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Autocuidado: quais os principais tipos?

Dicas importantes para saber o que é e quais os principais tipos de autocuidado.

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 28/09/2021 às: 14:40   |  

Autocuidado

Práticas de skincare são normalmente vistas como formas de autocuidado, porém, não podemos limitar o autocuidado apenas às rotinas de cuidado com nossa pele, cabelo, ou seja, cuidados gerais com o corpo.

O autocuidado apesar de ser um assunto bastante discutido, poucas pessoas sabem o que de fato é praticar o autocuidado. Então, como meio de sanar algumas dúvidas a respeito do tema, preparamos esse conteúdo com as informações necessárias sobre o assunto.

O que é autocuidado?

 

Cuidar de si  está relacionado a tudo o que você faz por si mesma visando o seu bem-estar seja ele físico, emocional ou espiritual. Por isso, é muito importante que as pessoas entendam que não existe apenas uma categoria de autocuidado, mas várias.

Abaixo separamos algumas dessas categorias de autocuidado e seus principais benefícios.

 

Autocuidado físico

 

O cuidado com o físico é um dos cuidados mais conhecidos, afinal sempre fomos ensinados sobre a importância de praticarmos exercícios físicos, termos uma boa alimentação para mantermos a saúde do nosso corpo.

Cuidar do nosso físico é extremamente importante, pois mantém nossa saúde física, portanto, ter uma boa alimentação, boas horas de sono e até mesmo a prática de um passatempo traz muito benefícios para a nossa saúde e bem-estar além é claro de aumentar nossa autoestima.

 

Dez dicas para você cuidar do seu físico e melhorar sua autoestima:

 

— ter uma agenda saudável, ou seja, reorganizada e tenha apenas itens  que tem a ver com seu estilo de vida;

— Meditação;

— Prática de um esporte que você goste;

— Brincar com seu animal de estimação;

— Assistir sua série preferida;

— Aprender novas habilidades;

— Praticar dança ou canto;

— Ler um bom livro

— Praticar escrita criativa

— Desenhar

Essas foram algumas dicas apenas para você ter uma ideia do que pode ser realizado para  manter uma rotina de cuidados físicos.

 

Autocuidado emocional:

 

Quando cuidamos do nosso emocional aprendemos a  melhor lidar com nossos sentimentos e pensamentos.

Abaixo separamos oito dicas para você cuidar de suas emoções:

— Praticar a escrita terapêutica através de um diário;

— Acolher seus sentimentos sem julgamentos;

— Tirar um tempo para curtir sua própria companhia;

— Praticar a gratidão;

— Separar um tempo para estar com os amigos;

— Apreciar a natureza;

— Aprender a observar seus sentimentos e comportamentos

— Participar de grupos terapêuticos.

 

Autocuidado espiritual:

 

Praticar a nossa espiritualidade é uma maneira  bem particular de você se conectar seja com a natureza, com a fé ou uma religião em específico, visando sempre a promoção do autoconhecimento e do seu bem-estar.

Abaixo separamos cinco práticas que promovem saúde espiritual:

— Meditação ou orações;

— Avaliar crenças e valores;

— Praticar atividades que te trazem inspiração;

— Participar de alguma atividade voltada para o social;

— Trabalhar sentimentos e comportamentos.

 

 Lema do autocuidado:

 

Existem várias maneiras e áreas para você se cuidar, porém,  o objetivo é o mesmo, ou seja, sempre procurar fazer aquilo que lhe proporcione saúde e bem-estar.

Outro fator importante do autocuidado é que ele amplia o seu autoconhecimento, ou seja, você passa a ter um maior conhecimento de si mesma, passando a usar esse conhecimento em prol do seu bem-estar f´isico, emocional e espiritual.

Referência de imagem:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/camisa’>Camisa foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com</a>

 

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