» Autoconhecimento » Rede de apoio:é importante?

Rede de apoio:é importante?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 11/09/2021 às: 10:45   |   Atualizado: 09-03-23 às: 16:17

Rede de apoio

Rede de apoio é essencial  para o autocuidado das mulheres, permitindo assim as mesmas encontrarem suporte emocional e prático naqueles momentos de luta e dor. Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre a importância das mulheres terem uma rede de apoio que possam ajudá-las a se conhecerem melhor, se cuidarem além de ajudá-las a lidar com os desafios do dia-dia.

Quais os benefícios de uma rede de apoio?

Você já se perguntou qual a importância de ter uma rede de apoio em sua vida?  Ter uma rede de apoio é  muito valoroso, afinal ter pessoas em quem possa confiar e que possam nos apoiar nos momentos tristes e alegres pode ser de grande ajuda, fazendo nos sentir mais acolhidas e seguras.

Agora, vejamos  os diversos benefícios que uma rede de apoio pode ter na sua vida:

 

A rede de apoio é um lugar para compartilhar os desafios

Quantas vezes estamos a passar por momentos tão difíceis que não conseguimos encontrar uma saída?Porém, se temos uma ambiente seguro e acolhedor para compartilhar nossas dificuldades e dores, bem como  nossas conquistas, percebemos que não estamos só.

Uma rede de suporte  pode ser formada por colegas de trabalho, amigas, familiares, ou seja, pessoas que possam nos ouvir com empatia.  Essas pessoas podem nos ajudar a encontrar soluções para nossos problemas e nos encorajar a seguir em frente.

Pode ser um lugar para encontrar momentos de descanso

Muitas vezes as responsabilidades são tantas que esquecemos de nos cuidar não é mesmo? Uma rede de suporte  pode ajudar na divisão de tarefas e permitir que você tenha  mais tempo para descansar e cuidar de você.

Por exemplo, uma amiga pode ajudar com as crianças, e assim você pode ter tempo para resolver algo importante ou até mesmo tirar um tempo para descansar ou fazer alguma atividade que goste.

Uma rede de apoio também pode lhe ajudar com o estresse

O estresse pode ter um impacto significativo na nossa saúde física e emocional. Uma rede de apoio pode nos ajudar a lidar com o estresse ao oferecer suporte emocional e ajuda prática.

Por exemplo, se estamos lidando com uma doença ou problema de saúde, podemos contar com a ajuda de um familiar ou amigo para nos levar às consultas médicas ou fazer as compras do mês.

Promover  inclusão

Uma rede de suporte  diversa pode ajudar a promover a inclusão e o respeito. Ao se conectar com mulheres de diferentes idades, origens e experiências, podemos aprender uns com os outros e expandir nossa perspectiva. A inclusão pode ajudar a criar um ambiente onde todas se sintam seguras e respeitadas, e isso é fundamental para a saúde emocional.

Encorajar a busca por ajuda profissional

A rede também pode  incentivar  na  busca por ajuda profissional, quando necessário. Se estamos enfrentando problemas emocionais ou de saúde mental, nossas amigas e familiares podem nos encorajar a procurar um terapeuta ou médico. Às vezes, é difícil admitir que precisamos de ajuda profissional, mas uma rede de apoio pode nos ajudar a superar essa barreira e buscar o tratamento necessário.

Em resumo, uma rede de apoio pode ter um impacto significativo em nossa saúde mental e física. Compartilhar nossos desafios, encontrar momentos de descanso, lidar com o estresse, promover a inclusão e incentivar a busca por ajuda profissional são algumas das maneiras como uma rede de apoio pode nos ajudar no autocuidado. Lembre-se de que você não está sozinha, e não há vergonha em pedir ajuda. Seja gentil consigo mesma e cuide-se!

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Para quem é meu trabalho

  • Para mulheres que desejam ser

    mais autoconfiantes.

  • Mulheres que praticam autocuidado estão em paz com seus sentimentos.
  • Que almejam fortalecer

    o seu amor-próprio.

  • Mulheres que praticam autocuidado conseguem mais dedicação ao trabalho.
  • E construir relacionamentos

    mais saudáveis.

  • Mulheres de sucesso praticam autocuidado.
  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 97221-7347

     

    Atendimento

    Online

     

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2024 -