» Pais e filhos » Comunicação emocional com bebês
Por Adriana Fernandes | Publicado: 26/07/2020 às: 11:58 | Atualizado: 23-02-24 às: 15:16
Estabelecer uma comunicação emocional é criar uma conexão com a criança. É transmitir carinho, perceber sentimentos e emoções.
É interagir. Se envolver com o seu pequeno estando atento as suas necessidades físicas e emocionais.
Segundo especialistas do desenvolvimento infantil l a partir dos três meses o bebê já se interessa pela interação social face à face. É o momento dos pais estabelecerem uma comunicação emocional com o bebê.
O bebê já começa a olhar para os pais e acompanhar o olhar deles. Por isso, conversar nessa fase, fazendo caretas, imitando os sons que o bebê faz é fundamental para estabelecer com ele uma conexão emocional.
Nesse período, os pais irão gradualmente conhecendo mais sobre o seu bebê. Identificando o que lhe tranquiliza ou o que o deixa agitado.
É uma fase que passa por muitas mudanças. Aquele ser tão pequenino que dormia a maior parte do tempo começa a dar sinais que está pronto para interagir com o mundo.
Você tem usado seu idioma “maternez” para se comunicar com o seu filho? Tem feito bastante uso dele?
Você pode estar se perguntando, mas o que é esse idioma “maternez” afinal?
Podemos chama-lo da sua linguagem particular de comunicação com o seu filho. Todo pai e mãe utiliza quando vai comunicar com o seu bebê.
Pode parecer algo bobo, mas saiba que é de extrema importância. Portanto, faça caretas, sons engraçados para que seu bebê o imite e crie um vínculo emocional com você.
Segundo especialistas essas conversas imitativas com o bebê são muito importantes porque o bebê sente que os pais estão atentos e sensíveis aos seus sentimentos. Essas interações dão início a comunicação emocional entre pais e bebês.
Quando os pais vão aprendendo a perceber os estados emocionais do bebê e a interagir com o mesmo, estão com isso estimulando a inteligência emocional da criança.
*O bebê está aprendendo que suas emoções negativas fortes afetam o mundo. (O bebê chora e os pais reagem)
*O bebê está aprendendo que podem acalmar-se depois de fortes emoções.
O vínculo que os pais constroem com o seu bebê é um processo de aprendizado emocional, onde o bebê está aprendendo a lidar com suas emoções, tendo como modelo a interação que os pais mantêm com o ele.
O bebê passa a interiorizar cada “lição” aprendida na interação com os pais, e vai aprendendo maneiras, por exemplo, de se acalmar sozinho, o que favorece o seu desenvolvimento emocional.
Os bebês amam interagir com pessoas e necessita de todo cuidado, amor e carinho para que tenham um bom desenvolvimento físico e emocional.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, click no link abaixo para obter mais informações:
Link de afiliado da Amazon: Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos
Nota: Gostaria de informar que este artigo contém links de afiliado. Isso significa que, se você clicar em um desses links e realizar uma compra, posso receber uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para você. No entanto, quero ressaltar que todas as opiniões expressas aqui são completamente imparciais e baseadas na minha experiência pessoal ou pesquisa minuciosa. Sua confiança é de extrema importância para mim, e estou comprometido em fornecer apenas recomendações honestas e úteis. Obrigado por apoiar este site!
Referências bibliográficas:
COTTMAN, J. Ph.D ; DECLAIRE, JOAN. Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos: como aplicar os conceitos revolucionários da inteligência emocional para uma compreensão da relação pais e filhos- Capítulo 7- Preparando emocionalmente o seu filho à medida que ele cresce. 1ª ed-Rio de Janeiro: Objetiva,2001.
Sou psicóloga clínica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2024 -