Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Uma jornada para toda a vida, através do autoconhecimento

Uma mulher jovem andando sobre o trilho de trem ilustra nosso artigo sobre:  inteligência emocional no trabalho. (foto: StockePhotos)

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu estado original.” Albert Einstein. Autoconhecimento é um assunto muito falado nos dias atuais.  Afinal, o que vem a ser autoconhecimento? De que maneira posso me conhecer? Quais os benefícios do autoconhecimento? A palavra autoconhecimento significa conhecer a si próprio, suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos, ou seja, sua maneira de ser, agir e de se comportar diante do mundo. Portanto, quando a pessoa mergulha nessa busca, adquire um maior conhecimento sobre si mesma e sobre o outro.

O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento do amor-próprio e da autoestima. Quanto mais conhecemos sobre nós mesmos, maior facilidade teremos de identificar nossas reais necessidades indo em busca do que contribui  para o nosso crescimento.

Existem diversos caminhos que podem levar uma pessoa à busca pelo autoconhecimento e é sobre alguns dessas "vielas"  que desejo conversar com vocês. Puxe a cadeira. Sente-se porque a conversa é longa.

 

Veja também
- Profissões do futuro os 5 melhores empregos que existirão em 2050.

 A autorreflexão leva ao autoconhecimento.

 Você tem esse hábito? Costuma pensar sobre sua maneira de ser e de se comportar? Já se questionou o porquê de  fazer determinadas escolhas? Já se viu angustiado ao tentar mudar determinado comportamento?

A autorreflexão é muito importante, pois  abre as janelas da nossa mente. Imagine que o seu cérebro seja cheio de pequenas janelas, que vão se abrindo à medida que estão sendo estimuladas.  já sabemos que quanto mais estimulamos o nosso cérebro, mais conexões ele está apto a fazer.

O autoconhecimento amplia a nossa visão de mundo.

Quando começamos a nos questionar, estamos de certa forma "incentivando" nosso cérebro a procurar por respostas, a encontrar soluções.

Costumo dizer que de vez em quando se faz necessário puxar a cadeira para um diálogo consigo mesmo, com o intuito de  entender o que anda acontecendo dentro da gente. Conhecer nossas emoções e sentimentos.  Se estamos felizes com o que temos realizado, e se não, como podemos trilhar outro caminho.

Às vezes precisamos nos perguntar: Estou onde realmente queria estar? Estou feliz com o que tenho feito? Esse caminho que escolhi faz algum sentido para mim?

Acredito ser importante mantermos essa conversa. Olho no olho, pois se negarmos a ter essa conversa corremos o risco de ficarmos sempre dentro de um sentimento de inadequação ou de frustração,“não sei quem sou”, “me sinto preso”, “não sei que caminho seguir.”

Ter uma conversa conosco, pode nos trazer uma maior clareza de quem somos e o que realmente desejamos, colocando-nos no lugar de escolha. Ajudando-nos a termos coragem para assumir nossa responsabilidade perante a vida. Isso é autoconhecimento. E você, quantos encontros tem marcado consigo mesmo?

A leitura de Livros pode ampliar o seu autoconhecimento

 Você certamente conhece essa famosa frase de Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu estado original.”

Os bons livros podem se tornar verdadeiras ferramentas para o autoconhecimento. Os livros ampliam a nossa visão de mundo. Quantas informações não adquirimos na leitura de um bom livro? Informações sobre carreira, culturas, novas tecnologias, saúde e bem- estar, entre tantas outras.

É justamente isso que os livros nos proporcionam. A oportunidade de conhecer conceitos novos, estimular a nossa criatividade, melhorar nossa escrita, desenvolver o nosso pensamento crítico, aumentando assim a nossa capacidade de argumentação.

O hábito da leitura nos auxilia a melhor expressar nossos sentimentos e emoções. Quanto mais rico o vocabulário, maior facilidade teremos em falar sobre as questões que nos afligem, além de também fazer uma melhor leitura dos sentimentos dos outros.

Os benefícios da leitura são muitos e todos esses benefícios enriquecem o nosso autoconhecimento. Então, aproveite e faça uso de bons livros para o seu crescimento pessoal e profissional.

 Um bom filme pode se tornar uma  ferramenta de autoconhecimento.

Quem nunca se identificou com uma história ou parte dela narrada em um filme? Quantas vezes ficamos a refletir sobre a temática de um filme? Cada vez mais temos encontrado no mundo do cinema, filmes que favorecem o autoconhecimento.

Dependendo da temática de um filme, ele pode educar, conscientizar, sensibilizar, nos levar a reavaliar conceitos, sem falar que também ganhamos outros conhecimentos importantes como o aprendizado sobre diversas culturas.

Um filme por mais fictício que seja, pode nos trazer muitas reflexões, pois dentro de cada temática existe uma estrutura de pensamentos, ideias, o que favorece o nosso senso crítico.

Que tal fazer uso dessa ferramenta para ampliar o seu autoconhecimento?

Boas relações sociais favorecem o autoconhecimento.

 As relações sociais são de extrema importância para o nosso autoconhecimento. Sim! Podemos aprender uns com os outros.Aliás, somos seres criados para convivermos em sociedade. À medida que nos relacionamos, aprendemos mais sobre os outros e sobre nós mesmos.

Os laços que formamos no decorrer da nossa vida podem ter impactos positivos ou negativos. Precisamos ser sábios e procurar manter em  nosso círculo de amizades, pessoas que favorecem o nosso aprendizado. Necessitamos ter por perto pessoas que acreditam em nós, pois isso favorece a nossa autoestima e autoconfiança.

Nossas habilidades sociais serão enriquecidas à medida que adquirimos um maior conhecimento sobre nós  e sobre outro. Quando aprendo a me respeitar, acolher, identificar meus sentimentos e a lidar com eles, passo a olhar o outro com sentimentos de empatia.

 Psicoterapia pode se tornar uma rica ferramenta de autoconhecimento

 Ao contrário do que muitos pensam, procurar ajuda de um psicólogo não está diretamente relacionado a ter um problema mental. A psicoterapia pode ser uma ferramenta que favorece o crescimento pessoal. Deseja se conhecer melhor?compreender alguns comportamentos, adquirir algumas habilidades, como, por exemplo falar em público? Pretende enriquecer suas habilidades sociais, conhecer mais sobre suas emoções e aprender a melhor lidar com elas? A psicoterapia pode lhe ajudar nas mais diversas questões.

Existem momentos que não conseguimos encontrar uma saída para o problema que estamos passando. Tem momentos que até conseguimos identificar o problema, porém não conseguimos encontrar uma solução, por mais que nos esforcemos.

Costumo dizer que estar em um processo de psicoterapia é explorar o próprio interior. É uma jornada de autoconhecimento profundo e o papel do psicólogo será ajudar a pessoa a  percorrer esse caminho de autoconhecimento ampliando sua consciência e visão de mundo, para que a mesma consiga lidar com seus conflitos e encontre caminhos para resolver suas mais diversas questões emocionais.

Portanto, o autoconhecimento é um caminho que vale a pena ser trilhado, pois, amplia o nosso conhecimento sobre nós mesmos e consequentemente também favorece a nossa compreensão sobre o outro, enriquecendo as nossas relações interpessoais.

Nessa busca por um maior conhecimento sobre nós mesmos, precisamos nos colocar como aprendiz e ter a compreensão de que nessa jornada de autoconhecimento, o outro também vai estar presente contribuindo de alguma forma para o seu crescimento físico, social, emocional e espiritual.

O Autoconhecimento é uma jornada para a vida toda. Podemos até, inicia-la ou termina-la sozinhos, porém, no decorrer do caminho sempre encontraremos pessoas que irão nos ajudar a trilhar nossa jornada.

Não adquirimos autoconhecimento sem o outro. Eles também são partes fundamentais para o nosso desenvolvimento.

 

Relacionado
- Sobre a sua vida: Diga-me o que você fez hoje e eu direi onde você estará em 10 anos.

...

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812. Apaixonada por livros e poesia.