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Autocuidado:Como praticar?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 04/01/2021 às: 18:58   |   Atualizado: 08-02-21 às: 9:28

Autocuidado

Como anda sua prática de autocuidado?

O autocuidado como o próprio nome já diz, é cuidar de si mesmo, avaliar quais são as necessidades que o seu físico, sua mente e suas emoções necessitam no momento.

É muito comum, vermos nos dias de hoje as pessoas falando sobre o autocuidado, porém voltado apenas para o cuidado com a beleza física, como no caso do famoso skin-care (uma febre entre as mulheres) que estimula as pessoas a criarem uma rotina de cuidados com a pele, através de cremes, maquiagens entre outros.

Cuidar da pele, fazer exercícios físicos é extremamente importante e deve sim, ser incentivado, porém, o que não se pode é restringir o autocuidado apenas nisso, pelo contrário, há vários tipos de autocuidado e um deles é o autoconhecimento e o cuidado com as nossas emoções.

sobre autocuidado

O que é autocuidado?

 

Como o nome já diz, autocuidado é o cuidado consigo mesmo, e, está relacionado não somente com o físico, mas também com o emocional.

Cuidar das nossas emoções também é uma forma de autocuidado, não podemos nos enganar, achando que é somente colocar os cuidados da pele em dia e  estamos praticando o autocuidado. Cuidar da pele, do nosso físico é fundamental, porém é apenas uma parcela do autocuidado que praticamos.

Deseja saber mais sobre o assunto? é só clicar : https://adrianafernandes.com.br/2021/02/04/o-que-e-autocuidado/

 

Todo  autocuidado é importante

 

Praticar o autocuidado  é fundamental para que tenhamos  equilíbrio em todas as áreas da nossa vida. Ás vezes acabamos por priorizar certas áreas da nossa vida  e negligenciarmos outras.

Ás vezes estamos tão ligados no piloto automático que nem ao menos percebemos  o que de fato necessitamos  no momento.

Há vários tipos de autocuidado que você pode incluir na sua rotina  e que irão ajudar no seu bem estar físico, social, emocional e espiritual.

Perceber as nossas reais necessidades é fundamental, porém requer autoconhecimento e autopercepção. 

Sobre autocuidado

Autocuidado e autoconhecimento

 

O autocuidado está relacionado ao autoconhecimento. Para aprendermos a cuidar mais de nós mesmos, levando em conta nossas reais necessidades, precisamos saber quem somos, o que gostamos, o que nos agrada ou não e como a nossa maneira de ser influencia a nossa vida e nossos relacionamentos.

É preciso entender que investir em autoconhecimento é uma maneira de ampliar nossa compreensão sobre nós mesmos, e isso inclui aprender também a lidar e melhor compreender nossos sentimentos e emoções.

Se não tenho uma noção de quem sou e quais minhas prioridades como posso priorizar aquilo que me é importante?

Clique no link caso queira saber mais sobre esse assunto: https://adrianafernandes.com.br/2021/02/04/autocuidado-e-autoconhecimento/

 

O autocuidado é algo individual

 

Existem coisas que dão certo para uma pessoa e para outras não. Ás pessoas são diferentes, e sim tem necessidades diferentes.  Da mesma forma é a questão do autocuidado. Nem tudo  que é bom para uma pessoa, será para a outra.

Por exemplo, quando  você decide comprar um shampoo, você não pega o primeiro shampoo que vê na prateleira da farmácia ou de alguma loja de cosméticos. Você olha se aquele shampoo irá atender as necessidades do seu cabelo.

Primeiro você  lê o rótulo para saber se aquele produto é para cabelos cacheados ou lisos, se é para cabelos mistos ou oleosos não é mesmo? 

Se você simplesmente comprar o produto sem olhar o rótulo, provavelmente não terá os resultados esperados, afinal, comprou um produto que não foi feito para atender as necessidades do seu cabelo.

Assim é em relação ao autocuidado. Você precisa descobrir suas reais necessidades e acrescentar na sua rotina aquilo que faz sentido para você.

Adicionar atividades que não fazem sentido  é pegar o shampoo da prateleira sem olhar o rótulo, lembra?

Sobre autocuidado

Sempre que possível  pare um pouco e reflita:

 

O que eu tenho feito para melhorar minha autoestima? Minha autoconfiança? Estou sendo protagonista da minha história? Estou onde realmente gostaria de estar?

Estou feliz por ser quem eu sou? Ou será que não tenho comprado “produtos” na loja de cosméticos sem olhar o rótulo, sem analisar de fato se aquela escolha ou decisão de fato está me fazendo bem?

Tenho sido honesto comigo mesmo? Com meus sentimentos? Tenho verdadeiramente respeito pela pessoa que me tornei, pelos caminhos que trilhei, pelas vitórias alcançadas? Até onde o autocuidado tem sido uma realidade na minha vida?

Se você não está contente com quem você é, ou com as escolhas que tem tomado até então, talvez seja o momento de realmente refletir sobre isso, e procurar maneiras de conhecer mais sobre você e mudar a sua história.

 

Autocuidado: Como praticar?

 

Cuidar das nossas emoções também é uma forma de autocuidado.

Você já parou para pensar que o autocuidado é uma maneira de você cuidar das suas emoções e promover saúde mental?

 Talvez você esteja se perguntando: Como posso criar uma rotina para cuidar das minhas emoções? Isso é possível? Sim, claro que é possível. Você pode sim fazer um “skincare” de suas emoções, e isso poderá ter um impacto muito positivo em sua vida.

Sobre autocuidado

Cinco maneiras de manter uma rotina de  “skin-care” emocional e praticar o autocuidado.

 

Como já disse, você pode sim, montar sua rotina de autocuidado com suas emoções. Abaixo irei listar algumas dicas que lhe podem ser bastante úteis.

Bora, montar nossa rotina de “skin-care”  emocional?

 

*Aprenda técnicas de respiração

 

Está com raiva, triste ou ansioso? Aprenda a respirar. Sim, a respiração regulada diminui a tensão, equilibra a ansiedade e proporciona sensação de relaxamento, aliviando o estresse, além de melhorar o foco e ampliar a percepção. 

Que tal inserir essa prática de autocuidado na sua rotina?

Sobre autocuidado

*Pratique a autoescuta

 

Procure se escutar, mas sem julgamentos. Que categorias de pensamentos está vindo em sua mente? São de autojulgamento? Procure não te-los como verdade.

Pensamentos não são verdades e nem tem poder para controlar sua vida, a não ser que você permita.

O processo de escutar a si mesmo é essencial para organizar os pensamentos e assim ter uma maior compreensão do que se passa conosco.

É importante entender que pensamentos invadem a nossa mente o tempo todo, não há como impedi-los.

O melhor a se fazer é não dar muita confiança para certos pensamentos, afinal você não é seus pensamentos e você não está a mercê dos mesmos, pelo contrário, é você quem está no controle. Não se esqueça disso.

A prática da autoescuta fará toda diferença na sua rotina de autocuidado.

 

*Descreva seus sentimentos

 

Ao observar e identificar seus sentimentos, procure descrevê-los, para isso você pode fazer perguntas: “Que sentimento é esse”? “Por que estou sentindo isso nesse momento”? “Aconteceu algo que me fez sentir assim”?

Ao fazer perguntas você começa a investigar, a olhar para o contexto, e assim você terá uma maior probabilidade de descobrir o porquê desse sentimento e descobrir quais são as suas reais necessidades naquele momento.

Algumas vezes, precisamos apenas de um ombro amigo para conversarmos, ou talvez sair um pouco, ver pessoas, ou até mesmo ficar um pouco sozinho, porém se você perceber que pode ser algo mais sério, talvez seja mais adequado procurar ajudar de um profissional da saúde mental.

Se importar com seus sentimentos também é uma maneira de promover o autocuidado.

Sobre autocuidado

*Mantenha uma agenda saudável

Manter uma agenda saudável pode ser comparado quando você procura manter no seu cardápio apenas alimentos de valores nutritivos, de modo a eliminar certos  alimentos que não são saudáveis e que prejudicam sua saúde física.

Ao manter uma agenda saudável, você evita se sobrecarregar, sendo que você passa a priorizar o que realmente importa e te faz bem. Essa é uma ótima maneira de evitar a ansiedade e o estresse.

Uma agenda saudável contribui de forma positiva para o seu equilíbrio emocional, ou seja, favorece o seu bem-estar, além é claro de te deixar mais concentrado em suas atividades e mais produtivo.

Estabelecer uma agenda saudável também é uma maneira de praticar o autocuidado.

Nesse artigo, falamos mais detalhadamente sobre o assunto. É só clicar :

https://adrianafernandes.com.br/2021/02/04/autocuidado-como-ter-uma-rotina-saudavel/

*Se possível, faça terapia

Sempre costumo dizer que fazer terapia é explorar o próprio interior. É uma oportunidade rica que favorece o nosso autoconhecimento e amplia a nossa visão de mundo.

Talvez, por algum motivo, você não pratica o autocuidado  em alguma área da sua vida, e  percebe que  de alguma forma isso está lhe trazendo algum tipo de prejuízo.

É muito comum passarmos por algum tipo de situação onde nos sentimos perdidos sem saber por onde começar.

Um processo de psicoterapia pode ajudá-lo (a) a abrir seus horizontes, desenvolver sua autonomia emocional, proporcionando a você a possibilidade de construir sua história com mais firmeza e consciência do caminho a ser trilhado.

Portanto, fazer terapia também é uma foram de autocuidado.

No link abaixo você encontra mais detalhes sobre o processo de terapia.https://adrianafernandes.com.br/2021/02/04/autocuidado-e-terapia/

Sobre autocuidado

Caso queira saber mais sobre outros tipos de autocuidado que você pode inserir em sua rotina é só clicar:

https://adrianafernandes.com.br/2021/02/04/cinco-tipos-de-autocuidado-para-sua-rotina/

Lembre-se:

Você merece ser cuidado na mesma proporção com que cuida dos outros, portanto, não abra mão da sua felicidade e do seu bem-estar físico, social e emocional. Pratique o autocuidado!

Cuide de você, invista no seu crescimento e nunca duvide do seu potencial.

Ah! E antes que eu me esqueça, se esse artigo fez sentido para você, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas.

Até a próxima!

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