Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autocuidado: Como ter uma rotina saudável?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 04/02/2021 Ã s: 18:19 |
Olá leitor, O assunto de hoje é sobre a importância de manter uma rotina saudável como prática de autocuidado.
Já sabemos que o autocuidado é fundamental para o nosso bem-estar e isso falando de modo geral, ou seja, o autocuidado é importante para todas as áreas da nossa vida, porém, sabemos que para manter essa prática precisamos estar atentos a algumas questões, e entre elas, a importância de ter uma rotina saudável.
Você pode estar se perguntando: O que significa ter uma rotina saudável, e porque relacioná-la com o a prática de autocuidado? É sobre esse assunto que quero compartilhar com você nesse momento.
Sobre autocuidado
Imagine uma pessoa que precisa fazer uma dieta para perda de peso. Por onde ela irá começar? Selecionando os alimentos que ela irá ingerir e os que talvez terá que ingerir em poucas quantidades, devido ao seu teor calórico.
O objetivo da dieta é ajudar a pessoa a aprender a selecionar seus alimentos, e a chegar ao seu objetivo de maneira mais saudável possÃvel.
A construção de uma rotina saudável segue o mesmo objetivo, ou seja, ajudar você a selecionar suas atividades do dia de forma equilibrada e que não irá sobrecarregar você.
Quando temos esse cuidado e estamos atentos a essas questões, estamos sim, praticando o autocuidado.
Como você costuma distribuir suas atividades durante o dia? Você tem esse costume ou vai fazendo o que vem a mente? Já sentiu sobrecarregada devido ter acumulado um monte de atividades no dia, ou costuma ficar tão perdida que no final do dia percebeu que, na verdade, você não conseguiu fazer nem a metade do que havia proposto?
Pois é, sei como é isso, pois também não tinha o hábito de organizar minhas atividades do dia e sei que essa desorganização costuma trazer muito cansaço, desânimo, sensação de estar sobrecarregada e muitas vezes perdida, porém podemos mudar essa realidade aprendendo a montar uma agenda saudável.
Que tal você aprender a montar a sua agenda saudável e assim praticar o autocuidado?
Sobre autocuidado
Os benefÃcios de uma agenda saudável que promove o autocuidado são muitos entre eles estão:
*Maior organização do tempo;
*Selecionar as atividades do dia;
*Ter mais tempo para cuidar de si;
*Focar no que realmente importa no momento;
*Menos ansiedade;
*Evitar o excesso de atividades durante o dia;
*EquilÃbrio emocional;
*Evitar o estresse;
*Criar prioridades;
*Ter tempo para a famÃlia.
Sobre autocuidado
A agenda saudável que promove o autocuidado é a agenda que tem a ver com o seu estilo de vida e que faça sentindo para você.
Cada pessoa é única e tem necessidades diferentes, portanto, o que muitas vezes pode ser útil para mim, talvez não seja ou não faça sentido para você.
Minha sugestão é que você pare um pouco e reflita. O que eu posso fazer para melhor organizar o meu dia? Quais atividades são mais importantes? Quais são minhas prioridades? E a partir daà ir montando sua agenda que serão suas atividades a serem cumpridas durante a semana.
Isso não significa que as coisas sempre irão seguir essa ordem, pois pode acontecer de surgirem imprevistos e você ter que pular alguma atividade. Isso não tem problema, acontece não é mesmo?
O importante é você ir aprendendo a colocar poucas atividades durante o dia para não se sobrecarregar e não conseguir cumprir o que havia proposto. É uma maneira de promover o autocuidado.
Sobre autocuidado
*Pegue uma folha de ofÃcio ou um caderno se preferir ou até mesmo uma tabela virtual para os que preferem o computador;
*Faça uma tabela com os dias da semana;
*Pense nas atividades que você precisa realizar no decorrer da semana;
*Separe as atividades em blocos, atividades que sejam semelhantes;
*Priorize as atividades que são de urgência;
*Não acumule muitas atividades durante o dia;
*Separe um tempo para descansar.
Sobre autocuidado
O objetivo de montar uma rotina saudável deve sempre ter como objetivo promover o seu bem-estar e te despertar para a importância do autocuidado.
Nunca deve ser vista como mais uma atividade ou como um fardo, pelo contrário, é justamente para facilitar sua vida e evitar desgastes desnecessários, portanto faça a sua agenda respeitando o seu estilo de vida e aquilo que você considera importante.
Não adianta eu dizer para você separar, por exemplo, ter um tempo para meditação, se para você isso não faz sentido.
Meu convite é que você puxe uma cadeira e permita-se ter uma conversa consigo mesma, com carinho e muita atenção. A autorreflexão também é uma maneira de praticar o autocuidado.
Veja o que você precisa colocar em ordem na sua vida, na sua casa e quem sabe na relação com os seus filhos, e vá colando na sua agenda as coisas que você sente que precisa fazer.
Não precisa colocar na agenda um monte de atividades, isso pode gerar sentimentos de ansiedade e frustração caso você não consiga colocar em prática. O objetivo aqui é simplificar e promover o autocuidado.
Um passo de cada vez. Comece colocando poucas atividades a serem cumpridas durante a semana, depois você pode ir aumentando, conforme vai se adaptando a seguir uma rotina.
O autocuidado é fundamental para equilibrar nossas emoções nos proporcionando saúde fÃsica, mental, emocional e espiritual, portanto, desenvolva hábitos de autocuidado.
Espero que a nossa conversa por aqui tenha sido proveitosa para você.
Um grande abraço, e até a próxima!
“Autocuidado é cuidar de si mesmo…
É estar atento as suas necessidades.
Autocuidado é o amor-próprio em ação…
´É olhar para si mesmo, com carinho e atenção.”
autocompaixão autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil baixaautoestima balanço; criança; brincar bem-estar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento pessoal educar; regras; limites;famÃlia; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;famÃlia; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilÃbrio emocional FamÃlia filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;famÃlia Psicoterapia infantil; famÃlia; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2022 - Psicóloga Adriana Fernandes