» Pais e filhos » Sete benefícios da inteligência emocional para pais
Por Adriana Fernandes | Publicado: 19/08/2020 às: 12:22 | Atualizado: 16-10-20 às: 17:37
“ A inteligência emocional proporciona aos pais segurança e equilíbrio no processo de educar os filhos emocionalmente.”
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer emoções e aprender a lidar com elas de maneira mais assertiva.
Ao adquirir inteligência emocional, os pais têm maior probabilidade de lidar com suas emoções e ajudar os filhos nesse processo de autoconhecimento.
Abaixo citamos sete benefícios que ajudarão os pais nessa jornada de conhecer um pouco sobre si mesmo e aprender a administrar de maneira positiva suas emoções.
Aprender sobre as suas próprias emoções têm uma vantagem muito grande para os pais em vários aspectos.
Primeiramente porque os pais passam a conhecer melhor sobre suas emoções e aprendem a melhor lidar com elas.(Autoconhecimento).
Conhecer a si mesmo é fundamental para que tenhamos uma vida mais equilibrada e positiva.
O autoconhecimento pode se tornar uma ferramenta muito importante na vida dos pais, pois ele nos leva a entender sobre nossas emoções, nosso jeito de ser e de se comportar.
O autoconhecimento e a consciência são produtos sociais, ou seja, eles são adquiridos em contato com o outro, nas nossas relações.
Nosso corpo dá sinais quando estamos começando a perder o controle da situação. Desenvolver inteligência emocional nos permite perceber quando a raiva, por exemplo, está tomando espaço e agir antes que ela tome proporções maiores.
Se você percebe que está muito irritado e sente que não está em condições de falar com o seu filho, respire um pouco, se precisar saia de cena. Mantenha o controle das suas emoções e em outro momento retome a conversa.
Muitas vezes pensamos que as coisas precisam ser ditas no calor da emoção, porém, palavras ditas sem pensar podem trazer muita dor, culpa e vergonha para ambos os lados.
Todos têm necessidades de se comunicar. É através da comunicação que expressamos nossos desejos, emoções e sentimentos.
Quando os pais decidem por uma comunicação positiva no lar, a criança se sente mais segura para expressar suas dificuldades, seus medos e temores porque sabe que será acolhida e compreendida.
Um passo importante para desenvolver a inteligência emocional no lar passa pela via da comunicação respeitosa.
O que seria uma comunicação respeitosa? Comunicação respeitosa é aquela que consegue separar o comportamento da criança em si , evitando os rótulos.
Rotular uma criança pode trazer sérios prejuízos para sua autoestima e autoconfiança.
Quando os pais têm como foco corrigir o comportamento, as crianças percebem que mesmo sendo corrigidas, ainda continuam senso amadas por seus pais.
Quando os pais têm um melhor conhecimento sobre suas emoções e aprende a lidar com elas, fica mais fácil acolher os filhos quando os mesmos se encontram com raiva, irritados, tristes, magoados.
Através da inteligência emocional os pais aprendem:
* A dominar as áreas da emoção;
*Adquirem maior sensibilidade ao trabalhar as emoções e sentimentos dos filhos;
*Desenvolvem maior segurança ao instruir seus filhos e impor limites quando necessário.
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. É dizer e demonstrar através de atitudes que você se importa e quer ajudar de alguma forma.
Empatia é um sentimento que possibilita a conexão entre as pessoas e isso é de extrema importância dentro do lar e na relação pais e filhos.
Quando existe um sentimento de empatia por parte dos pais, os mesmos passam a melhor acolher as emoções dos seus filhos e a corrigi-los quando necessário, de forma justa e equilibrada.
Percebe como desenvolver inteligência emocional no lar abre portas para estreitar os laços de companheirismo e maior compreensão entre pais e filhos?
A empatia é um sentimento que traz uma maior conexão entre os membros da família, permitindo que sentimentos de respeito, solidariedade, compreensão se façam presentes estreitando o vínculo entre pais e filhos.
Ao desenvolver inteligência emocional os pais passam a ver as emoções negativas dos filhos como uma oportunidade para criar vínculo com os mesmos.
Tem um controle maior de suas emoções e através do seu modelo de vida se torna um referencial para seus filhos.
Tornar-se um referencial não isenta os pais de cometerem erros. O importante é reconhecer quando sentir que foi injusto com os filhos, pedir perdão e procurar agir de forma correta.
Quais são seus valores? Em que você acredita?
Quando os pais têm firmeza sobre os seus valores e qual “herança” desejam deixar para seus filhos, agem de acordo com esses valores porque sabem que é o melhor que podem oferecer e que, tais valores irão conduzir a vida do filho.
Não basta impor limites. É preciso acompanhar a criança. Ajudá-la a resolver seus problemas.
Só se consegue impor limites com segurança quando conhecemos mais sobre nós mesmos, sobre nossa maneira
de ser,de se comportar e de educar.
A inteligência emocional proporciona aos pais, conhecimento, equilíbrio e firmeza na hora de educar os filhos.
Sou psicóloga clínica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2024 -