» Pais e filhos » Comunicação emocional com bebês

Comunicação emocional com bebês

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 26/07/2020 às: 11:58   |   Atualizado: 23-02-24 às: 15:16

Comunicação emocional

Estabelecer uma comunicação emocional é criar uma conexão com a criança. É transmitir carinho, perceber sentimentos e emoções.

É interagir. Se envolver com o seu pequeno estando atento as suas necessidades físicas e emocionais.

 Quando o bebê começa a estabelecer uma comunicação emocional com os pais?

Segundo especialistas do desenvolvimento infantil l a partir dos três meses o bebê já se interessa pela interação social face à face.  É o momento dos pais estabelecerem uma comunicação emocional com o bebê.

O bebê já começa a olhar para os pais e acompanhar o olhar deles. Por isso, conversar nessa fase, fazendo caretas, imitando os sons que o bebê faz é fundamental para estabelecer com ele uma conexão emocional.

Nesse período, os pais irão gradualmente conhecendo mais sobre o seu bebê. Identificando o que lhe tranquiliza ou o que o deixa agitado.

É uma fase que passa por muitas mudanças. Aquele ser tão pequenino que dormia a maior parte do tempo começa a dar sinais que está pronto para interagir com o mundo.

Como manter uma comunicação emocional com o seu bebê?

Você tem  usado seu idioma “maternez” para se comunicar com o seu filho? Tem feito bastante uso dele?

Você pode estar se perguntando, mas o que é esse idioma “maternez” afinal? 

Podemos chama-lo da sua linguagem particular de comunicação com o seu filho. Todo pai e mãe utiliza quando vai comunicar com o seu bebê.

Pode parecer algo bobo, mas saiba que é de extrema importância. Portanto, faça caretas, sons engraçados para que seu bebê o imite e crie um vínculo emocional com você.

Segundo especialistas essas conversas imitativas com o bebê são muito importantes porque o bebê sente que os pais estão atentos e sensíveis aos seus sentimentos. Essas interações dão início a comunicação emocional entre pais e bebês.

Quando os pais vão aprendendo a perceber os estados emocionais do bebê  e a interagir com o mesmo, estão com isso  estimulando a inteligência emocional da criança.

Ao manter uma comunicação emocional com o bebê os pais estão lhe ensinando duas coisas importantes:

*O bebê está aprendendo que suas emoções negativas fortes afetam o mundo. (O bebê chora e os pais reagem)

*O bebê está aprendendo que podem acalmar-se depois de fortes emoções.

O vínculo que os pais constroem com o seu bebê é um processo de aprendizado emocional, onde o bebê está aprendendo a lidar com suas emoções, tendo como modelo a interação que os pais mantêm com o ele.

O bebê passa a interiorizar cada “lição” aprendida na interação com os pais, e vai aprendendo maneiras, por exemplo, de se acalmar sozinho, o que favorece o seu desenvolvimento emocional.

Os bebês amam interagir com pessoas e necessita de todo cuidado, amor e carinho para que tenham um bom desenvolvimento físico e emocional.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, click no link abaixo para obter mais informações:

Link de afiliado da Amazon: Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos

https://amzn.to/3Ib4YWb

Nota: Gostaria de informar que este artigo contém links de afiliado. Isso significa que, se você clicar em um desses links e realizar uma compra, posso receber uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para você. No entanto, quero ressaltar que todas as opiniões expressas aqui são completamente imparciais e baseadas na minha experiência pessoal ou pesquisa minuciosa. Sua confiança é de extrema importância para mim, e estou comprometido em fornecer apenas recomendações honestas e úteis. Obrigado por apoiar este site!

Referências bibliográficas:

COTTMAN, J. Ph.D ; DECLAIRE, JOAN. Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos: como aplicar os conceitos revolucionários da inteligência emocional para uma compreensão da relação pais e filhos- Capítulo 7- Preparando emocionalmente o seu filho à medida que ele cresce.  1ª ed-Rio de Janeiro: Objetiva,2001.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -