» Autoconhecimento » Ressignificar: O que significa?
Ressignificar é olhar a vida por um novo ângulo!
Por Adriana Fernandes | Publicado: 17/07/2021 às: 11:24 | Atualizado: 03-03-25 às: 22:11
Ressignificar é um neologismo, ou seja, uma palavra criada a partir de outra já existente. O neologismo é uma característica linguística que envolve a criação de uma nova palavra ou frase, ou ainda, o ato de definir um novo significado a uma palavra já conhecida. No caso de ressignificar, trata-se de dar um novo sentido a algo. Esse processo de ressignificação nos convida a refletir sobre como, muitas vezes, nos fixamos em situações, sentimentos ou pensamentos que já não fazem mais sentido para nós, ou que de alguma maneira nos aprisionam, seja físico ou emocionalmente. No entanto, ao ressignificar, não só liberamos o que nos prende, mas também abrimos espaço para descobrirmos maneiras mais gentis de autocuidado, permitindo-nos seguir um caminho mais alinhado com o nosso bem-estar e com o nosso verdadeiro eu.
A todo momento estamos vivendo novas experiências e nem sempre elas serão agradáveis e isso faz parte da vida. Por isso a importância de podermos olhar para a vida com uma nova “lente”, e a partir de aí poder enxergar um aprendizado, e então, se perguntar: O que posso aprender com essa situação que me foi tão desagradável? Ao pensar na palavra ressignificar , me veio também á mente a figura de uma fênix, um pássaro da mitologia grega que, quando morria, conseguia ressurgir das cinzas.
Se refazer depois de um acontecimento trágico, a perda de um familiar, ou até mesmo após passar por uma grande decepção, não costuma ser fácil, mas se faz necessário.
É permitir-se viver novos ciclos, novas experiências. conhecer mais sobre você, desenvolver o seu autoconhecimento. Ás vezes, até gostaríamos que esses renovos acontecessem mais rapidamente em nossas vidas. Acontece que, viver requer processos, etapas, afinal, nada acontece da noite para o dia. Muitas vezes somos sufocados pela ansiedade e tentamos de todas as formas arrancar a dor a todo custo, pois sentir em alguns momentos da vida, pode se tornar algo doloroso demais.
Acontece que não há como mudar isso. Não há como burlar as estações, assim como não há como não sentir, afinal somos seres criados para sentir.
A vida nos permite sentir o cheiro agradável da flor, ou o desconforto de um assento. Nos permite, abraçar ou recuar…
Porque sentir também tem a ver com fazer escolhas, tendo muitas vezes que carregar no peito o desconforto da incerteza.
Compreendendo que de maneira consciente ou não, afetamos as pessoas e por elas somos afetados. O que nos faz pensar que a vida não é somente sobre mim, é sobre nós. Ter essa compreensão é sinal de que estamos desenvolvendo nossa maturidade emocional.
É compreender que a vida é feita de estações, e nós somos feitos de muitas emoções. Sentimos raiva e alegria, ás vezes uma certa melancolia. Tem dias que estamos desanimados, em outros, somos pura euforia. Ressignificar é permitir-se viver e aprender sempre! E você? Anda precisando ressignificar algo em sua vida?
Veja também: Cinco maneiras de lidar com a insegurança
Sou psicóloga clínica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2025 -