneira de ser e ver o mundo.
Não perca seu tempo tentando ser uma pessoa que você não é, isso geralmente acaba não ajudando em nada.
Envolva-se e comprometa-se com o seu desenvolvimento. Deixe que as pessoas te vejam e ouçam o que você tem a dizer. Acredite, todos nós temos algo a dizer, a acrescentar. Todos nós temos o nosso valor.
Se Você deseja sentir-se bem consigo mesma, se valorizar, você precisa comprometer-se com sua vida. Sim, sua vida é sua responsabilidade e você precisa cuidar muito bem dela. Entender quais são os limites que devem ou não ser ultrapassados.
Portanto, não deixe de se estimar, de cuidar de você, de acreditar no seu potencial.Porém, não se esqueça: Para melhorar sua autoestima você precisa comprometer-se consigo mesma e com as mudanças que deseja gerar em sua vida.
Beijos, e até a próxima!
Referências de imagem:
Mulher foto criado por benzoix – br.freepik.com
Sou psicóloga clÃnica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difÃceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2024 -