Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autocuidado e autoconhecimento

Autocuidado e autoconhecimento

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 04/02/2021 às: 18:23   |   Atualizado: 15-02-21 às: 8:39

Autocuidado

Na nossa série sobre autocuidado, quero frisar a importância do autoconhecimento, afinal, para uma pessoa aprender a priorizar suas necessidades sejam elas físicas, emocionais, sociais e espirituais, ela precisa se conhecer. Sem autoconhecimento, acredito que fica difícil colocar o autocuidado em dia.

Autoconhecimento é uma forma de autocuidado

O Autoconhecimento é uma forma de autocuidado. Já parou para pensar sobre isso?

Às vezes, podemos cair na armadilha de pensar que autocuidado são práticas relacionadas unicamente ao corpo, mas não é. O autocuidado engloba todas as áreas da nossa vida, incluindo a emocional, que costumamos negligenciar.

Você pode estar pensando… como incluir o autoconhecimento na minha prática de autocuidado? Para isso vamos falar um pouquinho sobre o que é autoconhecimento, e citar algumas práticas que você poderá incluir em sua rotina, vamos lá?

Autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo

O autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo. Podemos dizer que são recursos que você adquire para ter uma maior compreensão da sua maneira de ser, pensar e se comportar, mas que recursos são esses?

Abaixo, irei citar três desses recursos que podem fazer toda a diferença na sua rotina de autocuidado.

*Aprender a lidar com seus sentimentos é praticar o autocuidado

Aprender a lidar com nossos sentimentos é uma maneira de praticar o autocuidado. Quantas vezes você se questionou por ser tão explosivo, por se sentir ansioso, ou por perder a “cabeça” em uma determinada situação?

Aprender a observar nossos sentimentos é fundamental, pois irá nos ajudar a ter uma maior clareza dos nossos comportamentos, e mais, poderá nos ajudar a prevê determinados comportamentos. 

Se você sabe que determinada situação lhe deixa ansioso, e é algo que você pode evitar, como, por exemplo, não ir ao supermercado em dias que está mais lotado, pode ser útil.

*Desenvolver autopercepção é uma forma de autocuidado

Autopercepção é a percepção de si mesma, e para mim, ela é fundamental, na prática, do autocuidado.

Podemos dizer ser a capacidade que a pessoa tem de olhar para dentro de si e se entender, e então, usar o que aprendeu para melhor controlar suas emoções e circunstâncias.

A autopercepção te ajuda a ter uma maior consciência dos seus sentimentos e reações, ajudando-o a tomar decisões menos impulsivas. Então, comece prestando atenção, reflita sobre sua maneira de ser e de se comportar, você irá descobrir muito sobre você.

*Resiliência é fundamental para o autocuidado

Resiliência é a maneira como o indivíduo consegue lidar com as adversidades, adaptar-se as mudanças, superar obstáculos. É aprender a enfrentar as adversidades com coragem e a se recuperar das derrotas.

Por que vejo a resiliência como uma forma de autocuidado? Acredito que quanto mais desenvolvemos a resiliência, menor serão os impactos que iremos sofrer sobre nossas emoções, porque mesmo que sentirmos frustração, medo, ansiedade ao depararmos com algum problema, por exemplo, sairemos dessa situação muito mais rápido, mais conscientes e fortalecidos.

A resiliência nos dá aquela consciência de que as adversidades vêm, mas elas passam, portanto, ela muda nossa visão sobre as situações.

Conheça-te a ti mesmo!

Conhecer a si mesmo é uma forma de autocuidado para toda a vida. Sim, é uma jornada a ser trilhada dia após dia.

Quanto mais estivermos atentos a essa forma de autocuidado, mais aprendemos sobre nós mesmos e ampliamos nossa visão de mundo.

O autoconhecimento nos desperta para o cuidado com nossas emoções, com o que de fato é importante para nós, pois nos ajuda a priorizar as nossas necessidades, e isso não quer dizer que podemos nos tornar pessoas egoístas.

O autocuidado consciente, não exclui o outro, pelo contrário, inclui, pois, nos permite compreender que nessa vida nada é somente sobre mim, é sobre nós, pois o autoconhecimento é uma construção social.

Pare um pouco e pense. De onde vem a comida que está sobre a sua mesa? A água que está escorrendo da sua torneira? A roupa que você veste? O carro que você dirige? Ninguém faz nada sozinho, cresce sozinho, se desenvolve ou aprende sozinho. Por isso digo que o autoconhecimento é uma construção social.

Como anda sua prática de autocuidado?

Bom, depois dessa nossa conversa sobre autoconhecimento e autocuidado, você parou um pouco para rever como anda sua prática de autocuidado?

Tem tirado um tempo para se conhecer melhor, cuidar de você, das coisas e pessoas que lhe são importantes? Se não, porque não investir mais em você?

Tira um tempo para estar consigo mesma, estar com pessoas que contribui para o seu crescimento.

Lembre-se: você tem apenas uma vida. Que tal aproveitá-la da melhor maneira possível cuidando de você?

Bom, espero que realmente reflita sobre isso. Um grande abraço e até a próxima!

https://unsplash.com/photos/uYw0_cEUZtI?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditShareLink

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Especialidades

  • Pais e filhos

  • Autoconhecimento

  • Projetos

  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 9 9722-0257

     

    Rua dos Guajajaras, 880
    sala 1701
    Lourdes
    Belo Horizonte – MG

     

    ATENDIMENTO

    Quintas-feiras
    das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.
    Sextas-feiras
    das 14:00 as 17:00.

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes