Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Cinco tipos de autocuidado para sua rotina

Cinco tipos de autocuidado para sua rotina

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 04/02/2021 às: 18:22   |  

Autocuidado

Já sabemos que praticar o autocuidado é fundamental para a nossa saúde física, mental, emocional e também espiritual, portanto, estar atento as nossas necessidades é fundamental para o nosso bem-estar.

Sempre que possível, procure estar atento às áreas da sua vida em que você percebe que necessita de um cuidado maior, e dê atenção a essa área.

Abaixo compartilhamos cinco categorias de autocuidado. Reflita e veja quais delas você precisa incorporar à sua rotina.

Cinco tipos de autocuidado para você inserir em sua rotina

Os cinco tipos de autocuidado que iremos citar abaixo são apenas algumas dicas de áreas em que talvez você precisa estar dando um pouco mais de atenção. Meu convite é que você reflita e veja em quais áreas você realmente necessita dar uma maior atenção. Vamos lá?

Sobre autocuidado

*Desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal também é uma prática de autocuidado, e está relacionado ao autoconhecimento, ou seja, para você se desenvolver como pessoa, você precisa conhecer mais sobre você.

Aprender a fazer perguntas podem lhe ajudar a encontrar as respostas que tanto procura. “O que me deixa feliz?”, “O que gosto mais de fazer?” “O que não tolero de forma alguma?”, “O que é importante para mim?”

As perguntas ampliam a nossa visão sobre nós mesmos e sobre o mundo, além de ampliar a nossa autopercepção, nos ajudando a fazer escolha de acordo com os nossos valores, ou seja, escolher apenas aquilo que irá contribuir para o nosso bem-estar e crescimento pessoal.

Quando você se preocupa com seu desenvolvimento pessoal, você está praticando o autocuidado.

*Desenvolvimento emocional

Cuidar das nossas emoções também é uma forma de autocuidado, pois se não estamos bem, comprometemos todas as áreas da nossa vida.

Para você cuidar das suas emoções, você precisa compreender como elas agem em sua vida e como você pode aprender a lidar com elas.

As emoções fazem parte da nossa vida e cada uma delas tem a sua função. Como algumas pessoas podem vir a pensar não existe emoção ruim ou negativa, o que precisamos é ao invés de tentar anula-las compreender como podemos aprender a lidar com elas de maneira positiva.

Então, sempre que estiver triste ou com raiva, procure entender o porquê desse sentimento. Aconteceu algo na semana passada que eu não gostei? Alguém me disse algo que não me deixou confortável? Esse sentimento está ligado a algo específico? Mais uma vez, as perguntas podem ser nossas aliadas e desenvolver nossa autopercepção. Cuidar das nossas emoções é uma maneira de colocar o autocuidado em dia.

Sobre autocuidado

*Desenvolvimento físico

Outra forma de autocuidado é o desenvolvimento físico. Sim, também precisamos ter cuidado com o nosso físico, afinal como costumo dizer, ele é a nossa casa e deve ser uma das nossas prioridades.

Para cuidarmos bem do nosso físico, precisamos tomar alguns cuidados entre eles estão: ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, ter momentos de lazer, separar algumas horas de descanso, entre outros.

Os exercícios físicos podem nos ajudar no combate ao estresse e a ansiedade, aumentar nossa autoestima, melhora a memória e o raciocínio, além de outros benefícios. Então, vamos praticar  essa forma de autocuidado?

Sobre autocuidado

*Desenvolvimento intelectual

Talvez você esteja pensando…como praticar o autocuidado na área intelectual? Isso é possível?

Desenvolver o intelecto é de extrema importância, pois aumenta a nossa capacidade mental e estimula nossa criatividade, então, minha dica de autocuidado nessa área é que você comece por um processo de auto-curadoria, mas o que vem a ser isso?

A auto-curadoria tem a ver com você selecionar conteúdos que agreguem valor para você. Muitas vezes nos perdemos em meio a tanta informação, então, minha dica é que você insira essa categoria de autocuidado na sua vida. Seja consciente e consuma aquilo que irá fazer bem e contribuir para o desenvolvimento do seu intelecto.

*desenvolvimento espiritual

Cada pessoa tem uma maneira de lidar com sua espiritualidade. Para alguns significa estar em contato com a natureza, para outros fazer parte de uma comunidade, se envolver em projetos sociais ou fazer parte de uma comunidade religiosa. O importante é que tais práticas possam promover o seu bem-estar (autocuidado). Então, pratique aquilo que realmente faça sentido para você. 

Sobre autocuidado

*Desenvolvimento social

O desenvolvimento social também é outra forma de autocuidado, afinal somos seres criados  para nos relacionar e criar conexões, então, aproveite para conhecer pessoas, desenvolver suas habilidades sociais, dialogar.

 Aproveite para trabalhar habilidades que você julga ser importante. Apesar de muitas vezes estar com outras pessoas pode trazer alguns “conflitos”, por outro lado, pode ser uma experiência muito rica e de muito aprendizado. .

“Autocuidado é algo que não se deve abrir mão.”

Referência de imagem:

Pessoas foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Especialidades

  • Pais e filhos

  • Autoconhecimento

  • Projetos

  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 9 9722-0257

     

    Rua dos Guajajaras, 880
    sala 1701
    Lourdes
    Belo Horizonte – MG

     

    ATENDIMENTO

    Quintas-feiras
    das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.
    Sextas-feiras
    das 14:00 as 17:00.

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes