» Pais e filhos » Como desenvolver a autoestima do meu filho?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 18/07/2020 às: 22:24 | Atualizado: 16-10-20 às: 17:45
“A autoestima é muito importante para o desenvolvimento de uma criança, portanto precisa ser estimulada desde o nascimento”.
Os pais têm um papel muito importante no desenvolvimento emocional dos filhos e precisam ser modelos positivos para que seus filhos possam se tornar mais independentes e autoconfiantes.
O caminho do desenvolvimento da autoestima inicia-se primeiramente no relacionamento com os pais e depois nas demais relações sociais que a criança irá construir ao longo da vida.
Ao longo do texto você aprenderá sobre:
*O que é autoestima
*Qual a importância da autoestima na vida das crianças
*Como os pais podem contribuir para o desenvolvimento da autoestima
A autoestima está relacionada a nossa autopercepção. É a maneira como cada um se percebe e reconhece suas qualidades.
Quanto mais uma criança se sente amada e valorizada, maior probabilidade terá de desenvolver sua autoestima.
A autoestima não nasce com a criança ela precisa ser desenvolvida durante todo o seu desenvolvimento até a fase adulta.
Como uma criança se sente valorizada? Quando suas boas atitudes são reconhecidas. Por isso é muito importante que os pais elogie as crianças pelos seus bons comportamentos, porém, os elogios devem ser sinceros, pois as crianças à medida que vão ficando maiores, percebem com facilidade quando um elogio é verdadeiro e quando não é.
A autoestima é um sentimento de extrema importância na vida da criança,pois favorece outras habilidades que são importantes para o desenvolvimento físico social e emocional. Entre tais habilidades estão:
*Amor próprio
*Autoconfiança
*Autonomia
*Habilidades sociais mais ricas
*Melhor capacidade de aprendizado
*Melhora da criatividade, entre outras.
Quanto mais uma criança se sente amada, respeitada e valorizada, mais chances terá de desenvolver sua autoestima.
A autoestima favorece a autoconfiança e a autonomia. Quanto mais confiante a criança se sente ao experimentar outros tipos de atividades e quanto mais experimenta coisas novas mais autonomia ela vai adquirindo.
Trabalhar o desenvolvimento emocional é fundamental para uma vida mais equilibrada e feliz.
Os pais tem uma participação muito especial no desenvolvimento emocional da criança e precisam ser referência para as mesmas.
Então, procurar ser um bom modelo para que a criança possa se espelhar já é um bom começo.
Procure sempre conhecer mais sobre suas emoções e aprender a lidar com as mesmas. Quanto mais você conhecer sobre suas emoções e aprender a lidar com elas de maneira positiva, maior facilidade encontrará de orientar seus filhos a cerca das próprias emoções.
Para melhor ajudar os pais preparamos sete maneiras de estimular a autoestima das crianças, confira:
Listamos sete maneiras que podem ajudar os pais a melhor desenvolver a autoestima dos pequenos.
Lembre-se você é um modelo em que seu filho irá se espelhar. Se você tem sentimentos de baixa estima; se sente inferior aos outros; luta com sentimentos de insegurança e não compreende o seu valor. É sinal que você precisa trabalhar essas questões em sua vida, se deseja ser um bom referencial para seu filho.
Uma criança precisa ser amada pelo que ela é e não pelo o que faz. Quando uma criança percebe isso ela se sente segura e amada,
Isso significa respeitar seus sentimentos, seu desenvolvimento. Quando alguém é respeitado se sente valorizado.
Envolva a criança nas atividades do lar. Permita que ela faça atividades que já dê conta de fazer.
Quando a criança se sente útil ela fica mais disposta a ajudar. Incentive-a.
Quando você conversa com o seu filho você tem ressaltado mais os pontos positivos ou negativos? Você tem como objetivo lhe ensinar algo ou apenas apontar o erro?
Quando estabelecemos uma comunicação respeitosa com as crianças, abrimos espaço para que elas tenham confiança em falar conosco sobre seus sentimentos, pois a criança percebe que os pais se importam e deseja ajudar.
Cada criança é única e precisa ser vista como tal. Apesar de ter muitas coisas em comum, cada criança vive em um lar diferente, com opiniões e valores, e são estimuladas de maneiras diferentes, portanto cada criança pode estar em um nível de desenvolvimento. Portanto, se você deseja que sua criança desenvolva autoestima, respeite a fase de desenvolvimento do seu filho.
Leia também:
Sou psicóloga clínica, CRP: (04/39812.) Atendo mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e construir uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Uma abordagem que visa ajudar pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar técnicas práticas para ajudar a lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Será um prazer acompanhar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.
Copyright © 2017-2025 -