Psicóloga Adriana Fernandes » Autoconhecimento » Como aprender a controlar minhas emoções?

Como aprender a controlar minhas emoções?

Por Adriana Fernandes   |   Publicado: 29/07/2020 às: 10:07   |   Atualizado: 29-09-20 às: 18:29

 

emoções

Emoções   são assim. Um dia elas são como ninho de passarinho revestido de plumas macias…

Em outros, parecem tempestades de medo, ansiedade, e segue a lista…

Costumo comparar nossas emoções como as estações do ano que mudam a cada ciclo.

Assim são as estações. Assim é a vida. Assim são as nossas emoções.

Penso que mais prudente do que tentar inutilmente anula-las, seria aprender a lidar com elas.

 

As emoções fazem parte da nossa vida

Os  pais também sentem raiva, alegria, medo, vergonha, ansiedade, afinal também são humanos. Sobre eles repousa a responsabilidade de aprender a lidar com as próprias emoções para ajudar os filhos a melhor lidar com suas próprias emoções.

 

 

É muito importante que os pais aprendam a identificar, nomear e lidar com suas emoções de maneira positiva.

 

Quando sentimos, comunicamos nossas necessidades e intenções. Caso contrário, como poderíamos ir em busca de mudanças, ou tomarmos decisões visando nosso bem- estar?

Então,  a questão não é sobre  retirar as emoções ruins e preservar as boas, mas aceitá-las, reconhecê-las, fazer uso delas quando necessário e não se paralisar diante das mesmas.

 

A importância de aprender a lidar com as emoções

 

Aprendemos a auto-regulação  ainda na nossa infância, e nossa família  que é o nosso primeiro grupo social, tem uma participação muito grande no nosso aprendizado  emocional.

Com o passar do tempo vamos aprimorando nossa regulação emocional, ou seja, vamos aprendendo a lidar com nossas emoções de maneira mais efetiva.

Se uma criança ou adolescente passa sua infância ouvindo frases como:  é errado sentir raiva, meninos que sentem medo são fracos; acabam aprendendo a sufocar ou tentar eliminar tais sentimentos. Com isso, não aprenderam a lidar com seus sentimentos “negativos” e muito menos a tolerar pequenas frustrações.

 

O controle das emoções está muito relacionado ao autoconhecimento e autopercepção.

 

É importante que os pais estejam atentos aos próprios comportamentos para que tenham uma melhor compreensão de como lidar ou reagir a diferentes situações.

Aprender a lidar com as próprias emoções é possível e é também uma forma de melhor aprender sobre nossos sentimentos e emoções. E para que esse aprendizado ocorra é preciso praticar a autopercepção.

Você já parou para perceber como você lida com emoções como raiva ou tristeza? Ou já percebeu o quanto suas emoções influenciam o comportamento do seu filho?

Vocês pais influenciam os comportamentos dos seus filhos o tempo todo. As crianças geralmente estão mais atentas ao comportamento dos pais do que suas palavras. Então, quanto mais você aprender sobre as áreas das emoções, maior facilidade encontrará de orientar os seus filhos emocionalmente.

 

Como aprender a controlar minhas emoções?

Separei três dicas para que você possa aprender mais sobre suas emoções. Há várias outras maneiras, mas penso que essas são primordiais para um maior conhecimento sobre si mesmo.

 

1-Invista no seu autoconhecimento.

 

Conhecer mais sobre você, sua maneira de ser e se comportar irá ajuda-lo a melhor compreender suas emoções e a usa-las a seu favor.

Quando você  investe no seu emocional, aprende mais sobre si e sobre o outro, além de desenvolver sentimentos de empatia, o que poderá enriquecer ainda mais suas relações.

 

 

 

2-Faça uma análise do seu comportamento

 

 

Sempre que possível esteja atento a sua maneira de se comportar.

Em que momentos você percebe que o sentimento de raiva fica mais intenso? De que maneira você demonstra tais sentimentos? O que te leva a ficar com muita raiva? Como as pessoas reagem quando você perde o controle? como você se sente ao ver a reação das pessoas?

Procurar compreender um comportamento é mais útil do que simplesmente justificá-lo.  Procure entender a situação para que você encontre uma solução. Quando você se questiona, você leva seu cérebro a procurar respostas.

 

 

3- Trabalhe suas habilidades sociais

 

 

Trabalhar nossas habilidades sociais também é uma maneira de aprender a lidar com nossos sentimentos e a expressa-los de maneira positiva.

Aprendemos muito em nossas relações. As pessoas que estão próximas a nós pode nos dar dicas importantes sobre a nossa maneira de se comportar e  de expressar nossas opiniões.

Portanto, invista no seu autoconhecimento e aprenda a lidar com suas questões emocionais de maneira efetiva.

 

 

Os dias são de sol? Maravilha, vamos celebrar!

Os dias estão cinza?  O que eu posso aprender com essa situação?

 

 

 

Deixe o seu comentário!*

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. LEIA OS TERMOS DE USO.

  • Especialidades

  • Pais e filhos

  • Autoconhecimento

  • Projetos

  • Contato

  • Adriana Fernandes da Silva
    CRP 04/39812

     

    Tel.: |31| 9 9722-0257

     

    Rua dos Guajajaras, 880
    sala 1701
    Lourdes
    Belo Horizonte – MG

     

    ATENDIMENTO

    Quintas-feiras
    das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.
    Sextas-feiras
    das 14:00 as 17:00.

     

     

  • Redes sociais

  • Facebook
  • Nome
    E-mail
    Telefone
    Mensagem

    Copyright © 2017-2020 - Psicóloga Adriana Fernandes