Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autoconhecimento: um caminho para o desenvolvimento pessoal

Autoconhecimento: um caminho para o desenvolvimento pessoal

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 27/06/2020 às: 21:21   |   Atualizado: 16-08-20 às: 22:03

AutoconhecimentoAutoconhecimento é um caminho pode nos levar a um melhor desenvolvimento emocional. Um dos benefícios do autoconhecimento,  é que gradualmente ampliamos a nossa percepção sobre nós mesmos.

Passamos a ter uma maior compreensão dos nossos sentimentos e aprendemos a lidar com nossas emoções de maneira positiva.

O autoconhecimento nos permite fazer uma maior reflexão sobre o caminho que estamos trilhando, e se o mesmo está de acordo com os nossos valores.

Se realmente o autocuidado está sendo constante em nossas vidas, e se estamos cuidando de nós na mesma proporção que cuidamos dos outros.

 

Talvez, você esteja se perguntando nesse momento. Como posso adquirir autoconhecimento? O que preciso fazer? Por onde começar?

 

Costumo dizer que essa busca pelo autoconhecimento estimula a mente. É como se  nosso cérebro tivesse várias “janelas” que ao serem incentivadas fossem se abrindo e a nossa visão fosse sendo ampliada, nos concedendo a oportunidade de enxergar o que outrora, estava obscuro aos nossos olhos.

É preciso entender que não adquirimos uma maior compreensão sobre nós mesmos isolados de tudo e de todos. Somos seres criados para vivermos em sociedade.

Necessitamos estar em contato com o outro, pois é fundamental para adquirirmos autoconhecimento.

Sim! As relações sociais são de extrema importância para as nossas vidas, pois aprendemos uns com oA s outros. Por isso, é muito importante que construamos relações mais  saudáveis.

 

O autoconhecimento é um caminho que se trilha para toda a vida…

 

cada dia estamos nessa busca de aprendermos mais sobre nós mesmos e sobre o mundo. Pode ser que nesse momento, você esteja se sentindo um pouco perdido, sem saber para aonde ir.

Às vezes isso acontece. Acontece comigo algumas vezes. Acredito que de alguma forma acontece com todos nós.

Percebemos  que precisamos de algo, mas não sabemos bem ao certo o que é, ou sentimos uma vontade imensa de mudar a rota da nossa vida, porém desconhecemos os meios para tal feito.

 

Uma das maneiras de ampliarmos a percepção do nosso comportamento é questionando nossos pensamentos e comportamentos.

 

Perguntas como: por que estou me sentindo assim? O que está levando-me a sentir ou comportar dessa forma?

Em que situações esses sentimentos ou comportamentos ocorrem? Como as pessoas reagem quando me comporto dessa maneira?

Essas perguntas podem de certa forma parecerem simples, mas acredite, elas ajudam a ampliar a percepção que temos sobre nós mesmos e também nos ajuda a observar o modo como os outros nos veem.

Algo que também precisamos ter em mente é que não há como ampliarmos o nosso autoconhecimento se não estivermos dispostos a mergulhar no caminho da aprendizagem.

Aprendemos tantas coisas. Não é mesmo? Aprendemos as matérias do colégio ou da faculdade, e por mais chatas e difíceis que elas possam ser, damos um jeito.

Lembro-me que considerava a matemática uma matéria super difícil, mas mesmo sendo difícil me dedicava ao máximo para tirar boas notas nessa matéria.

Esforçamo-nos para agradar o namorado, o filho, ou lutamos para aprender o máximo possível para que sejamos bem sucedidos em nossas carreiras, e não nos dedicamos em conhecer mais sobre nós mesmos.

 

Precisamos cuidar das nossas emoções…

 

Se não cuidarmos de nós mesmos, das nossas emoções, e não nos preocuparmos em aprender a lidar com esse emaranhado de sensações aqui dentro da gente, será que não corremos o risco de negligenciar nossos verdadeiros anseios.

Não estou dizendo que ao conhecer e aprender a lidar com nossas emoções, sempre iremos fazer as coisas certas e nunca mais teremos que lidar com as incertezas da vida.

O que tenho percebido na minha própria trajetória, é que essa busca pelo autoconhecimento me faz lidar melhor com meus sentimentos.

A olhar a vida com perspectiva. A compreender que terão dias muito ruins e dias felizes também, e está tudo bem. Posso tentar lidar com isso e aprender com cada situação.

Cada um tem sua maneira de ir em busca do autoconhecimento. Penso, que o mais importante é não desistirmos de conhecermos mais sobre nós mesmos. De estarmos nessa caminhada da vida como aprendizes.

Para terminar quero deixar uma frase do filme Doces Magnólias, para que quando os sentimentos de tristeza, ou desânimo insistirem em “bater” na porta do seu coração, você se lembre dessa frase e consiga seguir rumo aos seus ideais.

Ah! Lembre-se, ao sentir que não está dando conta de seguir, busque ajuda.

 

“As tempestades nunca acabam, mas o arco-íris também não.”

Doces Magnólias.

 

Até a próxima!

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Especialidades

  • Pais e filhos

  • Autoconhecimento

  • Projetos

  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 9 9722-0257

     

    Rua dos Guajajaras, 880
    sala 1701
    Lourdes
    Belo Horizonte – MG

     

    ATENDIMENTO

    Quintas-feiras
    das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.
    Sextas-feiras
    das 14:00 as 17:00.

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2020 - Psicóloga Adriana Fernandes