Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » O que é autocuidado? Sete maneiras de promover saúde e bem-estar

O que é autocuidado? Sete maneiras de promover saúde e bem-estar

O lema do autocuidado é cuide de você e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo por elas.

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 21/09/2021 às: 15:48   |  

Autocuidado

Autocuidado nada mais é do que ações que você faz no seu dia-a-dia que lhe proporcionam saúde e bem-estar.

Nossa atenção está frequentemente voltada para as pessoas à nossa volta. Cuidamos dos nossos filhos, dos amigos, pessoas mais próximas, porém esquecemos com muita frequência de cuidar de nós mesmos.

Quando estamos atentos as nossas necessidades e voltamos nossa atenção ao  que é importante para nós e que nos faz bem, isso significa que estamos colocando em prática o autocuidado.

Criar hábitos diários irá trazer muitos benefícios para sua saúde física, emocional e também espiritual. Portanto, como o objetivo de lhe ajudar a criar uma rotina de autocuidado, apresentamos a seguir algumas dicas úteis para você colocar em prática.

Quatro vantagens ao praticar o autocuidado.

Quando você decide pela prática do autocuidado, você amplia o seu autoconhecimento, ou seja, você aprende mais sobre si mesma, se conhece melhor, e percebe na prática o que lhe faz bem e o que é importante para o seu bem-estar físico, emocional e espiritual. Ao praticar o autocuidado você:

_ Amplia o seu autoconhecimento, ou seja, você passa a se conhecer melhor;

_Pode se tornar mais criativo e produtivo no trabalho, por exemplo;

_Fica menos ansiosa;

_Aumenta sua autoestima e autoconfiança.

Além de todos esses benefícios, o autocuidado lhe permite o exercício da autopercepção, onde você aprende a identificar sinais do seu corpo, por exemplo, você percebe quando a raiva está começando a tomar conta ou quando a ansiedade está começando a dar sinais.

Sete maneiras de você praticar o autocuidado.

Suas práticas de autocuidado precisam estar alinhada as suas necessidades. Aquilo que você esteja precisando nesse momento e possa colocar em ação sem maiores dificuldades. 

Portanto, talvez seria hora de:

_Praticar uma atividade física que você goste;

_Estar perto de pessoas que acreditam em você;

_ ter momentos de lazer com a família ou amigos;

_Começar uma terapia;

_Aprender a impor limites;

_Dizer não sempre que necessário;

_Ir ao médico com regularidade.

O autocuidado não te torna uma pessoa egoísta.

Autocuidado não tem nada a ver com se tornar uma pessoa egoísta. Você pode se priorizar sem ter que anular as pessoas importantes da sua vida.
 Somos seres sociais, as pessoas sempre terão um lugar na sua vida.
O que não dá é você sempre colocar toda sua atenção no outro e se esquecer de você. 

Qual a importância em saber impor limites?

Impor limites, aprender a dizer não em algumas situações, pode proteger a sua saúde emocional, sabia?

Algumas pessoas têm dificuldade de dizer não, impor alguns limites e com isso acabam comprometendo sua saúde e bem-estar. Você já se sentiu super mal ao abrir mão de um momento seu para priorizar outra pessoa?

Há momentos que podemos sim, priorizar pessoas importantes na nossa vida, o problema é quando fazemos isso com frequência e sempre ficamos em segundo plano.

Aprenda a ter momentos só seus, onde você possa curtir sua própria companhia e realizar coisas lhe proporcione bem-estar.

Quatro categorias de autocuidado que você precisa conhecer.

_Emocional

O autocuidado emocional é quando você volta o seu cuidado para suas emoções, percebendo a maneira como 

o cuidado com as nossas emoções, para isso, você precisa aprender como as mesmas agem em sua vida e como você pode lidar com elas.

Pode haver situações em que você não consiga lidar com suas questões emocionais, nesses casos procura ajuda psicológica pode ser a melhor solução.

Para melhor lidar com seu emocional:

— Desenvolva a autocompaixão: Autocompaixão é ter compaixão por nós mesmos, é nos tratarmos com mais gentileza e carinho. Essa é uma arma poderosa contra a autocrítica, nos fazendo ser mais tolerantes diante dos erros cometidos.

_Faça atividades que lhe dão prazer: praticar atividades que você goste irá lhe dar ânimo para continuar a prática de exercícios, afinal, tudo que fazemos com prazer fica mais fácil não é mesmo?

_Físico

O autocuidado físico é o cuidado com o corpo. Nosso corpo precisa de cuidados especiais para permanecer forte e saudável.

Para estar com a saúde física em dia:

-Tenha uma boa alimentação: uma boa alimentação não influencia apenas no nosso físico mas também no nosso emocional, pois pode nos proporcionar bem-estar.

-Cuide do seu sono: boas horas de sono é fundamental para nossa saúde física e emocional. Poucas horas de sono costumam alterar o humor e nos deixar com aquela sensação de cansaço.

_Espiritual:

A maneira como cada pessoa lida com seu lado espiritual  é muito particular. Para umas pessoas pode ser estar conectado com a natureza, já para outras pode significar frequentar um culto religioso.  O importante é você  colocar em prática o que faz sentido para você.

_Social: interagir com pessoas que estimulem o seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento de várias habilidades em nossas vidas, como, por exemplo, habilidades de comunicação, argumentação, empatia entre tantas outras.

Por que às vezes se torna complicado praticar o autocuidado?

Há vários motivos que podem nos levar a negligenciar o autocuidado. O primeiro é que muitas vezes não fomos ensinados a cuidar de nós mesmos, pelo contrário, fomos ensinados a cuidar dos outros.

Outro ponto é que nos convencemos que não temos tempo ou dinheiro para tal, e com isso vamos adiando e nos colocando em segundo plano.

Priorizar as nossas necessidades é um direito de todo ser humano. É direito seu querer se cuidar, se sentir bem consigo mesma, portanto não abra mão desse direito.

O que podemos considerar como não prática de autocuidado?

Como o próprio nome já diz, autocuidado é o cuidado que você tem consigo mesma, e isso engloba todas as áreas da sua vida como já vimos no decorrer desse artigo. Se a intenção é cuidar de você, então significa que deve ser ações que levem você a sentir-se bem consigo mesma. Por outro lado, tudo o que for feito por obrigação, porque está na moda fazer isso ou aquilo, já sai da proposta do autocuidado, pois, a finalidade é promover conscientização, saúde e bem-estar.

Não perca tempo. O momento de cuidar de você é agora!

O que está colaborando para que você não comece hoje a cuidar da sua saúde? Lembre-se quanto logo você começar, mais rápido irá colher os frutos.

Autocuidado é uma maneira gentil de cuidar de você, da sua saúde física, emocional, social e espiritual.

É um ato de amor e comprometimento consigo mesma!

O lema do autocuidado é cuide de você e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo por elas!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com suas amigas que estejam precisando colocar o autocuidado em prática. Vamos juntas semear essa ideia?

Um grande abraço, e até a próxima!

Referência de imagem:

Mulher foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Especialidades

  • Pais e filhos

  • Autoconhecimento

  • Projetos

  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 9 9722-0257

     

    Rua dos Guajajaras, 880
    sala 1701
    Lourdes
    Belo Horizonte – MG

     

    ATENDIMENTO

    Quintas-feiras
    das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.
    Sextas-feiras
    das 14:00 as 17:00.

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes