Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autoconhecimento: um caminho para o desenvolvimento pessoal
Autoconhecimento: um caminho para o desenvolvimento pessoal
Por Adriana Fernandes | Publicado: 27/06/2020 às: 21:21 | Atualizado: 16-08-20 às: 22:03
Autoconhecimento é um caminho pode nos levar a um melhor desenvolvimento emocional. Um dos benefícios do autoconhecimento, é que gradualmente ampliamos a nossa percepção sobre nós mesmos.
Passamos a ter uma maior compreensão dos nossos sentimentos e aprendemos a lidar com nossas emoções de maneira positiva.
O autoconhecimento nos permite fazer uma maior reflexão sobre o caminho que estamos trilhando, e se o mesmo está de acordo com os nossos valores.
Se realmente o autocuidado está sendo constante em nossas vidas, e se estamos cuidando de nós na mesma proporção que cuidamos dos outros.
Costumo dizer que essa busca pelo autoconhecimento estimula a mente. É como se nosso cérebro tivesse várias “janelas” que ao serem incentivadas fossem se abrindo e a nossa visão fosse sendo ampliada, nos concedendo a oportunidade de enxergar o que outrora, estava obscuro aos nossos olhos.
É preciso entender que não adquirimos uma maior compreensão sobre nós mesmos isolados de tudo e de todos. Somos seres criados para vivermos em sociedade.
Necessitamos estar em contato com o outro, pois é fundamental para adquirirmos autoconhecimento.
Sim! As relações sociais são de extrema importância para as nossas vidas, pois aprendemos uns com oA s outros. Por isso, é muito importante que construamos relações mais saudáveis.
cada dia estamos nessa busca de aprendermos mais sobre nós mesmos e sobre o mundo. Pode ser que nesse momento, você esteja se sentindo um pouco perdido, sem saber para aonde ir.
Às vezes isso acontece. Acontece comigo algumas vezes. Acredito que de alguma forma acontece com todos nós.
Percebemos que precisamos de algo, mas não sabemos bem ao certo o que é, ou sentimos uma vontade imensa de mudar a rota da nossa vida, porém desconhecemos os meios para tal feito.
Perguntas como: por que estou me sentindo assim? O que está levando-me a sentir ou comportar dessa forma?
Em que situações esses sentimentos ou comportamentos ocorrem? Como as pessoas reagem quando me comporto dessa maneira?
Essas perguntas podem de certa forma parecerem simples, mas acredite, elas ajudam a ampliar a percepção que temos sobre nós mesmos e também nos ajuda a observar o modo como os outros nos veem.
Algo que também precisamos ter em mente é que não há como ampliarmos o nosso autoconhecimento se não estivermos dispostos a mergulhar no caminho da aprendizagem.
Aprendemos tantas coisas. Não é mesmo? Aprendemos as matérias do colégio ou da faculdade, e por mais chatas e difíceis que elas possam ser, damos um jeito.
Lembro-me que considerava a matemática uma matéria super difícil, mas mesmo sendo difícil me dedicava ao máximo para tirar boas notas nessa matéria.
Esforçamo-nos para agradar o namorado, o filho, ou lutamos para aprender o máximo possível para que sejamos bem sucedidos em nossas carreiras, e não nos dedicamos em conhecer mais sobre nós mesmos.
Se não cuidarmos de nós mesmos, das nossas emoções, e não nos preocuparmos em aprender a lidar com esse emaranhado de sensações aqui dentro da gente, será que não corremos o risco de negligenciar nossos verdadeiros anseios.
Não estou dizendo que ao conhecer e aprender a lidar com nossas emoções, sempre iremos fazer as coisas certas e nunca mais teremos que lidar com as incertezas da vida.
O que tenho percebido na minha própria trajetória, é que essa busca pelo autoconhecimento me faz lidar melhor com meus sentimentos.
A olhar a vida com perspectiva. A compreender que terão dias muito ruins e dias felizes também, e está tudo bem. Posso tentar lidar com isso e aprender com cada situação.
Cada um tem sua maneira de ir em busca do autoconhecimento. Penso, que o mais importante é não desistirmos de conhecermos mais sobre nós mesmos. De estarmos nessa caminhada da vida como aprendizes.
Para terminar quero deixar uma frase do filme Doces Magnólias, para que quando os sentimentos de tristeza, ou desânimo insistirem em “bater” na porta do seu coração, você se lembre dessa frase e consiga seguir rumo aos seus ideais.
Ah! Lembre-se, ao sentir que não está dando conta de seguir, busque ajuda.
“As tempestades nunca acabam, mas o arco-íris também não.”
Doces Magnólias.
Até a próxima!
autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil Autonomia; independência balanço; criança; brincar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento infantil desenvolvimento pessoal desobediência dos filhos educar; regras; limites;família; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;família; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilíbrio emocional Família filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;família Psicoterapia infantil; família; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes