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Autocuidado: Como ter uma rotina saudável?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 04/02/2021 às: 18:19   |  

Autocuidado

Olá leitor, O assunto de hoje é sobre a importância de manter uma rotina saudável como prática de autocuidado.

Já sabemos que o autocuidado é fundamental para o nosso bem-estar e isso falando de modo geral, ou seja, o autocuidado é importante para todas as áreas da nossa vida, porém, sabemos que para manter essa prática precisamos estar atentos a algumas questões, e entre elas, a importância de ter uma rotina saudável.

Você pode estar se perguntando: O que significa ter uma rotina saudável, e porque relacioná-la com o a prática de autocuidado? É sobre esse assunto que quero compartilhar com você nesse momento.

Sobre autocuidado

O que é uma rotina saudável?

Imagine uma pessoa que precisa fazer uma dieta para perda de peso. Por onde ela irá começar? Selecionando os alimentos que ela irá ingerir e os que talvez terá que ingerir em poucas quantidades, devido ao seu teor calórico.

O objetivo da dieta é ajudar a pessoa a aprender a selecionar seus alimentos, e a chegar ao seu objetivo de maneira mais saudável possível.

A construção de uma rotina saudável segue o mesmo objetivo, ou seja, ajudar você a selecionar suas atividades do dia de forma equilibrada e que não irá sobrecarregar você.

Quando temos esse cuidado e estamos atentos a essas questões, estamos sim, praticando o autocuidado.

Você tem uma rotina que promove o  autocuidado?

Como você costuma  distribuir suas atividades durante o dia? Você tem esse costume ou vai fazendo o que vem a mente? Já sentiu sobrecarregada devido ter acumulado um monte de atividades no dia, ou costuma ficar tão perdida que no final do dia percebeu que, na verdade, você não conseguiu fazer nem a metade do que havia proposto?

Pois é, sei como é isso, pois também não tinha o hábito de  organizar minhas atividades do dia e sei que essa desorganização costuma trazer muito cansaço, desânimo, sensação de estar sobrecarregada e muitas vezes perdida, porém podemos mudar essa realidade aprendendo a montar uma agenda saudável.

Que tal você aprender a montar a sua agenda saudável e assim praticar o autocuidado?

Sobre autocuidado

Dez benefícios de uma rotina saudável que promovem o autocuidado

Os benefícios de uma agenda saudável que promove o autocuidado são muitos entre eles estão:

*Maior organização do tempo;

*Selecionar as atividades do dia;

*Ter mais tempo para cuidar de si;

*Focar no que realmente importa no momento;

*Menos ansiedade;

*Evitar o excesso de atividades durante o dia;

*Equilíbrio emocional;

*Evitar o estresse;

*Criar prioridades;

*Ter tempo para a família.

Sobre autocuidado

Montando sua agenda saudável

A agenda saudável que promove o autocuidado é a agenda que tem a ver com o seu estilo de vida e que faça sentindo para você.

Cada pessoa é única e tem necessidades diferentes, portanto, o que muitas vezes pode ser útil para mim, talvez não seja ou não faça sentido para você.

Minha sugestão é que você pare um pouco e reflita. O que eu posso fazer para melhor organizar o meu dia? Quais atividades são mais importantes? Quais são minhas prioridades? E a partir daí ir montando sua agenda  que serão suas atividades a serem cumpridas durante a semana.

Isso não significa que as coisas sempre irão seguir essa ordem, pois pode acontecer de surgirem imprevistos e você ter que pular alguma atividade. Isso não tem problema, acontece não é mesmo?

O importante é você ir aprendendo a colocar poucas atividades durante o dia para não se sobrecarregar e não conseguir cumprir o que havia proposto. É uma maneira de promover o autocuidado.

Sobre autocuidado

Dicas de como montar uma agenda saudável que promove o autocuidado

*Pegue uma folha de ofício ou um caderno  se preferir ou até mesmo uma tabela virtual para os que preferem o computador;

*Faça uma tabela com os dias da semana;

*Pense nas atividades que você precisa realizar no decorrer da semana;

*Separe as atividades em blocos, atividades que sejam semelhantes;

*Priorize as atividades que são de urgência;

*Não acumule muitas atividades durante o dia;

*Separe um tempo para descansar.

Sobre autocuidado

Um passo de cada vez…

O objetivo de montar uma rotina saudável deve sempre ter como objetivo promover o seu bem-estar e te despertar para a importância do autocuidado.

Nunca deve ser vista como mais uma atividade ou como um fardo, pelo contrário, é justamente para facilitar sua vida e evitar desgastes desnecessários, portanto faça a sua agenda respeitando o seu estilo de vida e aquilo que você considera importante.

Não adianta eu dizer para você separar, por exemplo, ter um tempo para meditação, se para você isso não faz sentido.

Meu convite é que você puxe uma cadeira e permita-se ter uma conversa consigo mesma, com carinho e muita atenção.  A autorreflexão também é uma maneira de praticar o autocuidado.

Veja o que você precisa colocar em ordem na sua vida, na sua casa e quem sabe na relação com os seus filhos, e vá colando na sua agenda as coisas que você sente que precisa fazer.

Não precisa colocar na agenda um monte de atividades, isso pode gerar sentimentos de ansiedade e frustração caso você não consiga colocar em prática. O objetivo aqui é simplificar e promover o autocuidado.

Lembre-se…

Um passo de cada vez. Comece colocando poucas atividades a serem cumpridas durante a semana, depois você pode ir aumentando, conforme vai se adaptando a seguir uma rotina.

O autocuidado é fundamental para equilibrar nossas emoções nos proporcionando saúde física, mental, emocional e espiritual, portanto, desenvolva hábitos de autocuidado.

Espero que a nossa conversa por aqui tenha sido proveitosa para você.

Um grande abraço, e até a próxima!

“Autocuidado é cuidar de si mesmo…

É estar atento as suas necessidades.

Autocuidado é o amor-próprio em ação…

´É olhar para si mesmo, com carinho e atenção.”

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