Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autocuidado: A importância da rede de apoio
"Quem anda sozinho pode ir mais rápido, mas nem sempre vai mais longe".
Por Adriana Fernandes | Publicado: 11/09/2021 às: 10:45 |
Autocuidado é uma excelente maneira de olhar para nós de um jeito mais próximo, mais atento, além de nos dá a oportunidade de nos observarmos e percebermos como funcionamos e nos relacionamos.
Tem uma canção cuja letra foi baseada em um provérbio. Um trecho da canção diz assim: “Quem anda sozinho pode ir mais rápido, mas nem sempre vai mais longe”.
A letra dessa canção me faz pensar na importância de cultivarmos relacionamentos interpessoais como prática de autocuidado.
Ter uma rede de apoio é extremamente importante para o desenvolvimento da nossa autoestima, autoconfiança, além de favorecer várias outras habilidades.
Estar atento a essa forma de autocuidado pode nos favorecer e muito em várias áreas da nossa vida.
Você tem uma rede de apoio? Tem pessoas com as quais você pode contar? Pessoas que estarão ao seu lado independente das circunstâncias? Mesmo que algum dia você cometa algum erro?
Ter uma rede de apoio é muito importante, afinal, são os amigos que nos “salvam” quando as coisas desandam, quando nos sentimos “perdidos” sem saber o que fazer ou quando necessitamos apenas de conselho ou de um abraço amigo.
É nessas horas que percebemos a importância de se ter uma rede de apoio. Essa rede pode ser pessoas da família, amigos íntimos ou até mesmo do trabalho.
A rede de apoio funciona justamente quando nossas “forças” se veem abaladas pelas circunstâncias da vida, por isso, é muito importante que você tenha uma como forma de autocuidado.
Os benefícios de se ter uma rede de apoio são vários. Entre eles estão:
Se você é mãe, por exemplo, pode trocar experiências relacionadas a criação de filhos com outras mães.
Se sua rede de apoio for um grupo terapêutico, ou um grupo de sua igreja, ou comunidade, por exemplo, você terá a oportunidade de aprender a se relacionar com pessoas diferentes.
Pessoas que podem ter visões de mundo um pouco diferentes da sua, sem falar na experiência dessas pessoas que podem acrescentar e muito na sua vida.
Uma das funções de uma rede de apoio é dar acolhimento quando um dos seus está necessitado. Quando temos alguém que nos acolhe nos momentos difíceis e são compreensivos conosco, temos uma maior probabilidade de aprendermos a sermos mais tolerantes com outras pessoas também.
A autoestima é de origem social, ou seja, aprendemos modelos de amor com as pessoas que nos cercam, por isso a importância de construirmos relacionamentos saudáveis, pois irá sem dúvida refletir em nossa autoestima.
Quando somos cuidados pelos outros, a tendência é que queiramos cuidar da gente também. Esse cuidado não leva o outro a dependência. A missão da rede de apoio é acolher, mas também incentivar a pessoa a produzir ações que favorecem o seu crescimento e bem-estar.
Como podemos ver, os benefícios de ter uma rede de apoio são vários e contribui muito para o nosso crescimento e desenvolvimento como pessoa.
E você, tem uma rede de apoio? Acredita que sua rede contribui para a prática de autocuidado na sua vida?
Ah! e se você gostou desse artigo compartilha-o com alguém que você goste ou que está precisando construir uma rede de apoio.
Um grande beijo, e até a próxima!
“Em todo o tempo ame o amigo; e na angústia nasce o irmão” (Provérbios 17;17).
Referência de imagem:
autocompaixão autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil baixaautoestima balanço; criança; brincar bem-estar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento pessoal educar; regras; limites;família; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;família; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilíbrio emocional Família filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;família Psicoterapia infantil; família; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2022 - Psicóloga Adriana Fernandes