Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autocuidado e terapia

Autocuidado e terapia

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 04/02/2021 às: 18:21   |  

Autocuidado

Olá leitor! este é mais um texto da série autocuidado.

Nesse texto, quero compartilhar com você outra forma de autocuidado, que é a psicoterapia.

Vimos nos textos anteriores a importância de cuidarmos da nossa saúde física, emocional, social e espiritual, agora quero me ater um pouco sobre a importância do cuidado da saúde emocional, e para isso quero compartilhar com você alguns benefícios que a terapia pode lhe proporcionar.

Sobre autocuidado

Terapia como forma de autocuidado

A terapia é um processo de autocuidado porque é uma oportunidade de você conhecer mais sobre si mesmo. É uma jornada de autoconhecimento, de reflexão, crescimento pessoal e também de resolução de alguns conflitos que possam estar de alguma forma prejudicando sua vida e lhe trazendo sofrimento.

No entanto, é preciso esclarecer que terapia não é somente para quem esteja passando por sofrimento ou tenha alguma doença mental. É também para pessoas que desejam conhecer mais sobre si mesma, desenvolver talentos, trabalhar habilidades sociais, resolução de problemas, entre tantas outras coisas. Portanto, fazer terapia é sim uma forma de autocuidado

Cuidar de suas emoções é uma forma de autocuidado

Cuidar das emoções é fundamental para uma vida mais equilibrada e feliz, portanto, é também uma forma de autocuidado. Abaixo iremos listar alguns benefícios da terapia e como esse processo pode promover saúde e bem-estar para sua vida.

Sobre autocuidado

Quatro benefícios da terapia que promovem o autocuidado

*Autoconhecimento

Um dos benefícios da terapia é que ela promove o autoconhecimento, ou seja, permite a pessoa refletir sobre a própria vida, aprender mais sobre si mesma, descobrir suas potencialidades, conhecer mais sobre suas emoções e comportamentos e aprender a lidar com eles.

O autoconhecimento é extremamente importante porque só podemos mudar em nossas vidas aquilo que temos conhecimento, ou seja, se você não sabe o que precisa mudar, como poderá promover essa mudança que tanto deseja? 

Portanto, estar em busca de mudanças e conhecimento que lhe proporcionem saúde e bem- estar também é uma forma de autocuidado.

Sobre autocuidado

*Autoestima

A autoestima é a estima de si mesmo. É o quanto uma pessoa tem consciência do seu valor, da sua importância no mundo. Uma pessoa com autoestima, não sente necessidade de se comparar com os outros, pois sabe ser única.

Muitas pessoas têm dificuldades de relacionamentos, desenvolvem sentimentos de inadequação, inferioridade, não se sentem capazes e isso traz sérios prejuízos para sua vida pessoal e até mesmo social.

Em um processo de terapia, a pessoa tem a oportunidade de trabalhar sua autoestima em vários pontos aumentando assim sua autoconfiança e melhorando suas habilidades interpessoais, entre outras habilidades. Portanto, desenvolver sua autoestima é outra maneira de promover o autocuidado.

*Autoconfiança

Outro benefício da terapia é trabalhar a sua autoconfiança. Hás pessoas que não têm fé em si mesmas. Acreditam que sempre estão um passo atrás das demais pessoas e que não são capazes de superar as adversidades da vida, ou seja, não acreditam no seu potencial.

Dentro de um processo de terapia a pessoa tem a oportunidade de descobrir suas potencialidades. Sim! Todos nós temos habilidades que podem ser desenvolvidas, e quando elas são trabalhadas e incentivadas, mais confiante a pessoa se sente.

*Autorresponsabilidade

Trabalhar a autorresponsabilidade no processo de terapia é uma oportunidade de você compreender que você é o protagonista da sua história, ou seja, é você que deve ter o controle da sua vida e trabalhar para a promoção da sua saúde e do  seu bem-estar, e isso em todas as áreas da sua vida.

Assumir o controle da própria vida, fazer as próprias escolhas são sem  dúvida uma forma de autocuidado.

Sobre autocuidado

Para refletir…

Bom, chegamos ao final da nossa série sobre autocuidado. Durante esse tempo abordamos vários temas relacionados ao autocuidado e o intuito foi despertar em você a importância de olhar um pouco para si mesmo, para suas necessidades e se cuidar um pouco mais.

Sei que às vezes, ou na maioria delas a vida pode se tornar difícil e o sentimento muitas vezes é que as barreiras que estão diante de nós, são tão grandes que acabamos por acreditar ser impossível transpô-las.

Quando essas situações acontecem e não sabemos aonde ir e muito menos o que fazer, procurar ajuda é fundamental, seja com alguém de confiança e dependendo do caso a ajuda de um profissional.

Promover o autocuidado, ou seja, estar atento as nossas necessidades, ter consciência daquilo que nos faz bem ou não, muitas vezes requer de nós tomadas de decisões que nem sempre são fáceis, mas que farão toda a diferença na nossa saúde física e mental.

Então, invista em você!

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Especialidades

  • Pais e filhos

  • Autoconhecimento

  • Projetos

  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 9 9722-0257

     

    Rua dos Guajajaras, 880
    sala 1701
    Lourdes
    Belo Horizonte – MG

     

    ATENDIMENTO

    Quintas-feiras
    das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.
    Sextas-feiras
    das 14:00 as 17:00.

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes