Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autocuidado e terapia
Por Adriana Fernandes | Publicado: 04/02/2021 Ã s: 18:21 |
Olá leitor! este é mais um texto da série autocuidado.
Nesse texto, quero compartilhar com você outra forma de autocuidado, que é a psicoterapia.
Vimos nos textos anteriores a importância de cuidarmos da nossa saúde fÃsica, emocional, social e espiritual, agora quero me ater um pouco sobre a importância do cuidado da saúde emocional, e para isso quero compartilhar com você alguns benefÃcios que a terapia pode lhe proporcionar.
Sobre autocuidado
A terapia é um processo de autocuidado porque é uma oportunidade de você conhecer mais sobre si mesmo. É uma jornada de autoconhecimento, de reflexão, crescimento pessoal e também de resolução de alguns conflitos que possam estar de alguma forma prejudicando sua vida e lhe trazendo sofrimento.
No entanto, é preciso esclarecer que terapia não é somente para quem esteja passando por sofrimento ou tenha alguma doença mental. É também para pessoas que desejam conhecer mais sobre si mesma, desenvolver talentos, trabalhar habilidades sociais, resolução de problemas, entre tantas outras coisas. Portanto, fazer terapia é sim uma forma de autocuidado
Cuidar das emoções é fundamental para uma vida mais equilibrada e feliz, portanto, é também uma forma de autocuidado. Abaixo iremos listar alguns benefÃcios da terapia e como esse processo pode promover saúde e bem-estar para sua vida.
Sobre autocuidado
Um dos benefÃcios da terapia é que ela promove o autoconhecimento, ou seja, permite a pessoa refletir sobre a própria vida, aprender mais sobre si mesma, descobrir suas potencialidades, conhecer mais sobre suas emoções e comportamentos e aprender a lidar com eles.
O autoconhecimento é extremamente importante porque só podemos mudar em nossas vidas aquilo que temos conhecimento, ou seja, se você não sabe o que precisa mudar, como poderá promover essa mudança que tanto deseja?
Portanto, estar em busca de mudanças e conhecimento que lhe proporcionem saúde e bem- estar também é uma forma de autocuidado.
Sobre autocuidado
A autoestima é a estima de si mesmo. É o quanto uma pessoa tem consciência do seu valor, da sua importância no mundo. Uma pessoa com autoestima, não sente necessidade de se comparar com os outros, pois sabe ser única.
Muitas pessoas têm dificuldades de relacionamentos, desenvolvem sentimentos de inadequação, inferioridade, não se sentem capazes e isso traz sérios prejuÃzos para sua vida pessoal e até mesmo social.
Em um processo de terapia, a pessoa tem a oportunidade de trabalhar sua autoestima em vários pontos aumentando assim sua autoconfiança e melhorando suas habilidades interpessoais, entre outras habilidades. Portanto, desenvolver sua autoestima é outra maneira de promover o autocuidado.
Outro benefÃcio da terapia é trabalhar a sua autoconfiança. Hás pessoas que não têm fé em si mesmas. Acreditam que sempre estão um passo atrás das demais pessoas e que não são capazes de superar as adversidades da vida, ou seja, não acreditam no seu potencial.
Dentro de um processo de terapia a pessoa tem a oportunidade de descobrir suas potencialidades. Sim! Todos nós temos habilidades que podem ser desenvolvidas, e quando elas são trabalhadas e incentivadas, mais confiante a pessoa se sente.
Trabalhar a autorresponsabilidade no processo de terapia é uma oportunidade de você compreender que você é o protagonista da sua história, ou seja, é você que deve ter o controle da sua vida e trabalhar para a promoção da sua saúde e do seu bem-estar, e isso em todas as áreas da sua vida.
Assumir o controle da própria vida, fazer as próprias escolhas são sem dúvida uma forma de autocuidado.
Sobre autocuidado
Bom, chegamos ao final da nossa série sobre autocuidado. Durante esse tempo abordamos vários temas relacionados ao autocuidado e o intuito foi despertar em você a importância de olhar um pouco para si mesmo, para suas necessidades e se cuidar um pouco mais.
Sei que à s vezes, ou na maioria delas a vida pode se tornar difÃcil e o sentimento muitas vezes é que as barreiras que estão diante de nós, são tão grandes que acabamos por acreditar ser impossÃvel transpô-las.
Quando essas situações acontecem e não sabemos aonde ir e muito menos o que fazer, procurar ajuda é fundamental, seja com alguém de confiança e dependendo do caso a ajuda de um profissional.
Promover o autocuidado, ou seja, estar atento as nossas necessidades, ter consciência daquilo que nos faz bem ou não, muitas vezes requer de nós tomadas de decisões que nem sempre são fáceis, mas que farão toda a diferença na nossa saúde fÃsica e mental.
Então, invista em você!
autocompaixão autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil baixaautoestima balanço; criança; brincar bem-estar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento pessoal educar; regras; limites;famÃlia; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;famÃlia; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilÃbrio emocional FamÃlia filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;famÃlia Psicoterapia infantil; famÃlia; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2022 - Psicóloga Adriana Fernandes