Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Autocuidado: quais os principais tipos?

Mulher jovem usando roupa vermelha ilustra nosso artigo sobre: Autocuidado: quais os principais tipos? Referência de imagem: Camisa foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com 

Dicas importantes para saber o que é e quais os principais tipos de autocuidado. Práticas de skincare são normalmente vistas como formas de autocuidado, porém, não podemos limitar o autocuidado apenas às rotinas de cuidado com nossa pele, cabelo, ou seja, cuidados gerais com o corpo. O autocuidado apesar de ser um assunto bastante discutido, poucas pessoas sabem o que de fato é praticar o autocuidado. Então, como meio de sanar algumas dúvidas a respeito do tema, preparamos esse conteúdo com as informações necessárias sobre o assunto.

O que é autocuidado?

Cuidar de si  está relacionado a tudo o que você faz por si mesma visando o seu bem-estar seja ele físico, emocional ou espiritual. Por isso, é muito importante que as pessoas entendam que não existe apenas uma categoria de autocuidado, mas várias.Abaixo separamos algumas dessas categorias de autocuidado e seus principais benefícios.

Autocuidado físico

O cuidado com o físico é um dos cuidados mais conhecidos, afinal sempre fomos ensinados sobre a importância de praticarmos exercícios físicos, termos uma boa alimentação para mantermos a saúde do nosso corpo.Cuidar do nosso físico é extremamente importante, pois mantém nossa saúde física, portanto, ter uma boa alimentação, boas horas de sono e até mesmo a prática de um passatempo traz muito benefícios para a nossa saúde e bem-estar além é claro de aumentar nossa autoestima.

Dez dicas para você cuidar do seu físico e melhorar sua autoestima:

ter uma agenda saudável, ou seja, reorganizada e tenha apenas itens  que tem a ver com seu estilo de vida;
Meditação;
Prática de um esporte que você goste;
Brincar com seu animal de estimação;
Assistir sua série preferida;
Aprender novas habilidades;
Praticar dança ou canto;
Ler um bom livro;
Praticar escrita criativa;
Desenhar.

Essas foram algumas dicas apenas para você ter uma ideia do que pode ser realizado para  manter uma rotina de cuidados físicos.

Autocuidado emocional

Quando cuidamos do nosso emocional aprendemos a  melhor lidar com nossos sentimentos e pensamentos.Abaixo separamos oito dicas para você cuidar de suas emoções:Praticar a escrita terapêutica através de um diário;
Acolher seus sentimentos sem julgamentos;
Tirar um tempo para curtir sua própria companhia;
Praticar a gratidão;
Separar um tempo para estar com os amigos;
Apreciar a natureza;
Aprender a observar seus sentimentos e comportamentos
Participar de grupos terapêuticos.

Autocuidado espiritual

Praticar a nossa espiritualidade é uma maneira  bem particular de você se conectar seja com a natureza, com a fé ou uma religião em específico, visando sempre a promoção do autoconhecimento e do seu bem-estar.Abaixo separamos cinco práticas que promovem saúde espiritual:

Meditação ou orações;
Avaliar crenças e valores;
Praticar atividades que te trazem inspiração;
Participar de alguma atividade voltada para o social;
Trabalhar sentimentos e comportamentos.

Lema do autocuidado

Existem várias maneiras e áreas para você se cuidar, porém,  o objetivo é o mesmo, ou seja, sempre procurar fazer aquilo que lhe proporcione saúde e bem-estar.Outro fator importante do autocuidado é que ele amplia o seu autoconhecimento, ou seja, você passa a ter um maior conhecimento de si mesma, passando a usar esse conhecimento em prol do seu bem-estar físico, emocional e espiritual. 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812. Apaixonada por livros e poesia.