Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Autocuidado e autoconhecimento
Autocuidado e autoconhecimento
Por Adriana Fernandes | Publicado: 04/02/2021 Ã s: 18:23 | Atualizado: 15-02-21 Ã s: 8:39
Na nossa série sobre autocuidado, quero frisar a importância do autoconhecimento, afinal, para uma pessoa aprender a priorizar suas necessidades sejam elas fÃsicas, emocionais, sociais e espirituais, ela precisa se conhecer. Sem autoconhecimento, acredito que fica difÃcil colocar o autocuidado em dia.
O Autoconhecimento é uma forma de autocuidado. Já parou para pensar sobre isso?
Às vezes, podemos cair na armadilha de pensar que autocuidado são práticas relacionadas unicamente ao corpo, mas não é. O autocuidado engloba todas as áreas da nossa vida, incluindo a emocional, que costumamos negligenciar.
Você pode estar pensando… como incluir o autoconhecimento na minha prática de autocuidado? Para isso vamos falar um pouquinho sobre o que é autoconhecimento, e citar algumas práticas que você poderá incluir em sua rotina, vamos lá?
O autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo. Podemos dizer que são recursos que você adquire para ter uma maior compreensão da sua maneira de ser, pensar e se comportar, mas que recursos são esses?
Abaixo, irei citar três desses recursos que podem fazer toda a diferença na sua rotina de autocuidado.
Aprender a lidar com nossos sentimentos é uma maneira de praticar o autocuidado. Quantas vezes você se questionou por ser tão explosivo, por se sentir ansioso, ou por perder a “cabeça” em uma determinada situação?
Aprender a observar nossos sentimentos é fundamental, pois irá nos ajudar a ter uma maior clareza dos nossos comportamentos, e mais, poderá nos ajudar a prevê determinados comportamentos.
Se você sabe que determinada situação lhe deixa ansioso, e é algo que você pode evitar, como, por exemplo, não ir ao supermercado em dias que está mais lotado, pode ser útil.
Autopercepção é a percepção de si mesma, e para mim, ela é fundamental, na prática, do autocuidado.
Podemos dizer ser a capacidade que a pessoa tem de olhar para dentro de si e se entender, e então, usar o que aprendeu para melhor controlar suas emoções e circunstâncias.
A autopercepção te ajuda a ter uma maior consciência dos seus sentimentos e reações, ajudando-o a tomar decisões menos impulsivas. Então, comece prestando atenção, reflita sobre sua maneira de ser e de se comportar, você irá descobrir muito sobre você.
Resiliência é a maneira como o indivÃduo consegue lidar com as adversidades, adaptar-se as mudanças, superar obstáculos. É aprender a enfrentar as adversidades com coragem e a se recuperar das derrotas.
Por que vejo a resiliência como uma forma de autocuidado? Acredito que quanto mais desenvolvemos a resiliência, menor serão os impactos que iremos sofrer sobre nossas emoções, porque mesmo que sentirmos frustração, medo, ansiedade ao depararmos com algum problema, por exemplo, sairemos dessa situação muito mais rápido, mais conscientes e fortalecidos.
A resiliência nos dá aquela consciência de que as adversidades vêm, mas elas passam, portanto, ela muda nossa visão sobre as situações.
Conhecer a si mesmo é uma forma de autocuidado para toda a vida. Sim, é uma jornada a ser trilhada dia após dia.
Quanto mais estivermos atentos a essa forma de autocuidado, mais aprendemos sobre nós mesmos e ampliamos nossa visão de mundo.
O autoconhecimento nos desperta para o cuidado com nossas emoções, com o que de fato é importante para nós, pois nos ajuda a priorizar as nossas necessidades, e isso não quer dizer que podemos nos tornar pessoas egoÃstas.
O autocuidado consciente, não exclui o outro, pelo contrário, inclui, pois, nos permite compreender que nessa vida nada é somente sobre mim, é sobre nós, pois o autoconhecimento é uma construção social.
Pare um pouco e pense. De onde vem a comida que está sobre a sua mesa? A água que está escorrendo da sua torneira? A roupa que você veste? O carro que você dirige? Ninguém faz nada sozinho, cresce sozinho, se desenvolve ou aprende sozinho. Por isso digo que o autoconhecimento é uma construção social.
Bom, depois dessa nossa conversa sobre autoconhecimento e autocuidado, você parou um pouco para rever como anda sua prática de autocuidado?
Tem tirado um tempo para se conhecer melhor, cuidar de você, das coisas e pessoas que lhe são importantes? Se não, porque não investir mais em você?
Tira um tempo para estar consigo mesma, estar com pessoas que contribui para o seu crescimento.
Lembre-se: você tem apenas uma vida. Que tal aproveitá-la da melhor maneira possÃvel cuidando de você?
Bom, espero que realmente reflita sobre isso. Um grande abraço e até a próxima!
autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil Autonomia; independência balanço; criança; brincar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento infantil desenvolvimento pessoal desobediência dos filhos educar; regras; limites;famÃlia; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;famÃlia; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilÃbrio emocional FamÃlia filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;famÃlia Psicoterapia infantil; famÃlia; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes