Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Como aprender a controlar minhas emoções?
Como aprender a controlar minhas emoções?
Por Adriana Fernandes | Publicado: 29/07/2020 às: 10:07 | Atualizado: 29-09-20 às: 18:29
Emoções são assim. Um dia elas são como ninho de passarinho revestido de plumas macias…
Em outros, parecem tempestades de medo, ansiedade, e segue a lista…
Costumo comparar nossas emoções como as estações do ano que mudam a cada ciclo.
Assim são as estações. Assim é a vida. Assim são as nossas emoções.
Penso que mais prudente do que tentar inutilmente anula-las, seria aprender a lidar com elas.
Os pais também sentem raiva, alegria, medo, vergonha, ansiedade, afinal também são humanos. Sobre eles repousa a responsabilidade de aprender a lidar com as próprias emoções para ajudar os filhos a melhor lidar com suas próprias emoções.
Quando sentimos, comunicamos nossas necessidades e intenções. Caso contrário, como poderíamos ir em busca de mudanças, ou tomarmos decisões visando nosso bem- estar?
Então, a questão não é sobre retirar as emoções ruins e preservar as boas, mas aceitá-las, reconhecê-las, fazer uso delas quando necessário e não se paralisar diante das mesmas.
Aprendemos a auto-regulação ainda na nossa infância, e nossa família que é o nosso primeiro grupo social, tem uma participação muito grande no nosso aprendizado emocional.
Com o passar do tempo vamos aprimorando nossa regulação emocional, ou seja, vamos aprendendo a lidar com nossas emoções de maneira mais efetiva.
Se uma criança ou adolescente passa sua infância ouvindo frases como: é errado sentir raiva, meninos que sentem medo são fracos; acabam aprendendo a sufocar ou tentar eliminar tais sentimentos. Com isso, não aprenderam a lidar com seus sentimentos “negativos” e muito menos a tolerar pequenas frustrações.
É importante que os pais estejam atentos aos próprios comportamentos para que tenham uma melhor compreensão de como lidar ou reagir a diferentes situações.
Aprender a lidar com as próprias emoções é possível e é também uma forma de melhor aprender sobre nossos sentimentos e emoções. E para que esse aprendizado ocorra é preciso praticar a autopercepção.
Você já parou para perceber como você lida com emoções como raiva ou tristeza? Ou já percebeu o quanto suas emoções influenciam o comportamento do seu filho?
Vocês pais influenciam os comportamentos dos seus filhos o tempo todo. As crianças geralmente estão mais atentas ao comportamento dos pais do que suas palavras. Então, quanto mais você aprender sobre as áreas das emoções, maior facilidade encontrará de orientar os seus filhos emocionalmente.
Separei três dicas para que você possa aprender mais sobre suas emoções. Há várias outras maneiras, mas penso que essas são primordiais para um maior conhecimento sobre si mesmo.
Conhecer mais sobre você, sua maneira de ser e se comportar irá ajuda-lo a melhor compreender suas emoções e a usa-las a seu favor.
Quando você investe no seu emocional, aprende mais sobre si e sobre o outro, além de desenvolver sentimentos de empatia, o que poderá enriquecer ainda mais suas relações.
Sempre que possível esteja atento a sua maneira de se comportar.
Em que momentos você percebe que o sentimento de raiva fica mais intenso? De que maneira você demonstra tais sentimentos? O que te leva a ficar com muita raiva? Como as pessoas reagem quando você perde o controle? como você se sente ao ver a reação das pessoas?
Procurar compreender um comportamento é mais útil do que simplesmente justificá-lo. Procure entender a situação para que você encontre uma solução. Quando você se questiona, você leva seu cérebro a procurar respostas.
Trabalhar nossas habilidades sociais também é uma maneira de aprender a lidar com nossos sentimentos e a expressa-los de maneira positiva.
Aprendemos muito em nossas relações. As pessoas que estão próximas a nós pode nos dar dicas importantes sobre a nossa maneira de se comportar e de expressar nossas opiniões.
Portanto, invista no seu autoconhecimento e aprenda a lidar com suas questões emocionais de maneira efetiva.
Os dias são de sol? Maravilha, vamos celebrar!
Os dias estão cinza? O que eu posso aprender com essa situação?
autoconfiança Autoconhecimento autocuidado Autoestima autoestima;autoconhecimento;autocuidado autoestima; autoestima infantil; autoestima do seu filho; autoestima e infância; autoestima e emoções autoestima; comportamento;emoções;sentimentos autoestima infantil Autonomia; independência balanço; criança; brincar comportamento; comportamento infantil comunicação emocional; bebês comunicação positiva cor criança crianças cuidado desenvolvimento emocional;pai e filho; emoções; educar; desenvolvimento infantil desenvolvimento pessoal desobediência dos filhos educar; regras; limites;família; educação emocional educação emocional emoções emoções; sentimentos empatia; gesto; delicadeza; sorriso;família; atitudes empatia;sentimentos; emoções equilíbrio emocional Família filhos inteligência emocional; sentimentos; emoções; pais; crianças;educar medo pais proteção psicologia infantil Psicoterapia infantil; crianças;emoções;família Psicoterapia infantil; família; infância; filhos; pais e filhos; emoções rotina rótulos sabor Saúde emocional sentimentos tempo terapia
Copyright © 2017-2021 - Psicóloga Adriana Fernandes